Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | PEREIRA, Igor de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T22:27:26Z | - |
dc.date.available | 2022-05-09T22:27:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1935 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objeto de estudo o Estágio Supervisionado na formação inicial do professor de Matemática. O referido material tem como objetivo geral analisar os desafios e as contribuições dos Estágios Supervisionados curriculares realizados na forma de ensino presencial e remoto emergencial para a formação acadêmica dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras. Trata-se de uma pesquisa de campo constituída por 8 (oito) licenciandos que realizaram pelo menos um dos três estágios supervisionados no formato presencial e um por meio do ensino remoto emergencial. O estudo emprega uma abordagem qualitativa, sendo também descritivo-exploratório quanto aos objetivos. Os procedimentos são bibliográficos e documentais. A coleta de dados aconteceu através de dois instrumentos: um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram interpretados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Constatamos que os desafios foram em relação à gestão de turma, ao planejamento de aula, a abordagem metodológica e a transposição didática; e alguns discentes apresentaram dificuldades quanto ao manuseio do aparato tecnológico e utilização de softwares educacionais. Por outro lado, esse componente contribuiu na articulação de teoria e prática, na experiência profissional e no relacionamento humano. Depreende-se, portanto, que essa temática abordada dispõe de uma dimensão ampla e apresenta diferentes particularidades que necessitam serem estudadas, discutidas, pensadas e repensadas, uma vez que o Estágio Supervisionado configura-se sendo importante na formação docente inicial, e, consequentemente, na identificação profissional e na construção dos conhecimentos didáticos e específicos pelo discente em sua área de formação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Presencial | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática: Desafios e contribuições do processo de ensino presencial e remoto | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
ifpb.abnt.category | TCC | pt_BR |
ifpb.abnt.grantor | IFPB | pt_BR |
Appears in Collections: | Licenciatura em Matemática |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TCC IGOR DE SOUZA PEREIRA.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | View/Open |