Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPEREIRA, Leandro Ferreira Santiago Nunes-
dc.date.accessioned2022-06-14T19:01:35Z-
dc.date.available2022-06-14T19:01:35Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2110-
dc.description.abstractO design gráfico e a retórica visual utilizam imagens como meio de transmissão de uma mensagem e alcançam influências por elas. Da mesma forma, as telenovelas possuem alto poder de influência no cotidiano do telespectador. Unindo tais elementos, o projeto de pesquisa busca entender como a retórica visual é identificada nos logotipos das telenovelas brasileiras que obtiveram maior reconhecimento e foram ganhadoras do Prêmio Emmy Internacional, prêmio de maior relevância da categoria. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico com intenção de entender o que é a retórica visual e como ela influencia, como as novelas expressam seu conteúdo e como o design gráfico trabalha sua comunicação; servindo como base para a execução das análises dos logotipos das 7 novelas vencedoras do prêmio Emmy Internacional, produzidas pela Rede Globo de Televisão, utilizando como suporte o quadro de análise tipográfica proposto por Karl Gerstner (2015[1964]), identificando como a retórica visual pode persuadir na transmissão de uma mensagem por meio de elementos gráficos.pt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectRetórica visualpt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.titleA retórica visual como ferramenta narrativa para a construção gráfica das marcas das telenovelas da Rede Globo de televisãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTCCpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Tecnologia em Design Gráfico