Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarreto, Adelson-
dc.date.accessioned2022-06-28T04:34:30Z-
dc.date.available2022-06-28T04:34:30Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2125-
dc.description.abstractLevando em consideração a necessidade de os alunos e sobretudo de professores estarem aptos ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, esta investigação tem como objetivo geral elaborar um processo de formação de professores para utilizarem gamificação e ferramentas pedagógicas digitais no ensino do Centro de Formação Educativo Comunitário. E, como objetivos específicos compreender a utilização da Gamificação no processo de ensino- aprendizagem; investigar como a formação docente pode ser gamificada; aplicar oficinas para professores utilizando práticas de Jogos Educativos; identificar desafios enfrentados pelos professores e pelos alunos na utilização das TDCIs e dos jogos. Para alcançar tais objetivos, foram realizadas seis oficinas na organização não governamental Centro de Formação Educativo Comunitário – CEFEC, localizada em Santa Rita – PB com materiais práticos e teóricos sobre mecânicas, dinâmicas e elementos utilizados na gamificação. Os resultados mostram que os professores e os alunos iniciaram um processo de compreensão sobre a temática e, depois das primeiras aplicações nas aulas, a instituição inseriu de forma definitiva a prática gamificada no currículo e no projeto político pedagógico escolar. De forma peculiar, a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento das tecnologias digitais em ambiente pedagógico na instituição, demandando dos professores formandos a mobilização de saberes em diversas categorias; e levando o conhecimento, que a gamificação pode favorecer, também a uma proximidade entre os docentes e o mundo marcado pelas tecnologias e redes digitais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DOCENTE EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTALpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryDissertação de Mestradopt_BR
ifpb.abnt.grantorInstituto Federal da Paraíbapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertação Adelson FINAL.pdf1,89 MBAdobe PDFView/Open