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dc.contributor.authorSANTOS, ANA PAULA DE ARAÚJO-
dc.date.accessioned2022-06-28T15:05:24Z-
dc.date.available2022-06-28T15:05:24Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2134-
dc.description.abstractOs resultados práticos alcançados ante à observância dos princípios da Educação Ambiental (EA) têm sido fundamentais para um futuro mais promissor para as gerações vindouras. A partir de técnicas desenvolvidas à luz da EA, entende-se que seja viável uma convivência equilibrada e respeitosa entre o meio ambiente e o homem, este assumindo suas responsabilidades quanto ao papel de garantir a manutenção das condições básicas de vida de todas as espécies vivas. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo proporcionar uma reflexão acerca da EA como possibilidade de promoção de práticas de intervenção no meio ambiente com ênfase em atuações na sustentabilidade ambiental no Semiárido. Intencionou-se, também, apresentar os fundamentos da EA e suas implicações para a garantia de uma relação sustentável com o meio ambiente e compreender os princípios norteadores dos documentos oficiais da educação brasileira no que tange à proposta de Educação Ambiental. A abordagem metodológica utilizada foi a revisão de literatura, a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, recorrendo a autores, como Freire (1967, 2013), Troleis e Santos (2011), Hofstatter, Oliveira e Souto (2016), Santos, Azevedo, Freire, Arnaud e Reis (2014), Oliveira e Sobrinho (2020), assim como a documentos oficiais, a exemplo de Brasil (1988, 1996, 1997, 2017). Como resultados, foi possível ressaltar a necessidade da promoção de práticas educativas efetivas voltadas às temáticas ambientais, em todos os níveis da educação, a partir das quais seja possível realizar ações, como a implantação de hortas escolares e comunitárias, a construção de viveiros de mudas para plantios em praças e vias públicas (arborização), a realização das Semanas do Meio Ambiente, a realização do processo da compostagem, visando à melhoria da qualidade de vida da população. Dessa forma, a escola estará cumprindo sua função social e, assim, será possível vislumbrar uma sociedade mais consciente de seu papel de garantir um meio ambiente saudável e equilibrado.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPráticas sustentáveispt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação conscientizadorapt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS DE SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDOpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryMonografiapt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
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