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dc.contributor.authorGONÇALVES, José Ricardo Brasileiro-
dc.date.accessioned2022-07-07T18:54:01Z-
dc.date.available2022-07-07T18:54:01Z-
dc.date.issued2022-05-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2161-
dc.description.abstractA Educação a Distância (EaD) já vem sendo adotado há um bom tempo no Brasil e, nos dois últimos anos, sendo utilizado de forma mais expressiva, pois, foi abordado como recurso na educação a distância dos discentes durante a pandemia ocasionada pela COVID-19. No entanto, a falta de adaptação ao uso das ferramentas aplicadas na EaD trouxe dificuldades aos docentes em adotarem uma metodologia de ensino adequada no aprendizado dos discentes. Na EaD o professor é visto como mediador que guia os alunos a conhecerem e a interagirem por meio das novas tecnologias existentes. Logo, é de suma importância que os docentes, além de terem a facilidade de conhecerem as novas ferramentas, consigam perceber uma mudança do engajamento dos discentes durante o uso de sua metodologia de ensino. Portanto, com o propósito de tornar as interações de aprendizagem mais engajantes, este trabalho propôs a construção de uma aplicação web, contendo uma interface simples e intuitiva, a qual atua como uma plataforma de revisões de conteúdo do ensino médio. Este sistema colocou em prática abordagens de gamificação e metodologia ativas, a fim de contribuir no engajamento do processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Para o levantamento e análise dos requisitos da aplicação foram aplicados formulários à estudantes do ensino médio e realizadas pesquisas bibliográficas sobre plataformas de ensino gamificadas, já em relação à implementação das funcionalidades foi utilizada a metodologia ágil Scrum Solo, que permite o acompanhamento do processo de desenvolvimento pelos envolvidos. Com a conclusão do trabalho notou-se que as tecnologias utilizadas na EaD são novas tanto para os docentes, quanto para seus alunos e que o uso de metodologias de ensino com foco no estudante trazem um maior engajamento e interesse no aprendizado.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectGamificação.pt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectMetodologias Ativas.pt_BR
dc.subjectRevisão de conteúdospt_BR
dc.titleON EDUCA: Uma plataforma de revisão de conteúdos que auxilia no aprendizado de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Análise e Desenvolvimento de Sistemas

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