Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Fabiana Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-29T13:18:16Z | - |
dc.date.available | 2022-07-29T13:18:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2276 | - |
dc.description.abstract | Com as inovações tecnológicas, surgem diferentes formas de se comunicar e, consequentemente, novos gêneros discursivos. Dentre tantos, destacam-se os memes, gênero caracterizados pela maneira acelerada, animada, crítica e com teor de humor que viraliza em ambientes digitais. Diante disso, neste estudo, temos a seguinte pergunta problematizadora: Como se apresentam as marcas do dialogismo no gênero digital meme? A partir dessas considerações, o presente artigo tem como objetivo geral analisar as características do dialogismo no gênero discursivo meme, publicado no perfil do Instagram conhecido como Mona Ácida (ex MonaGrossa), entre o período de 2020 e 2021 sobre a temática decorrente do isolamento social em virtude da Covid-19. Esta pesquisa tem como objetivos específicos: a) Refletir sobre os gêneros discursivos nos contextos digitais; b) Identificar as características do gênero meme, conteúdo temático, composição e estilo. c) Analisar as relações dialógicas do gênero meme e os seus efeitos de sentido. Dessa forma, o trabalho proporciona um estudo com análise criticointerpretativa dos dados coletados com auxílio e pesquisa bibliográfica, de carácter qualitativa que promove o seu levantamento através de artigos acadêmicos, livros e contribuições teóricas. Este trabalho tem como respaldo teórico os autores Bakhtin (2015), Bakhtin/ Volochínov (2002), Fiorin (2003) e Marcuschi (2003). Sendo assim, constatamos que, na composição do gênero meme, é possível confirmar a presença do dialogismo, efetivado através de uma comunicação ativa e dinâmica. Ao reconhecer esse recurso constitutivo da linguagem, podemos compreender os sentidos e difundir a mensagem que o texto quer transmitir aos interlocutores para estabelecer a interação social. | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Gênero discursivo | pt_BR |
dc.subject | Meme | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | As marcas do dialogismo no gênero discursivo meme | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
ifpb.abnt.category | TCC | pt_BR |
ifpb.abnt.grantor | IFPB | pt_BR |
Appears in Collections: | Licenciatura em Letras a Distância |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As marcas do dialogismo no gênero discursivo meme - Fabiana A Almeida.pdf | 696,88 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Termo de autorização - Fabiana A Almeida.pdf | 368,94 kB | Adobe PDF | View/Open |