Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSERRANO, MARIA KAROLINE MEDEIROS-
dc.date.accessioned2022-09-08T22:10:58Z-
dc.date.available2022-09-08T22:10:58Z-
dc.date.issued2022-04-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2372-
dc.description.abstractO profissional farmacêutico possui diversas atribuições das quais se pode destacar o preparo e administração de medicamentos, epidemiologia, reconciliação medicamentosa, leitura e diagnóstico de exames laboratoriais. Para essas atividades, é necessário o conhecimento de cálculos matemáticos, tornando-se indispensável que profissionais farmacêuticos tenham sólidos conhecimentos matemáticos para realizar esses cálculos. Este estudo tem como principal objetivo desenvolver a capacidade de raciocínio, compreensão, questionamento e interpretação, a partir de levantamentos e/ou execução de tarefas pertinentes à área profissional, permitindo a compreensão da relação entre matemática e tecnologia na organização lógica e sistemática de sentido prático. Para consolidação da pesquisa, traremos uma proposta de intervenção pedagógica a ser aplicada com alunos do curso técnico em farmácia que estejam cursando a disciplina de matemática aplicada. Inicialmente, foram propostas situações-problema predominantes no cotidiano do profissional no âmbito do uso dos cálculos com o objetivo de interligar a matemática que, por diversas vezes, é vista como disciplina isolada, com as teorias e práticas predominantes na formação do profissional farmacêutico. Sequencialmente, em pequenos grupos, os alunos terão a oportunidade de simular uma situação que represente um atendimento e o posicionamento do profissional farmacêutico diante do problema apresentado, objetivando a dinamicidade na atividade e a fuga do método puramente expositivo, buscando interligar os diversos conteúdos trabalhados com a prática profissional. Observou-se que a possibilidade de interligar conhecimentos matemáticos a outras áreas do conhecimento potencializa a aprendizagem e permite uma abrangência de conteúdos. Especialmente na área farmacêutica, na qual é possível se desenvolver a capacidade de raciocínio, compreensão, questionamento e interpretação.pt_BR
dc.description.sponsorshipNÃO HÁ.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectensino de matemática;pt_BR
dc.subjectaprendizagem;pt_BR
dc.subjectprofissional farmacêutico.pt_BR
dc.titleINOVAÇÃO PEDAGÓGICA APLICADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O CURSO TÉCNICO EM FARMÁCIApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTRABALHO CIENTÍFICOpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Docência para a Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA KAROLINE MEDEIROS SERRANO.pdf680,67 kBAdobe PDFView/Open
MARIA KAROLINE MEDEIROS SERRANO.pdf196,56 kBAdobe PDFView/Open