Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSILVA NETO, JOÃO ANTONIO DA-
dc.date.accessioned2022-09-12T22:15:50Z-
dc.date.available2022-09-12T22:15:50Z-
dc.date.issued2022-04-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2391-
dc.description.abstractA escassez de colaboradores qualificados no mercado gerou uma crescente demanda por cursos que conseguissem entregar profissionais prontos. Assim, as instituições de ensino adotaram metodologias que subordinam as práticas realizadas às teorias estudadas, formando profissionais mais qualificados, em tese. Contudo, o par teoria/prática é insuficiente para acomodar os tipos de conhecimento que são objeto de aprendizagem. Tal dicotomia produz uma prática educacional tradicional, exatamente o que o ensino profissional não precisa. Nesse contexto as metodologias ativas podem ser usadas como uma forma de contribuir para construção de uma aprendizagem contextualizada e relevante para educação profissional e tecnológica. Este estudo verificou os ganhos em experiência e aprendizado de alunos, analisando a execução de uma atividade e avaliando a eficácia da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) frente ao currículo sugerido. Sendo desenvolvido com duas turmas dos cursos técnicos subsequentes de mecânica e automação industrial de uma escola técnica particular. A disciplina escolhida foi a de Manutenção Industrial, pois apresentou potencial para aplicação das metodologias ativas e, ainda, colaboração com empresas locais. Por fim, verificou-se que o uso da abordagem ABP, mostrou resultados significativos no processo ensino-aprendizagem tais quais: melhora no desenvolvimento das competências relacionados ao currículo e desenvolvimento pessoal do indivíduo.pt_BR
dc.description.sponsorshipNÃO HÁpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectprofissionalpt_BR
dc.subjecttecnológicapt_BR
dc.subjectmanutençãopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.titleAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA DISCIPLINA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIALpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
ifpb.abnt.categoryTRABALHO CIENTÍFICOpt_BR
ifpb.abnt.grantorIFPBpt_BR
Appears in Collections:Docência para a Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO ANTÔNIO DA SILVA NETO.pdf825,46 kBAdobe PDFView/Open
JOÃO ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdf61,22 kBAdobe PDFView/Open