Experiência de estágio supervisionado na formação do professor de computação e informática: reflexões sobre a utilização de softwares em um laboratório de informática de uma escola pública

Medeiros, Emerson Richardson da Silva

Resumo

Este trabalho tem como finalidade realizar uma reflexão acerca do uso de softwares no laboratório de informática de uma escola pública localizada na Paraíba, com base no levantamento de dados efetuados durante o Estágio Supervisionado I, enquanto processo de formação docente, do curso de Licenciatura em Computação e Informática, a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), campus Cajazeiras. O estágio foi realizado durante o 5º período do curso em tela, no segundo semestre de 2019, diante do acompanhamento de aulas das disciplinas de Matemática e de Geografia, na turma do 6º ano do ensino fundamental. Diante disso, surgiu a curiosidade de verificar quais softwares foram instalados para que os alunos pudessem manusear o computador; que softwares eles utilizavam para criar e editar textos, elaborar planilhas. Do ponto de vista metodológico para a escrita deste texto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com as gestoras da escola em que o estágio foi realizado, com o intuído de coletar informações acerca dos softwares instalados nos computadores do laboratório de informática, assim como relatos de experiência formativa docente, decorrentes do Estágio Supervisionado. Em face aos dados obtidos, verificou-se, inicialmente, a inexistência de um técnico de informática responsável pelo laboratório escolar, além disso, identificou-se a utilização de softwares proprietários no laboratório em questão, fazendo com que tenha a preocupação relacionada à gastos, por parte da gestão escolar, com mensalidades ou anuidades de softwares proprietários. Diante disso, considera-se que o software livre se constitui como ferramenta equivalente, que pode ser adotado pela escola, resultando, portanto, em possível economia dos recursos públicos, além de possibilitar a independência de pagamento de licença para utilização. Desse modo, entende-se que com a propagação da ideia de utilização de softwares livres, a comunidade desenvolvedora crescerá de maneira a melhorar cada vez mais os softwares livres eliminando a possibilidade de ficar refém a um determinado software proprietário.

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