QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS:

Brito, Maria Suênia Crispim

Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratório e teve por objetivo investigar o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos do 9° ano de uma escola da rede municipal de ensino da Cidade de Cachoeira dos Índios/PB em relação aos quadriláteros notáveis. Como referencial teórico, utilizamos o modelo desenvolvido por Van Hiele para análise do nível de desenvolvimento do pensamento geométrico. A metodologia de pesquisa contou com aplicação de um teste como instrumento de pesquisa composto de cinco questões de construção e classificação de quadriláteros notáveis. A partir dos resultados obtidos, pudemos observar que o ensino da geometria está muito aquém do esperado, tendo em vista que, nenhum dos alunos participantes da pesquisa se encontraram no nível esperado de desenvolvimento do pensamento geométrico para os quadriláteros notáveis que seria o nível 2 (dedução informal) do modelo Van Hiele.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.