O ENSINO PRÁTICO DO DESENHO, PESQUISA E CRIAÇÃO DE CALÇADOS A PARTIR DOS CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE E PRODUÇÃO

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA

Resumo

As indústrias calçadistas são caracterizadas por serem altamente poluidoras e por esta razão buscam-se formas de lançar produtos sustentáveis com o uso consciente dos recursos naturais e reduzir os impactos negativos ao meio ambiente e o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza. Busca- se com este estudo realizar uma sequência didática para investigar o ensino prático do desenho, pesquisa e criação de calçados a partir os conceitos de sustentabilidade e produção e tendo como objetivo contribuir para o protagonismo profissional dos estudantes, de modo que sejam capazes de transformar a si mesmos, a comunidade em que estão inseridos e o setor produtivo, no que tange aos conhecimentos sobre sustentabilidade e o desenvolvimento de calçados. Esta pesquisa se baseou no método qualitativo com procedimentos bibliográficos, tendo como base a metodologia ativa. O artigo nasceu a partir de uma proposta de intervenção com a elaboração de uma sequência didática que será realizada em três momentos: problematização inicial; organização do conhecimento e colocando em prática o conhecimento. Nela, os alunos desenvolverão ações que disponibilizem o acesso e o uso de tecnologias para criar uma coleção de calçados. Para embasar a pesquisa os autores utilizados como aporte teórico foram Barbieri, (2007); Berbel, (2011); Dias, (2009); e Moran (2015). Dessa forma, almeja-se que o processo didático amplie os conhecimentos dos alunos, para que possam desenvolver um projeto de calçados de qualquer linha: casual, social, esportiva ou outra e criar produtos de qualidade.

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