A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES ENTRE ARITMÉTICA, ÁLGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
SILVA, Lucas Pereira da
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo de investigação a importância das relações entre Aritmética, a Álgebra e a Geometria pela perspectiva dos registros de representação semiótica para o ensino de Matemática. Delineamos investigar aspectos presentes nos Registros de Representação Semiótica que justifiquem a importância das relações entre Aritmética, a Álgebra e a Geometria para o ensino de Matemática. Como caráter teórico, apresenta os principais aspectos sobre os registros de representação semiótica, bem como as particularidades presentes na teoria de Raymond Duval, apresentando indícios que evidencie as relações, construindo conexões entre a semiótica e as relações entre algumas áreas da Matemática e a relevância em mobilizar vários registros de representação para a construção do conhecimento matemático. No encalço de apontar a potencialidade do uso voltado para o ensino de Matemática, foram apresentadas algumas propostas de explorações que apresentam a integração entre Aritmética, a Geometria e a Álgebra, a começar de alguns conteúdos estudados na Educação Básica, como um tópico de expressões algébricas, sendo o “produto da soma por uma diferença”, a equação do 2º grau e uma soma de parcelas infinitas, indicando características que são justificadas por meio dos registros de representação semiótica, dando ressignificado a relação de algumas áreas desse componente curricular, expondo a exploração dos conteúdos por meio das relações que as integram para possíveis aplicações no ensino de Matemática.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.