"Desenhar e olhar com as mãos": o desenho geométrico acessível às pessoas com deficiência visual

Silva, Rinaldo Rodopiano da

Resumo

Esta pesquisa propôs o desenvolvimento de um produto educacional como recurso pedagógico para promover a acessibilidade de pessoas com deficiência visual na produção de desenhos geométricos. A pesquisa foi aplicada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) com estudantes dos cursos técnicos e tecnológicos do Instituto Federal da Paraíba, Campus João Pessoa. A motivação para o estudo surgiu de uma experiência docente com um estudante com deficiência visual, incluído em uma turma regular, na disciplina de Desenho Básico e Técnico, no curso Técnico de Edificações, no Instituto Federal da Paraíba, Campus Princesa Isabel. A fundamentação do estudo baseou-se na legislação de acessibilidade e inclusão vigentes no Brasil, em autores que contribuem para a educação inclusiva no país e no mundo e na defesa da importância do trabalho para pessoas com deficiência na sociedade atual. A metodologia partiu da análise do estado da arte de produções acadêmicas alinhadas com o tema de acessibilidade, inclusão e pessoas com deficiência visual. A pesquisa, com ênfase no estudo qualitativo, foi descritiva, buscando entender e descrever a comunidade de pessoas com deficiência visual na EPT do Instituto Federal da Paraíba, Campus João Pessoa. A produção do Produto Educacional baseou-se em normas técnicas, conceitos como Tecnologia Assistiva, Design Centrado no Usuário e o uso da Manufatura Aditiva (impressão 3D) para a confecção do recurso pedagógico proposto. Tem-se, portanto, como produto Educacional final um Kit Tátil, que pode ser utilizado por pessoas com deficiência visual na produção autônoma de desenhos geométricos, com a utilização de diferentes escalas, além de possibilitar o reconhecimento imediato desses desenhos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.