O ensino da probabilidade desenvolvido a partir de uma sequência didática elaborada com enfoque no estudo dos jogos de azar

Silva, Felipe Bezerra da

Resumo

Com suas raízes atreladas ao estudo dos jogos de azar, a probabilidade, hoje, constitui um dos mais impressionantes ramos da Matemática. Todavia, uma série de descasos em relação ao processo de ensino e aprendizagem desta unidade temática na Educação Básica tem se revelado, portanto, expondo um preocupante impasse que deve ser revisto. Pensando nisso, este trabalho propõe-se, a partir de uma análise histórica sobre o advento da probabilidade, retomar a análise dos objetos que levaram ao seu desenvolvimento - os jogos de azar -, por conseguinte, buscar soluções para o seguinte questionamento: "O ensino da probabilidade desenvolvido a partir de uma sequência didática elaborada com enfoque no estudo dos jogos de azar pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo nas turmas do 2º ano do Ensino Médio?". Destarte, para esse propósito, traçamos o objetivo de propor uma situação de ensino de probabilidade para o 2° ano do Ensino Médio usando como recurso didático os jogos de azar. Consequentemente, para alcançá-lo, apostamos em uma pesquisa de natureza aplicada, do ponto de vista dos objetivos, exploratória, de caráter qualitativo e bibliográfica. Que, por sua vez, nos provaram que, sim, é possível que o ensino da probabilidade como problematizado de acordo com as condições acima corroboram com o processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. Já que, para além do dinamismo e diversão impulsionados pelos jogos, essa reaproximação desses recursos e a probabilidade concedem aos alunos oportunidades de aprendizagens mais significativas e ativas as quais, aliadas aos benefícios dos planejamentos das sequências didáticas, nos permitem obter resultados mais sólidos e consistentes. Divergindo, assim, das aulas mecânicas, descontextualizadas e centradas na figura do professor que ainda é amplamente empregada na maioria das escolas.

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