O ENSINO DE QUÍMICA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: O OLHAR DOS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFPB – CAMPUS JOÃO PESSOA

Pontes, Maria Laiz de Fátima Cabral

Resumo

Sabe-se que a formação da cidadania é auxiliada pela educação, e o professor, como mediador do conhecimento, está diretamente ligado a este processo, logo, sua formação deve também seguir a perspectiva de um ensino voltado para a formação de cidadãos. Sabe-se também que o Ensino Superior tem responsabilidade direta pela formação inicial e continuada dos (as) professores (as) atuantes na Educação Básica. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo investigar a concepção dos docentes com formação inicial em química do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus João Pessoa, acerca de suas concepções de cidadania e a utilização do Ensino de Química como instrumento de transformação social, através da análise do discurso possibilitando uma reflexão dos mesmos acerca das metodologias utilizadas em suas práticas pedagógicas, se existe articulação de temas que incentivam o exercício da cidadania, além de permitir compreender se os docentes em formação estão sendo formados com competência necessária para exercerem suas práticas profissionais dentro de uma educação cidadã. Neste trabalho, utilizou-se o método de procedimentos analítico-descritivo e como instrumento de coleta de dados, a observação direta intensiva e a observação direta extensiva através de entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. Durante a pesquisa foram observadas várias concepções acerca da cidadania. Observou-se, pois, que os (as) professores (as) possuem a consciência que o Ensino de Química é um instrumento de transformação social e deve ser articulado de forma a beneficiar uma sociedade, utilizando em sala de aula instrumentos necessários para os (as) estudantes tenham o entendimento correto de assunto relacionados as ciências químicas para compreender e interagir de forma ética e benéfica no mundo em que se vive. Refletindo assim, esta prática em suas futuras práticas pedagógicas.

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