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Repositório Digital

Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2018-03-08
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O PROCESSO DE ROTEIRIZAÇÃO E A ENTREGA DE PRODUTOS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA GIRO RÁPIDO DISTRIBUIDORA

    veículos para realizar as entregas dos produtos e buscou conhecer as principais dificuldades vivenciadas pelos responsáveis do processo de roteirização da distribuidora. Essa pesquisa representa um Estudo de Caso, de caráter qualitativo, exploratória e descritiva. O campo empírico é composto pela empresa Giro Rápido Distribuidora, cuja amostra participante é formada por quatro funcionários do setor logístico responsáveis pelo processo de roteirização das entregas dos produtos comercializados e os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a observação direta, os quais foram analisados por meio de uma análise temática ou de conteúdo. Ao final da pesquisa foi possível concluir que as principais dificuldades vivenciadas pelos responsáveis do processo de roteirização a frota de veículos responsáveis pelo transporte de cargas da empresa decorrem do fato da falta de um sistema informatizado, ou seja, um software para processar e tratar as informações relevantes à roteirização de veículos.

  • 2018-03-27
    Dissertação

    ANÁLISE DINÂMICA NÃO LINEAR E ANÁLISE DE QUANTIFICAÇÃO DE RECORRÊNCIA APLICADAS NA CLASSIFICAÇÃO DE DESVIOS VOCAIS

    Disfonia representa qualquer dificuldade na emissão vocal que prejudique a produção natural da voz. Técnicas de processamento digital de sinais vêm sendo empregadas como ferramenta auxiliar na avaliação de desvios vocais, trazendo maior conforto ao paciente. Algumas medidas não lineares, baseadas na teoria do caos, foram empregadas,neste trabalho, em conjunto com medidas de quantificação de recorrência para a análise discriminativa destes desvios. Dois estudos de caso foram realizados nesta pesquisa. No caso 1 foi feita a discriminação de vozes adultas saudáveis e desviadas (rugosidade, soprosidade e tensão) e no caso 2 foi avaliada a discriminação da intensidade dos graus dos desvios vocais de vozes adultas (Grau 1-voz normal, Grau 2 - voz considerada com desvio leve e Grau 3 - voz considerada com desvio moderado). As características da análise dinâmica não linear empregada no processo de classificação foram a Dimensão de Correlação e o Primeiro Mínimo da Função de Informação Mútua. As medidas de quantificação empregadas foram o Determinismo, a Entropia de Shannon, o Comprimento Médio das Linhas Diagonais, o Comprimento Máximo das Linhas Verticais e a Transitividade. O Passo de Reconstrução também foi utilizado no processo de classificação. Por meio dos testes estatísticos, foi avaliado o potencial de cada característica em discriminar os tipos de sinais de voz considerados. Foi utilizada a rede neural MLP (Multilayer Perceptron), com o algoritmo de aprendizado supervisionado Gradiente Conjugado Escalonado (SCG), no processo de classificação. Avaliando o desempenho do classificador utilizando as medidas, de forma individual e combinada, foram obtidos, como melhores resultados, uma acurácia média de 91,17% na distinção entre as vozes saudáveis e soprosas com as medidas Transitividade e Passo de reconstrução. Com relação à discriminação entre a intensidade dos graus dos desvios, obteve-se uma acurácia média de 94,5% entre os Graus 1 e 3, com a combinação das medidas Determinismo, Entropia, Transitividade, Primeiro Mínimo da Função de Informação Mútua e o Comprimento máximo das linhas verticais. Os resultados encontrados, nesta pesquisa, indicam que as medidas não lineares, baseadas na teoria do caos, com as medidas de quantificação de recorrência foram eficientes para detectar a presença e o grau dos desvios vocais, podendo ser empregada em métodos de avaliação, triagem e monitoramento vocal.

  • 2018-11-08
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Marcadores do discurso e plano de texto. A estruturação discursiva em artigos científicos publicados na Revista Principia

    O discurso científico é aquele por meio do qual se constrói, divulga e operacionaliza a ciência, que possui importante valor econômico e cultural na sociedade atual. Por isso, é crescente o interesse pelo estudo de suas características enquanto gênero argumentativo, com foco em diferentes aspectos. O uso de um tipo de estratégia retórica caracterizada pelos marcadores discursivos (MDs) tem sido menos investigado. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi determinar a ocorrência e características do uso dos MDs, em particular dos organizadores textuais, nos artigos científicos publicados na Revista Principia, em função do plano de texto, na estruturação do discurso acadêmico-científico. Os objetivos específicos foram: determinar as ocorrências dos marcadores discursivos na inter-relação com o plano de texto; determinar as diferenças no uso dos marcadores discursivos em função do estatuto do locutor, i.e., como jovem investigador e investigador sênior, e; determinar as diferenças no uso dos marcadores discursivos em função da área de conhecimento dos autores. Para isso, foram observados os planos de texto presentes e a ocorrência dos diversos tipos de marcadores discursivos em um corpus composto por 24 artigos submetidos ao referido periódico, por meio do uso de estatística descritiva básica (registro das ocorrências e de sua frequência). Em seguida, os resultados foram observados qualitativamente, relacionando as ocorrências às partes do plano de texto em que apareceram, com maior atenção aos organizadores textuais como estruturadores do discurso, e observando as diferenças entre os grupos: investigadores doutorados e não doutorados, investigadores das ciências e das humanidades. Os resultados mostraram que os marcadores discursivos contribuem na estruturação dos planos de texto e que o gênero discursivo condiciona a ocorrência e uso dos marcadores discursivos, com cada parte do plano apresentando maior ocorrência de marcadores com características semelhantes às da respectiva parte, como é o caso dos MD com valor argumentativo na seção de Resultados. Mostraram ainda que a estrutura privilegiada é cumulativa, sem ocorrência de MDs. A área de conhecimento dos autores interfere na ocorrência e uso dos marcadores discursivos: a proporção de uso de marcadores é maior entre os investigadores das humanidades do que entre os das ciências. A hipótese de que o estatuto dos locutores, como jovens investigadores ou como investigadores seniores, interfere na ocorrência e uso dos marcadores foi parcialmente confirmada.

  • 2018-11-20
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A influência entre os estilos de liderança sobre o comprometimento organizacional : um estudo em um instituição de ensino do Município de Guarabira - PB

    A liderança possui um importante papel de influenciar e essa habilidade é necessária para que possa elaborar condições construtivas na relação líder-liderado. As mudanças que vem ocorrendo na sociedade e no cenário social concede uma reestruturação nas instituições escolares que resultam em formas concretas de gestão e liderança. A importância do papel da liderança na escola resultará em melhoria no desenvolvimento das organizações escolares e principalmente a todos que fazem parte da comunidade escolar. Diante disso o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre estilos de liderança e comprometimento organizacional dos funcionários na Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Gustavo Amorim do município de Guarabira – PB. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória com abordagem quantitativa. Foram aplicados questionários a todos os funcionários da instituição sendo assim caracterizado um estudo de censo. A coleta de dados foi dividida em dois questionários, o primeiro realizado com a gestão da escola. Este questionário foi elaborado por Almeida (2007) e nele estão estruturadas as tipologias de liderança sendo elas: traços, comportamento orientado para tarefas, comportamento orientado para pessoas, contingencial e transformacional. O outro questionário foi aplicado para os demais funcionários da escola sobre a ótica multidimensional do comprometimento organizacional, aplicando os três indicadores de Meyer e Allen (1991) sendo eles: afetivo, instrumental e normativo. Diante dos resultados obtidos, a gestão da escola tem predominância de dois estilos de liderança o comportamento orientado para pessoas e a liderança transformacional. Constatou-se que os comprometimentos organizacionais dos funcionários apresentaram vínculo afetivo, normativo e instrumental. E por fim encontrou correlações entre o estilo de liderança e o comprometimento, no qual o estilo transformacional teve maior influência entre os comprometimentos afetivo e normativo.

  • 2018-11-20
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Análise dos aspectos da cultura organizacional dos servidores do Instituto Federal da Paraíba - IFPB

    Cada organização possui uma história construída ao longo do tempo que apresenta uma cultura própria e pode ser determinada por suas práticas, valores e a forma como funciona. Tendo em vista as modificações ocorridas no sistema educacional brasileiro, a ampliação e a expansão do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, e a importância desse tema para a atualidade, esta pesquisa teve como objetivo a análise dos aspectos da cultura organizacional dos servidores do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. A pesquisa se desenvolve através de uma análise exploratória, descritiva e com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário desenvolvido pelo Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional, que aborda cinco fatores relacionados com os valores e práticas da cultura organizacional: valores de profissionalismo cooperativo, valores associados à satisfação e bem-estar dos empregados, práticas de integração externa, práticas de recompensa e treinamento, práticas de promoção de relacionamento interpessoal. Os resultados sugerem que os servidores não sentem que a instituição se preocupa com sua satisfação e não percebem que há recompensas para os funcionários que se destacam dos demais. Diante do exposto, sugere-se a análise constante do comportamento organizacional, para que se tome medidas que gerem satisfação e bem-estar e a cultura do IFPB torne-se cada vez mais forte.

  • 2018-11-13
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Pesquisa sobre o interesse em automação residencial nas cidades de pequeno porte, com base na percepção dos potencias usuários

    A automação residencial caracteriza-se com a integralização do ambiente por meio de sistemas de comunicação comum, capaz de proporcionar inúmeros benefícios. Desse modo, este trabalho objetivou analisar a viabilidade econômica de sistemas de automação residencial para cidades de pequeno porte, através da percepção dos potenciais usuários. O estudo apresenta caráter exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. Foram realizados sorteios aleatórios das 5 cidades e das residências. Ao total foram entrevistados 900 indivíduos, os dados foram tabulados e analisados por meio do International Business Machines Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS). Em relação aos resultados, o grupo de sistemas que se destacou em relação ao interesse em adquirir, foi o grupo relacionado a segurança, seguido pelo grupo referente aos sistemas de economia. No que tange a disponibilidade financeira para aquisição, os resultados apontam o valor de R$1000,00 como o máximo pelo qual pagariam por qualquer um dos sistemas.

  • 2018-07-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AO LONGO DO TEMPO: UMA ANÁLISE DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X, Y E Z

    A presente pesquisa objetiva analisar a evolução do uso dos sistemas de informação pelas gerações: Baby Boomers, X, Y e Z, tendo como especificações verificando a evolução dos sistemas de informação disponíveis em cada geração, analisando o desenvolvimento da Tecnologia de Informação e identificando as contribuições e uso da Tecnologia da Informação pelas diferentes gerações ao longo do tempo. Este estudo é classificado como quantitativo, as informações coletadas foram mensuradas por meio de questionários, nos quais foi observado a que forma as diferentes características das gerações e entre as mesmas, bem como suas posturas diante das evoluções das tecnologias e sistemas de informação, no que tange a sua resistência a mudança, o seu uso e suas adaptações. Os resultados obtidos expressam que a maioria das gerações utilizam os sistemas de informação, por causa da sua praticidade do cotidiano no trabalho ou na vida pessoal e que os Boomers são mais resistentes as mudanças tecnológicas, a Geração X são mais esforçados em aprender as tecnologias e a Geração Y e Z demonstraram que são mais habituados e não possuem medo de nova experiências tecnológicas.

  • 2018-11-20
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A motivação dos funcionários do Instituto Federal da Paraíba - IFPB

    O presente estudo tem por finalidade averiguar a motivação dos funcionários do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Caracteriza-se como exploratório e descritivo e de abordagem quantitativa. Realizou-se um questionário que foi enviado para todos os servidores registrados no SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública) do IFPB, dado que no sistema estão registrados todos os servidores oficialmente lotados na instituição. Este foi enviado por e-mail com link direcionando-o ao Survey Monkey. Obteve-se um total de 297 respostas. O questionário foi constituído por uma escala multifactorial com 28 itens elaborados por Ferreira, (2006) tratando de quatro dimensões da motivação que aborda: na organização do trabalho, no desempenho, na realização e poder, e no envolvimento. A análise dos dados foi realizada por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e Excel. Analisou-se que apesar de obter resultados acima da média os servidores mostraram um valor baixo de motivação. O questionário apontas os principais problemas motivacionais para assim propor soluções e ideias de melhorias para a organização.

  • 2015-07-15
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A PESQUISA OPERACIONAL COMO FORMA DE OTIMIZAÇÃO DE ROTEIRIZAÇÃO DO CENTRO DE ENTREGA DE ENCOMENDAS DOS CORREIOS DE JOÃO PESSOA – PB

    Relatório Final do Estágio Obrigatório/Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Curso Superior de Bacharelado em Administração, como parte das atividades para obtenção do Grau de Bacharel em Administração.

  • 2015-11-17
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO FERRAMENTA DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO NA DIRETORIA REGIONAL DOS CORREIOS DA PARAÍBA

    Num mundo onde mercados se modificam constantemente, as empresas têm necessidade de buscar novas estratégias de diferenciação para destacar-se no ambiente hipercompetitivo em que se encontram. Hoje em dia, não basta apenas oferecer um produto/serviço de qualidade e preço atrativo para satisfazer as necessidades dos clientes, uma vez que essas características são atributos já esperados no momento da compra. Sabendo da importância de estratégias de marketing de relacionamento como diferencial competitivo para as empresas, este estudo teve como objetivo demonstrar como o marketing de relacionamento pode contribuir para fidelização de clientes na Diretoria Regional dos Correios da Paraíba. Para atingir tal objetivo a pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa e exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos. Os procedimentos técnicos adotados tiveram por base a pesquisa bibliográfica, estudo de caso e pesquisa de campo. Como instrumentos de coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada ao gestor da GEVEN, sendo composta por 10 questões em conformidade com o referencial teórico, e também aplicação de um questionário estruturado na qual foi usada como referência à escala de Likert para o respondente indicar o grau de concordância ou discordância de determinada afirmação de acordo com as seguintes variáveis: confiança, comprometimento, qualidade no atendimento e fidelização, divididos igualmente em 5 afirmativas totalizando 20 itens. Como resultado foi possível identificar as principais ações e canais de marketing de relacionamento praticados pela organização para manter os seus clientes, detectar os principais gargalos que impactam no relacionamento entre empresa-cliente, como a necessidade de melhorar a satisfação no relacionamento e o cumprimento dos prazos na entrega das encomendas, dificuldade no tratamento das reclamações/sugestões dos clientes, necessidade de treinamento especializado dos atendentes da agência, evidenciando que a empresa precisa melhorar os instrumentos de marketing de relacionamento para atender as necessidades e preferências da clientela, assim como, propor melhorias para tornar as estratégias e ações da empresa capazes de atender as necessidades e, principalmente alcançar a satisfação e fidelização dos clientes. Desta forma, foi possível observar o quão fundamental é para todas as organizações manter-se em constante processo de melhoria, buscando conhecer o mercado em que atua, mantendo uma imagem que transmita confiança e preocupando-se em sustentar o comprometimento amplo da organização no aperfeiçoamento contínuo das suas atividades para atender com excelência as necessidades dos clientes e, por conseguinte estreitar continuamente o relacionamento entre as partes envolvidas.

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