Brasil Acesso à informação Participe Serviços Legislação Canais
  • Acessibilidade
  • Contraste
  • Mapa do site
  • Português
  • English
  • Español

Repositório Digital

Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Equipe
  • Missão e Visão
  • Informações ao usuário
  • Contato
Você está aqui: IFPB - Repositório Digital
Filtro
  • 2016-11-23
    Dissertação

    Caracterização de Cobertura de Sinais em Ambientes Internos com Mais de Um Pavimento na Faixa de 700 MHz

    A demanda por comunicações pessoais, que estabeleçam conexões nas mais diversas situações do dia-a-dia, está estimulando o desenvolvimento de novas técnicas de rede que supram a necessidade dos usuários móveis em relação às transmissões de voz e dados ao se movimentarem através de prédios, cidades ou países. Isso torna o estudo sobre a caracterização da área de cobertura fundamental. Logo, em ambientes internos com mais de um pavimento e quando não há uma linha de visada entre o transmissor e o receptor a propagação depende da reflexão, difração, refração e, em menor escala, da dispersão da onda eletromagnética. Este trabalho tem como objetivo caracterizar a cobertura de sinais em ambientes internos com mais de um pavimento na faixa de frequência de 700 MHz, em virtude da sua destinação para o uso dos sistemas de comunicação em banda larga 4G/LTE no Brasil. Para se obter os resultados simulados foi desenvolvida uma planta em 3D reproduzindo os ambientes analisados. Em seguida a planta foi importada pelas ferramentas que compõem a suíte WinProp® para a realização das simulações. Durante esta etapa, foi utilizada uma metodologia simplificada de predição de cobertura utilizando o método do Traçado de Raios, onde foram considerados transmissores virtuais, posicionados no início dos três corredores analisados do pavimento superior, que consideraram como potências de saída as mesmas encontradas naqueles pontos ou locais, a partir da realização da simulação. Para a etapa experimental do trabalho foi desenvolvida uma base móvel, em poliestireno expandido, para transportar o receptor ao longo dos ambientes analisados. As campanhas de medições foram realizadas, obtendo-se valores médios do sinal em intervalos regularmente espaçados, para garantir uma menor influência do fenômeno de desvanecimento rápido e uma maior espacialidade entre elas. Por fim, os resultados simulados, medidos e calculados a partir da fórmula de Friis apresentaram um comportamento concordante.

  • 2016-02
    Dissertação

    Plataforma embarcada de reconhecimento automático da fala para o auxílio de pessoas com mobilidade reduzida

    A busca por maior independência e autonomia para as pessoas com deficiência tem se apresentado como um fator decisivo ao proporcionar uma melhoria na qualidade de vida desses indivíduos através do uso de tecnologias assistivas. A fala se constitui na mais básica, comum e eficiente forma de comunicação entre os seres humanos, de modo que a entrada de comandos por voz pode ser uma alternativa para que pessoas com mobilidade reduzida, e que tenham preservada boa capacidade das habilidades da fala, realizem o controle do computador ou outros dispositivos. O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de uma interface de comandos por voz, através do reconhecimento automático da fala, que seja facilmente adaptada e incorporada a sistemas e ferramentas de auxílio ao controle do ambiente doméstico (domótica). Com esse intuito, foram executadas duas abordagens de desenvolvimento. A primeira consistiu de um experimento piloto realizado com o intuito de formar uma base inicial de conhecimento no desenvolvimento de aplicações utilizando o reconhecimento de comandos por voz. Esta etapa baseou-se na utilização de um módulo de hardware específico, que recebe os comando de voz diretamente através de um microfone, constituindo-se de um sistema dependente de locutor capaz de reconhecer comandos de palavras isoladas para o controle das luzes de umLED RGB. Já a segunda abordagem, integra componentes de hardware aberto e software livre e de código aberto, sendo os comandos de voz fornecidos ao sistema através de um smartphone configurado com softphone VoIP (Voz sobre IP). Nesse último caso, o softphone, então, se registra no servidor de comunicação Asterisk, que implementa uma central telefônica com unidade de resposta audível (URA). Integrada ao servidor, está a ferramenta de reconhecimento da fala, Julius. Esses componentes estão embarcados na plataforma Beaglebone Black, de baixo custo. O sistema é dependente de locutor e capaz de reconhecer frases com três palavras para o controle da iluminação, televisão e acesso a portas de umambiente doméstico hipotético constituído de sala, cozinha, quarto, banheiro e área externa. Os resultados obtidos a partir dos testes realizados indicam taxas de acerto de 95,9% e 94,77% para as interfaces desenvolvidas na primeira e segunda abordagens, respectivamente. Esses índices sugeremque é viável o emprego dos módulos de reconhecimento desenvolvidos na implementação de soluções de tecnologias assistivas.

  • 2015-07-01
    Artigo de periódico

    A importância da educação ambiental no processo de construção e execução de projeto político pedagógico em escolas municipais de Princesa Isabel - PB

    A preocupação com a Educação Ambiental (EA) tem incentivado diversos estudiosos de diferentes áreas a contemplarem esse tema e a desenvolverem novas perspectivas sobre ele. Muitos autores a relacionava somente com a preservação e ações conservacionistas do meio ambiente, mas sua dimensão vai além, a exemplo da própria interação entre os sujeitos como uma dessas propostas. Nesse sentido, este artigo é resultado de um projeto do programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica (PIBICT). O objetivo deste trabalho é identificar a importância da EA no processo de construção e execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas escolas municipais de Princesa Isabel – PB. A metodologia se fez por meio de entrevistas e aplicação de questionários, além de análise documental do PPP existente, do regimento escolar, do plano de desenvolvimento da escola, do projeto Selo Verde na Escola: pensar, sentir e agir e do Projeto COM-VIDA. Ademais, as observações/conversas informais durante os contatos com a escola e seus atores sociais também foram valorizadas. Os resultados da pesquisa mostraram que as escolas municipais urbanas de Princesa Isabel ainda estão atreladas a uma visão reducionista da temática ambiental, pois não conseguem, ainda, identificar a EA como um processo amplo, em que a relação sociedade/natureza está presente, tendo muitas vezes a percepção de conscientização à preservação ao meio ambiente, mas não priorizam as interações entre os sujeitos e destes com o meio por meio de atividades cotidianas.

  • 2014-10-08
    Propriedade Intelectual

    Sistemas de Pastas à Base de Sulfato de Cálcio Hidratado para Aplicação em Poços Petrolíferos

    Sistemas de pastas contendo sulfato de cálcio hidratado como aglomerante básico para a cimentação de poços de petróleo, objetivando a promoção do selo hidráulico entre as zonas permeáveis ou até mesmo a vedação de um único intervalo permeável, impedindo a intercomunicação de fluidos da formação, além de suporte mecânico ao revestimento.

  • 2014-01
    Artigo de periódico

    Dados Preliminares da Estrutura Cristalina da Gahnita Gemológica do Pegmatito Alto Mirador, Província Pegmatítica Da Borborema, NE do Brasil

    O pegmatito granítico Alto Mirador é um corpo zonado, complexo, localizado no município de Carnaúba dos Dantas, Estado do Rio Grande do Norte, inserido na Província Pegmatítica da Borborema (PPB), nordeste do Brasil. A gahnita ocorre neste pegmatito com qualidade gemológica nas cores verde clara e verde escura. Sua composição química mostra que trata-se de uma fase mineral quase pura, com traços de Mn, Mg, Ca, Si, Ti e Cr.

  • 2016-02-16
    Propriedade Intelectual

    Sistema Distribuído de Diagnóstico, solicitação de Informações e Controle Automatizado de Velocidade Máxima Permitida para Carros Inteligentes

    É um sistema distribuído de diagnóstico, socialização de informações e controle automatizado de velocidade máxima permitida para carros inteligentes, que conjuga várias funções: a de verificar continuamente os estados dos sistemas mecânicos, hidráulicos, elétricos e de utilitários de um veículo automotivo. A invenção gerencia a comunicação concorrente em tempo real de veículos interligados através da rede mundial, a Internet, para um único e centralizado sistema da fabricante e do departamento de trânsito. O sistema também poderá indicar aos usuários dos veí-culos as oficinas mecânicas mais próximas, especializadas no reparo da avaria diagnosticada. Também permitirá ao proprietário conhecer o estado dos mais variados componentes do veículo através de seu computador pessoal, telefone inteligente (smartphone) ou relógio inteligente (smartwatch), bem como também poderá enviar comandos ao veículo através destes dispositivos e de um anel inteligente. Este anel também irá identificar o condutor e destravará o funcionamento do motor. Irá também solucionar o problema de excesso de velocidade, realizando uma consulta aos meta-dados da via em que o veículo se encontra, limitando automaticamente a velocidade do veículo, não permitindo que o ultrapasse. Irá transmitir informações sobre excessos e identificação do condutor ao departamento de trânsito, caso o veículo tenha o delimitador destravado.

  • 2015-08
    Trabalho publicado em evento

    Fatores que influenciam na migração do MPS.BR para o CMMI nas empresas de software brasileiras

    A indústria de software no Brasil investe cada vez mais em melhoria dos seus processos, sendo o modelo MPS uma opção economicamente viável. Contudo, muitas empresas nacionais migram sua avaliação do MPS para o CMMI. Neste contexto, esta pesquisa busca identificar os fatores que influenciam a migração do modelo MPS para o CMMI. Foram analisadas as listas das empresas avaliadas pelo MPS e CMMI, também, executada uma revisão não sistemática da literatura e duas pesquisas de campo. Foram encontradas evidências de migração dos níveis iniciais do MPS para o CMMI e os fatores que envolvem a internacionalização e exigência dos clientes foram apontados como motivadores principais.

  • 2015-04-30
    Propriedade Intelectual

    Método de Estimativa e Previsão de Movimento em Séries Temporais de Imagens

    Dada uma série temporal de imagens adquiridas em tempos igualmente espaçados, obtém-se uma imagem de tempo futuro, podendo o método ser aplicado a séries temporais de imagens de objetos sólidos e/ou fluidos, proporcionando uma modelagem de variações dos níveis de cinza, deslocamentos, de crescimentos e decrescimentos de regiões nas imagens, ainda que ocorram todos esses eventos simultaneamente na mesma série temporal.

  • 2014-12-19
    Propriedade Intelectual

    Dispositivo de Controle Semafórico Utilizando Lógica Difusa Embarcada

    Dispositivo de controle de semáforos em que os tempos de estágio de indicação de movimento e as prioridades são ajustados por intermédio de uma lógica difusa embarcada, e que também considera o fluxo de veículos em tempo real e dados do histórico.

  • 2016-11-25
    Dissertação

    Projeto e desenvolvimento de minibomba peristáltica usando medição de vazão, aplicada a biossensores

    A minibomba peristáltica de roletes é uma boa alternativa para sistemas que requeiram o transporte de fluidos de forma laminar, contínua e controlada, como é o caso do sensoriamento biológico baseado na ressonância de plásmons de superfície ou SPR (Surface Plasmon Resonance). Nesse sentido, este trabalho apresenta o projeto e desenvolvimento de uma minibomba peristáltica de roletes, acionada por um motor de passo conectado a uma caixa de redução mecânica, associando-os a programação de sua estrutura de acionamento, de modo a possibilitar o ajuste dos parâmetros do motor para um controle em malha aberta da vazão de saída para esses sistemas. Foram desenvolvidos projetos de três diferentes atuadores, com 2, 3 e 4 roletes, usando o software Solidworks em plástico ABS, bem como atuadores de nylon com as mesmas características. A implementação utilizou uma impressora 3D usando plástico ABS para a sua prototipagem, e usinagem para os atuadores de nylon. A estrutura da minibomba de roletes possui dimensões de 100 milímetros quadrados em sua superfície e 55 mm de altura, sendo realizados de forma otimizadas em função da vazão volumétrica. Foram realizados testes com água e álcool diluído em água (álcool 20%) com os atuadores de plástico ABS, a uma rotação de 10 a 100 RPM, sendo percebido um melhor comportamento da minibomba à uma de 80 RPM (sendo esta utilizada para ajuste do motor para os tubos de látex e de silicone). Com uso do tubo de látex, obteve-se uma vazão máxima, para 2 roletes, de 22,5 ml/min com água e 20,5 ml/min com álcool diluído na água (álcool 20%, sendo esta a proporção usada para todos os casos), para o atuador com 3 roletes, obteve-se 20,5 ml/min com água e 18,5 ml/min com álcool diluído na água e, para 4 roletes, foi obtido 20,5 ml/min com água e 18,0 ml/min com álcool diluído em água. Uma segunda estrutura foi montada para a obtenção das vazões máximas para os atuadores usando o tubo de silicone, obtendo uma vazão máxima, para 2 roletes, de 27,5 ml/min com água e 22,0 ml/min com álcool diluído em água, com o atuador de 3 roletes, obteve-se 27,5 ml/min com água e 22,5 ml/min com álcool diluído em água e, para 4 roletes, foi obtido uma vazão máxima de 17,5 ml/min com água e 16,0 ml/min com álcool diluído em água. Contudo, para uma rotação superior a 80 RPM, para os dois casos (tubo de látex e silicone) não foram observadas quaisquer variações da vazão para nenhum dos protótipos. O sistema proposto para mensurar a vazão é composto de um microcontrolador para aquisição e processamento dos dados e circuitos de condicionamento do sinal. Na mesma estrutura também foi desenvolvida uma interface para visualizar e permitir a interação com a minibomba no tocante à indicação da vazão, calibrada em função da rotação do motor. A interface com o usuário é realizada usando um display tipo LCD e botões que permitem indicar a vazão desejada. Foram realizados, ainda, testes com a pressão hidrostática e sua correlação com a vazão medida. Finalmente, a minibomba peristáltica de roletes proposta apresenta características dimensionais que possibilitam a portabilidade e um baixo consumo de potência, pois a fonte utilizada para a alimentação da minibomba é a mesma que alimenta o Arduino, sendo esta uma fonte externa de 12V com uma corrente de 1A, tendo assim uma potência consumida de 12W.

Results 1-10 of 4078 (Search time: 0.001 seconds).
  • previous
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • next
  • Assuntos

  • Agropecuária
  • Cidadania
  • Ciência e Tecnologia
  • Comunicações
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Energia
  • Enfrentamento às drogas
  • Esporte
  • Sobre

  • Missão e visão
  • Equipe
  • Fale com nossa equipe

  • repositoriodigital@ifpb.edu.br
  • Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
    • Mapa do site

    • RSS

    • o que é RSS?
    • Assine o nosso RSS

DSpace software copyright © 2002-2015