- Collections in this community
- Ensino de Ciências e Matemática : [124]
- Ensino de LIBRAS EAD : [85]
- Higiene Ocupacional : [39]
Recent Submissions
-
Ensino de ciências e geotecnologias: uso de metodologias ativas para a percepção ambiental da caatinga e da seca no semiárido paraibano
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver três sequências didáticas fundamentadas em metodologias ativas, integrando dados reais do MapBiomas e mapas do Google Earth Pro, com o intuito de fortalecer a consciência ecológica, a educação ambiental e o protagonismo dos estudantes do 9º ano d...
Ver mais -
Reinventando a botânica em sala de aula: sequências didáticas ativas para o ensino médio com foco em metodologias ativas
O ensino de Botânica no Ensino Médio enfrenta desafios como a desmotivação dos alunos e a predominância de abordagens tradicionais, que dificultam a aprendizagem dos discentes. Este estudo propõe sequências didáticas (SDs) com estratégias ativas para o 2º ano do Ensino Médio, alinhadas à BNCC. O ...
Ver mais -
A importância dos jogos matemáticos para o processo de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos
Este trabalho aborda a importância dos jogos matemáticos como estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Considerando as especificidades desta modalidade e as dificuldades frequentemente associadas à matemática, buscou-se analisar como a abo...
Ver mais -
Entre números e singularidades: uma revisão bibliográfica sobre habilidades aritméticas em crianças com transtorno do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental
A aprendizagem da aritmética nos anos iniciais constitui etapa decisiva para o desenvolvimento escolar, e em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) essa aquisição demanda atenção especial às singularidades cognitivas, comunicativas e comportamentais. O estudo tem como objetivo analisar...
Ver mais -
Sequência didática no ensino de ciências e matemática: a temática da água na perspectiva interdisciplinar
O ensino interdisciplinar surge como alternativa relevante para superar a fragmentação dos conteúdos curriculares, aproximando tais conteúdos da realidade dos alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que as práticas pedagógicas devem articular saberes e desenvolver competências que...
Ver mais