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Sequência didática no ensino de ciências e matemática: a temática da água na perspectiva interdisciplinar
O ensino interdisciplinar surge como alternativa relevante para superar a fragmentação dos conteúdos curriculares, aproximando tais conteúdos da realidade dos alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que as práticas pedagógicas devem articular saberes e desenvolver competências que...
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Medição do raio médio da terra: uma replicação moderna do método de eratóstenes em um contexto educacional
Este artigo descreve a replicação do método de Eratóstenes para a medição do raio médio da Terra, adaptado para um contexto educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Patos. Utilizando observações solares em duas localidades distintas (Patos e João Pesso...
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Análise e aplicações do operador laplaciano em coordenadas polares, cilíndricas e esféricas: teoria, derivação e soluções para equações diferenciais parciais em geometrias não cartesianas
O operador Laplaciano é uma ferramenta matemática central em diversas áreas da física e da engenharia, figurando em equações fundamentais como as de Laplace, Poisson e a equação de onda. Contudo, sua apresentação em sistemas de coordenadas não cartesianas é frequentemente abordada no ensino super...
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Sala de aula de invertida: análise de uma proposta sobre óleos e gorduras na alimentação
O processo de ensino-aprendizagem é bastante dinâmico e requer dos estudantes muita motivação e foco para que possam absorver o conhecimento trabalhado em sala de aula, com isso é pertinente trabalhar conteúdos mais dinâmicos, tornando as aulas de Química mais atrativas. Nesse sentido, este traba...
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Proposta para eletiva: o biodiesel e seu papel na sustentabilidade ambiental
O Ensino Médio brasileiro, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de nº 13.415/2017, passou a priorizar itinerários formativos mais flexíveis, nos quais as disciplinas eletivas se apresentam como espaços de inovação pedagógica e...
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