Recent Submissions
-
O jogo "sonho com a botija": contribuições para aprendizagem da matemática
Os professores de matemática estão constantemente presenciando a desmotivação e desinteresse dos discentes, já que uma grande parcela deles não vê a importância em aprender os conteúdos que são apresentados em sala de aula. Considerando as perspectivas teóricas da Aprendizagem Baseada em Jogos Di...
Ver mais -
A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO COMO MATERIAL DIDÁTICO NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Esta pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso realizado em uma escola da rede privada de ensino. O objetivo geral da pesquisa é analisar a eficiência de um jogo matemático na aprendizagem dos alunos e na formação de sua Educação Financeira. Para alcançar o objetivo proposto, bu...
Ver mais -
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA - EXPLORANDO PROPOSTAS PARA A SALA DE AULA
Nas últimas décadas observamos mudanças curriculares, sociais e comportamentais com implicações e constantes desafios para o ensino da Matemática, nos levaram a refletir que existe uma busca constante de melhorias nas ferramentas metodológicas. O objetivo da nossa pesquisa é apresentar sugestõe...
Ver mais -
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO: CONCEPÇÕES ADQUIRIDAS E DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
A presente pesquisa procura responder à questão: “Quais as concepções adquiridas e desenvolvidas pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os sistemas de numeração em sua prática e como eles relacionam os outros sistemas de numeração com o sistema decimal? Os referenciais ...
Ver mais -
APLICAÇÃO DE JOGO PEDAGÓGICO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO FUNDAMENTAL II
As dificuldades que envolvem os alunos em aprender Matemática provocam um questionamento sobre o ensino e aprendizagem dessa disciplina. Na verdade aprender Matemática não é tarefa fácil, mas é preciso encontrar formas que venham contribuir com o ensino a partir da orientação necessária no sentid...
Ver mais