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Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2017-10-19
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Práticas de ensino a partir de hortas escolares no Município João Pessoa/PB

    A horta constitui uma prática educativa ambiental que possui a capacidade de trabalhar com o meio ambiente de forma ativa e com retorno em produtos, saberes e comprometimento com o ambiente, o que possibilita que as crianças tenham um contato com a natureza e sua transformação. É uma maneira de reproduzir de geração a geração uma nova cultura urbana, voltada às questões ambientais. Visto a importância desta temática, este trabalho busca analisar as diferentes práticas relativas à horta em duas escolas e duas creches do município de João Pessoa/PB, que por mais que tenham o mesmo propósito (de implantar a horta), varia de uma instituição para outra. O mecanismo utilizado para construção do trabalho foi a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos gestores de quatro instituições de ensino, sendo o tipo de pesquisa qualitativa e o método de interpretação de dados, o método de análise de conteúdo. Para a apresentação dos resultados este trabalho foi divido em quatro dimensões, sendo estas: o desejo, a produtividade, a participação estudantil e a participação da comunidade. A respeito da dimensão do desejo pode-se observar que as hortas existem porque o desejo provém do gestor das escolas e das creches. Sobre a dimensão da produtividade nota- se que a produtividade está mais relacionada ao que a terra proporciona, as ferramentas necessárias para o manuseio da terra e o apoio humano. A dimensão da participação estudantil é importante para os estudantes desenvolverem novas habilidades e competências. E na dimensão da participação da comunidade no que se diz respeito às hortas, a contribuição da comunidade pode se inserir no contexto de propor melhorias, no entanto essa colaboração é mais proveitosa de forma prática, como por exemplo: ajudar no plantio e com recursos. De acordo com os dados da pesquisa realizada observa-se que são diversas as práticas de ensino a partir de hortas escolares no município João Pessoa/PB, levando-se em consideração a forma como é feita a administração da horta, pois sua implantação e a manutenção vem do desejo de cada gestor de querer transformar um espaço ocioso em um ambiente de aprendizado e cheio de vida. A horta é um ambiente que propicia a todos os envolvidos um novo conceito de vida, visto que percebemos a transformação no que se diz respeito a sua alimentação, no seu comportamento e na sua mentalidade. Além disso, as hortas têm o papel de formar adultos sejam ambientalmente conscientizados e capazes de mitigar a realidade atual de degradação ambiental intensa gerada pelo modelo capitalista.

  • 2018-11-14
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O modelo de gestão de pessoas : uma análise dos agentes de segurança prisional da penitenciária João Bosco Carneiro em Guarabira - PB

    O presente estudo tem como finalidade “Analisar como os modelos de gestão de pessoas auxiliam no trabalho exercido pelo agente penitenciário, destacando as principais mudanças ocorridas na vida, pessoal e profissional, deste Agente de Segurança Pública (ASP)”. Revelando premissas importantes sobre a gestão de pessoas com ênfase no trabalho desenvolvido numa unidade prisional. Neste sentido, para buscar compreender melhor o tema, foram descritos alguns objetivos específicos que versam sobre a realidade e a dinâmica exposta pelo assunto, tais como: analisar o agente com foco no fenômeno da “prisionização”; analisar a visão do agente com relação ao seu trabalho; verificar se houve alteração de alguns hábitos pessoais após a entrada no sistema penitenciário; observar as mudanças comportamentais dos ASP. Para atingir esse objetivo, o artigo foi desenvolvido através de observações dentro da unidade prisional da cidade de Guarabira-PB (campo de pesquisa) e da aplicabilidade de questionário objetivo (instrumento para coleta dos dados) junto aos agentes penitenciários (sujeitos da pesquisa). Para tanto foram escolhidos alguns autores para elencar este artigo, Goffman (2014); Clemmer (1970); Alvino Augusto Sá (2010); Silva; Fernandes; Dandaro (2013); Lima (2012), dentre outros compuseram a revisão de literatura deste artigo. De acordo com os dados coletados da pesquisa foi possível identificar que o sistema prisional acaba por fazer de vítimas aqueles que trabalham em prol de suas melhorias e funcionamentos, os problemas são inúmeros, desde as péssimas condições de trabalho, os baixos salários, a falta de infraestrutura e segurança, enfim, fatores que acarretam numa série de problemas dentro e fora dos muros da prisão, e que afetam diretamente a vida destes funcionários. Assim, a percepção dessa realidade foi possível mediante a aplicação do questionário com os Agentes revelando a inquietação desta pesquisa como resultado das características dos 45 dos agentes de segurança prisional, tendo como campo de pesquisa a Penitenciária João Bosco Carneiro em Guarabira – PB. A coleta e análise de dados foram fundamentais na busca do alcance dos objetivos elencados e como contribuição acadêmica no tocante da temática desenvolvida.

  • 2017-08-23
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Gestão Ambiental do Parque Lauro Pires Xavier: Um olhar sobre a qualidade hídrica do Rio das Bombas e da degradação do seu entorno – João Pessoa/PB

    Brasil sofre com uma enorme quantidade de problemas ambientais nos rios urbanos. Além disso, observa-se que muitos espaços verdes e parques também encontram-se em um avançado estado de degradação. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos ambientais de degradação ambiental encontrados no Parque Municipal Lauro Pires Xavier na Cidade de João Pessoa/PB, como também a qualidade da água do Rio das Bombas que está inserido dentro do parque. O estudo foi desenvolvido por meio de dados quantitativos encontrados no Rio das Bombas através de análises de qualidade de água realizado em três momentos distintos: de maio de 2016 a agosto de 2016, no mês de julho de 2017 e entre os meses maio a julho de 2017. A técnica utilizada para análises foi a dos tubos múltiplos de acordo com o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Através dos resultados foi feita uma comparação com as legislações vigentes para balneabilidade: Resolução CONAMA N° 274 de 29 de Novembro de 2000, e potabilidade, Portaria N° 2.914 de 12 de Dezembro de 2011 do Ministério da Saúde como também, a utilização de indicadores de qualidade de água baseado na Resolução Nº 357 do CONAMA. A partir desta comparação foi possível constatar o alto grau de degradação que se encontra o rio. Também foi desenvolvida uma análise qualitativa por meio da percepção de problemas ambientais encontrados no Parque Municipal Lauro Pires Xavier, onde percebemos aspectos de poluição determinado por resíduos e problemas ecológicos como a presença de vegetação exótica e invasora.

  • 2018-11-14
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A percepção dos professores da língua portuguesa acerca da educação inclusiva no IFPB Campus Guarabira

    O presente artigo de pesquisa visa compreender a atual situação da Educação Especial e Educação Inclusiva na perspectiva da percepção dos professores acerca da educação inclusiva no IFPB. Sendo assim, torna-se relevante compreender como o processo de recepção, acolhimento, metodologia, ensino e aprendizagem desses alunos estão sendo compreendidos pelos profissionais do IFPB. A pesquisa caracteriza-se como exploratória-descritiva, através de uma abordagem qualitativa. Os sujeitos de pesquisa foram os professores que lecionam a disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal da Paraíba, Campus Guarabira, e a coleta de dados se deu através de entrevista. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado como instrumento de pesquisa por meio do qual foi possível identificar as percepções dos professores que atuam junto aos alunos com deficiência auditiva. Como principais resultados, foi possível identificar que, apesar do apoio oferecido pela instituição tais como: com matérias suficientes, salas especializadas, profissionais bem capacitados, seja os professores e os intérpretes, bem como a atuação fundamental do NAPNE - Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Especiais, os entrevistados afirmam que muito ainda pode ser feito pela instituição, como por exemplo ampliar as salas de recursos, e fornecer materiais didáticos a esses alunos com deficiência, afim de, garantir não apenas o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, mas, também, o que realmente importa no processo inclusivo. Conclui-se que, apesar dos avanços nas metodologias e na oferta de ensino superior a pessoas com deficiência, ainda pode ser melhorada, com mais recursos, salas especializadas, e a capacitação dos profissionais da área, assim, afirma-se a necessidade de inclusão real desse indivíduo no meio social em que vive, garantindo seus plenos direitos a educação de qualidade e cidadania.

  • 2018-08-30
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Ações de educação ambiental : subsídio para a gestão participativa da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo (PB) /

    A Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo é uma Unidade de Conservação do grupo de Uso Sustentável, da categoria Floresta Nacional, a qual de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) caracteriza-se por ser uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas. Visando um fortalecimento nas ações de preservação ambiental em Unidades de Conservação e o cumprimento dos objetivos das mesmas, o presente estudo teve o objetivo de fortalecer ações institucionais através da análise das atividades de Educação Ambiental implantadas na Flona Restinga de Cabedelo, pelo programa de voluntariado, e compreender como as mesmas puderam subsidiar a gestão de uma unidade de conservação. Para atingir os objetivos propostos nessa pesquisa, seguiu-se um roteiro metodológico, que norteou o estudo com o desenvolvimento baseado na investigação qualitativa, de caráter exploratório, por meio da pesquisa-ação, de cunho social. Também foram realizadas revisões bibliográficas e análise documental. Através deste trabalho foi possível perceber que o incentivo e a execução de atividades de EA foram de fundamental importância para auxiliar a UC no cumprimento de suas funções, e na promoção do entendimento de seus objetivos para os diversos segmentos da sociedade e comunidades do entorno, no que diz respeito à sua importância tanto ecológica quanto econômica e social.

  • 2017-09-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Arborização urbana em João Pessoa – PB : olhares e contribuições à gestão

    O processo de urbanização em consonância com o aumento da especulação imobiliária ocasionou em supressão de parte da vegetação, levando a problemas como o aumento das temperaturas das cidades. Uma das ações para reverter parte deste processo e melhorar a qualidade de vida das pessoas é a arborização urbana. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como este processo acontece no município de João Pessoa, a partir da visão de diferentes atores, sendo estes, gestores diretamente responsáveis pela gestão deste processo e a população. O trabalho se deu por um estudo de caso, de cunho qualitativo-quantitativo e exploratório, buscando, através da análise de conteúdo, a interpretação dos dados informados pelos atores envolvidos. Além de um levantamento bibliográfico, a construção desta pesquisa também se deu por visitas a campo e consequentemente, a realização de entrevistas e registros fotográficos. Pode-se perceber então, o grau de informações e envolvimento da população com a temática, além de compreender como acontece o processo de arborização do município, identificando o modelo de gestão e também mecanismos que contribuem para este processo, bem como a identificação de áreas que foram arborizadas pela compensação ambiental das empresas concessionárias de veículos da cidade em cumprimento da Lei Municipal Nº 11.878/2010, além de propor recomendações para melhoria deste processo. Portanto, a pesquisa pode evidenciar que 82,9% dos participantes não sabem como é realizado o processo de arborização urbana no município e ainda, verificou-se também que 59% classificam João Pessoa como uma cidade arborizada, mas sentem a necessidade de mais árvores. Para estas questões se faz necessário o envolvimento da população através de projetos de educação ambiental e também, o desenvolvimento de programas que auxiliem a gestão da arborização urbana.

  • 2018-03-27
    Dissertação

    ANÁLISE DINÂMICA NÃO LINEAR E ANÁLISE DE QUANTIFICAÇÃO DE RECORRÊNCIA APLICADAS NA CLASSIFICAÇÃO DE DESVIOS VOCAIS

    Disfonia representa qualquer dificuldade na emissão vocal que prejudique a produção natural da voz. Técnicas de processamento digital de sinais vêm sendo empregadas como ferramenta auxiliar na avaliação de desvios vocais, trazendo maior conforto ao paciente. Algumas medidas não lineares, baseadas na teoria do caos, foram empregadas,neste trabalho, em conjunto com medidas de quantificação de recorrência para a análise discriminativa destes desvios. Dois estudos de caso foram realizados nesta pesquisa. No caso 1 foi feita a discriminação de vozes adultas saudáveis e desviadas (rugosidade, soprosidade e tensão) e no caso 2 foi avaliada a discriminação da intensidade dos graus dos desvios vocais de vozes adultas (Grau 1-voz normal, Grau 2 - voz considerada com desvio leve e Grau 3 - voz considerada com desvio moderado). As características da análise dinâmica não linear empregada no processo de classificação foram a Dimensão de Correlação e o Primeiro Mínimo da Função de Informação Mútua. As medidas de quantificação empregadas foram o Determinismo, a Entropia de Shannon, o Comprimento Médio das Linhas Diagonais, o Comprimento Máximo das Linhas Verticais e a Transitividade. O Passo de Reconstrução também foi utilizado no processo de classificação. Por meio dos testes estatísticos, foi avaliado o potencial de cada característica em discriminar os tipos de sinais de voz considerados. Foi utilizada a rede neural MLP (Multilayer Perceptron), com o algoritmo de aprendizado supervisionado Gradiente Conjugado Escalonado (SCG), no processo de classificação. Avaliando o desempenho do classificador utilizando as medidas, de forma individual e combinada, foram obtidos, como melhores resultados, uma acurácia média de 91,17% na distinção entre as vozes saudáveis e soprosas com as medidas Transitividade e Passo de reconstrução. Com relação à discriminação entre a intensidade dos graus dos desvios, obteve-se uma acurácia média de 94,5% entre os Graus 1 e 3, com a combinação das medidas Determinismo, Entropia, Transitividade, Primeiro Mínimo da Função de Informação Mútua e o Comprimento máximo das linhas verticais. Os resultados encontrados, nesta pesquisa, indicam que as medidas não lineares, baseadas na teoria do caos, com as medidas de quantificação de recorrência foram eficientes para detectar a presença e o grau dos desvios vocais, podendo ser empregada em métodos de avaliação, triagem e monitoramento vocal.

  • 2018-11-08
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Marcadores do discurso e plano de texto. A estruturação discursiva em artigos científicos publicados na Revista Principia

    O discurso científico é aquele por meio do qual se constrói, divulga e operacionaliza a ciência, que possui importante valor econômico e cultural na sociedade atual. Por isso, é crescente o interesse pelo estudo de suas características enquanto gênero argumentativo, com foco em diferentes aspectos. O uso de um tipo de estratégia retórica caracterizada pelos marcadores discursivos (MDs) tem sido menos investigado. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi determinar a ocorrência e características do uso dos MDs, em particular dos organizadores textuais, nos artigos científicos publicados na Revista Principia, em função do plano de texto, na estruturação do discurso acadêmico-científico. Os objetivos específicos foram: determinar as ocorrências dos marcadores discursivos na inter-relação com o plano de texto; determinar as diferenças no uso dos marcadores discursivos em função do estatuto do locutor, i.e., como jovem investigador e investigador sênior, e; determinar as diferenças no uso dos marcadores discursivos em função da área de conhecimento dos autores. Para isso, foram observados os planos de texto presentes e a ocorrência dos diversos tipos de marcadores discursivos em um corpus composto por 24 artigos submetidos ao referido periódico, por meio do uso de estatística descritiva básica (registro das ocorrências e de sua frequência). Em seguida, os resultados foram observados qualitativamente, relacionando as ocorrências às partes do plano de texto em que apareceram, com maior atenção aos organizadores textuais como estruturadores do discurso, e observando as diferenças entre os grupos: investigadores doutorados e não doutorados, investigadores das ciências e das humanidades. Os resultados mostraram que os marcadores discursivos contribuem na estruturação dos planos de texto e que o gênero discursivo condiciona a ocorrência e uso dos marcadores discursivos, com cada parte do plano apresentando maior ocorrência de marcadores com características semelhantes às da respectiva parte, como é o caso dos MD com valor argumentativo na seção de Resultados. Mostraram ainda que a estrutura privilegiada é cumulativa, sem ocorrência de MDs. A área de conhecimento dos autores interfere na ocorrência e uso dos marcadores discursivos: a proporção de uso de marcadores é maior entre os investigadores das humanidades do que entre os das ciências. A hipótese de que o estatuto dos locutores, como jovens investigadores ou como investigadores seniores, interfere na ocorrência e uso dos marcadores foi parcialmente confirmada.

  • 2018-11-20
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A influência entre os estilos de liderança sobre o comprometimento organizacional : um estudo em um instituição de ensino do Município de Guarabira - PB

    A liderança possui um importante papel de influenciar e essa habilidade é necessária para que possa elaborar condições construtivas na relação líder-liderado. As mudanças que vem ocorrendo na sociedade e no cenário social concede uma reestruturação nas instituições escolares que resultam em formas concretas de gestão e liderança. A importância do papel da liderança na escola resultará em melhoria no desenvolvimento das organizações escolares e principalmente a todos que fazem parte da comunidade escolar. Diante disso o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre estilos de liderança e comprometimento organizacional dos funcionários na Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Gustavo Amorim do município de Guarabira – PB. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória com abordagem quantitativa. Foram aplicados questionários a todos os funcionários da instituição sendo assim caracterizado um estudo de censo. A coleta de dados foi dividida em dois questionários, o primeiro realizado com a gestão da escola. Este questionário foi elaborado por Almeida (2007) e nele estão estruturadas as tipologias de liderança sendo elas: traços, comportamento orientado para tarefas, comportamento orientado para pessoas, contingencial e transformacional. O outro questionário foi aplicado para os demais funcionários da escola sobre a ótica multidimensional do comprometimento organizacional, aplicando os três indicadores de Meyer e Allen (1991) sendo eles: afetivo, instrumental e normativo. Diante dos resultados obtidos, a gestão da escola tem predominância de dois estilos de liderança o comportamento orientado para pessoas e a liderança transformacional. Constatou-se que os comprometimentos organizacionais dos funcionários apresentaram vínculo afetivo, normativo e instrumental. E por fim encontrou correlações entre o estilo de liderança e o comprometimento, no qual o estilo transformacional teve maior influência entre os comprometimentos afetivo e normativo.

  • 2018-11-20
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Análise dos aspectos da cultura organizacional dos servidores do Instituto Federal da Paraíba - IFPB

    Cada organização possui uma história construída ao longo do tempo que apresenta uma cultura própria e pode ser determinada por suas práticas, valores e a forma como funciona. Tendo em vista as modificações ocorridas no sistema educacional brasileiro, a ampliação e a expansão do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, e a importância desse tema para a atualidade, esta pesquisa teve como objetivo a análise dos aspectos da cultura organizacional dos servidores do Instituto Federal da Paraíba – IFPB. A pesquisa se desenvolve através de uma análise exploratória, descritiva e com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário desenvolvido pelo Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional, que aborda cinco fatores relacionados com os valores e práticas da cultura organizacional: valores de profissionalismo cooperativo, valores associados à satisfação e bem-estar dos empregados, práticas de integração externa, práticas de recompensa e treinamento, práticas de promoção de relacionamento interpessoal. Os resultados sugerem que os servidores não sentem que a instituição se preocupa com sua satisfação e não percebem que há recompensas para os funcionários que se destacam dos demais. Diante do exposto, sugere-se a análise constante do comportamento organizacional, para que se tome medidas que gerem satisfação e bem-estar e a cultura do IFPB torne-se cada vez mais forte.

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