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Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2016-11-07
    Dissertação

    DESENVOLVIMENTO DE SUPERFÍCIES SELETIVAS EM FREQUÊNCIA COM BANDA DUPLA DE OPERAÇÃO BASEADAS NA GEOMETRIA ESTRELA DE QUATRO BRAÇOS ASSOCIADA A ANÉIS TRAPEZOIDAIS

    A principal finalidade das telecomunicações é suprir a necessidade humana de se comunicar à distância. Ultimamente, devido ao intenso crescimento de aplicações que utilizam os sistemas de telecomunicações, a demanda de disponibilidade de bandas de frequência do espectro eletromagnético tem se tornado cada vez maior, gerando necessidades de novas tecnologias para suprir estes requisitos específicos tanto de resposta em frequência, como níveis de potência. Neste contexto, as FSS vêm recebendo a atenção de diversos grupos de pesquisa, pois podem desempenhar um papel fundamental na otimização de circuitos e antenas. Neste trabalho, é proposto o desenvolvimento de superfícies seletivas em frequência com banda dupla de operação, baseadas na geometria, estrela de quatro braços associada a anéis trapezoidais. Inicialmente, as características de cada geometria são analisadas separadamente. Em seguida, discute-se o efeito da associação das duas geometrias. São propostas as equações iniciais de projeto e apresentados os resultados numéricos, obtidos com a simulação com o software Ansys Designer™, sendo esses comparados com resultados experimentais, observando-se uma boa concordância entre os mesmos. Como exemplo de potencial aplicação, uma frequência de ressonância indesejada é deslocada e uma FSS com banda dupla de operação é obtida. Considerando as características observadas, assim como a flexibilidade no ajuste da resposta em frequência, a geometria proposta é, potencialmente, atrativa para aplicações tais como FSS reconfiguráveis e paredes inteligentes.

  • 2016-07-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A IMPLEMENTAÇÃO DE CONCEITOS DE AUTOGESTÃO E SEU IMPACTO NA SATISFAÇÃO DO TRABALHADOR: O CASO DE UMA REDE CORRESPONDENTE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS

    O presente estudo tem o intuito de analisar o impacto da implementação de conceitos de autogestão na satisfação do trabalhador do nível 1 do setor de qualidade de uma organização que presta serviços de correspondência bancária. O tema de autogestão tem se evidenciado nos últimos anos no meio administrativo devido ao processo de empoderamento social que tem surgido ao longo dos anos nas principais sociedades democráticas do mundo, gerando eminentes consequências ao modelo de gestão em voga nas organizações, que historicamente desde os primórdios da administração se utilizam da heterogestão para gerir seu trabalhador. O foco da pesquisa foi levantar qual o impacto desse processo sobre a satisfação dos colaboradores de uma organização que apostou na implementação de conceitos de autogestão, democratizando seus processos de maneira que possibilitou ao seu quadro de funcionários ter mais autonomia na execução do seu trabalho diário. Essa pesquisa é de natureza aplicada, descritiva, tendo uma abordagem quali-quantivativa, do tipo bibliográfica e um estudo de caso. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário composto por dezenove afirmativas e mais duas questões discursivas, aplicado a uma escola tipo likert, através de contato direto. De acordo com os resultados pode-se verificar os principais conceitos implementados na equipe de trabalho e sua intensidade, pode-se levantar de forma clara que a implementação de conceitos de autogestão atua de maneira positiva quanto a satisfação dos colaboradores da amostra pesquisada, os resultados ainda contribuíram de forma a relacionar a teoria da autogestão e seu impacto na satisfação dos colaboradores participantes.

  • 2017-09-09
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O PAPEL ESTRATÉGICO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA O NEGÓCIO: ESTUDO DE CASO DE UMA CORRETORA DE SEGUROS

    Considerando o papel estratégico que o sistema de informação exerce no mundo dos negócios, o presente trabalho tem por objetivo identificar a real importância que o sistema de informação possui na área da gestão empresarial no setor de seguros, e de uma forma geral realizar o planejamento estratégico para implementação de um sistema de informação que possa dar suporte a análise de dados e tomados de decisão, com a sugestão de um sistema ERP. A pesquisa é descritiva com abordagem quali-quantitativa que utilizou para coleta de dados à aplicação do questionário, com amostra de seis funcionários da corretora, juntamente com procedimentos bibliográficos e observação pode-se obter o resultado da pesquisa. Constatou-se que, o sistema de informação atua como um papel importante no gerenciamento e na tomada de decisão, sendo ela uma ferramenta estratégica da empresa, pois através do sistema suas informações serão rápidas, precisas e principalmente úteis, garantindo uma estruturação de gestão diferenciada. Além disso, irá auxiliar no processo de tomada de decisões pelos gestores.

  • 2015-06-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CONTROLE DE MATERIAIS: Estudo de caso em um órgão público paraibano

    Este trabalho tem como objetivo identificar os impactos envolvidos pela utilização de um sistema de informação de controle de gerenciamento de materiais em um órgão público da Paraíba. Para isto, utilizou-se da observação participante do autor, como também, entrevista com os usuários do sistema no órgão. Foram identificados problemas advindos da não utilização de uma gestão de materiais eficiente e a falta de um sistema informatizado para gerenciamento de materiais, os benefícios que a utilização do sistema trouxe para organização e também as dificuldades no processo de utilização. Os resultados mostraram vários benefícios advindos da utilização de um sistema de informação na área de administração de materiais, porém, foram encontradas também algumas dificuldades a partir do início da utilização. Concluiu-se que é imprescindível a utilização de um sistemas de informação para controle de gerenciamento de materiais para a organização, trazendo diversos benefícios, e facilitando o gerenciamento dos recursos em geral.

  • 2016-03-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    História, estratégias e evolução da Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios : uma análise no período de 2007 a 2016

    Componentes da estratégia devem ser estudados historicamente, pois isto permite conhecer a evolução de todos estes itens e consequentemente ajudará a organização a se posicionar estrategicamente (MAXIMIANO, 2010). Com o objetivo de descrever o processo de definição das estratégias da Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios (UAG) entre os anos de 2007 e 2016, avaliou-se por meio deste estudo a trajetória histórica da UAG e a evolução de seus cursos superiores no tocante a Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura, os quais compõem as dimensões de avaliação dos Cursos Superiores Presenciais e EAD estabelecidas pelo MEC. Em relação aos aspectos metodológicos utilizados, a natureza foi aplicada e, quanto aos objetivos, a pesquisa foi exploratória. Foi adotada a pesquisa bibliográfica e documental e a coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas não dirigidas, além de análise documental, na qual permitiu identificar a inexistência de planejamento estratégico formal no setor alvo do estudo. As estratégias da UAG no período analisado foram do tipo emergentes, pois surgiram em resposta às oportunidades proporcionadas pelo ambiente. Concluiu-se que a infraestrutura hoje ainda não atende aos requisitos do MEC. Porém, o projeto para 2017 é que se obtenha nota máxima em Infraestrutura a partir da nova estrutura que está sendo construída, bem como nota máxima em organização didático-pedagógica. Já com relação ao Corpo Docente pode-se considerar que ele está em construção até 2018, quando o número de Doutores na Unidade crescerá e poderá elevar a nota na avaliação de cursos.

  • 2016-09-05
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A importância da acuracidade dos recursos materiais em processo: estudo de caso em uma empresa de laminados sintéticos

    O presente trabalho objetiva analisar o processo de inventário físico dos recursos materiais presentes no setor produtivo da organização. A análise foi realizada em uma empresa do ramo de laminados sintéticos, localizada em Bayeux – PB, e utilizou como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada realizada com o supervisor do setor de Programação e Controle da Produção da empresa. Este setor, quando presente nas organizações, é o responsável pela realização do inventário e levantamento da acuracidade dos recursos materiais em processo. O conhecimento das informações de estoque e acuracidade é importante para o PCP conseguir programar e controlar a produção com a máxima efetividade. Uma informação equivocada dos saldos de estoque pode levar a uma decisão errada na área de planejamento de compras, atrasar a produção ou até levar a falta de produto para o cliente. Como os materiais em processo são os itens de maior dificuldade de controle, pelo fato de estarem em “movimentação”, o enfoque se deu para este tipo de material. Na empresa estudada, há classificação dos recursos materiais, e a acuracidade dos itens no setor produtivo é levantada mensalmente, porém nunca o índice de 100% foi atingido. A meta da empresa é de 85%, que se demonstra uma meta pouco árdua e permite uma grande perda de material presente no setor da produção. O controle de estoques é uma tarefa desafiadora, principalmente se tratando de materiais em processo, logo é fundamental a existência de um índice de controle, como a acuracidade, com uma meta rígida para evitar perdas, sendo realizada regularmente, para assim ajudar as decisões de planejamento de estoques e compras, impedindo atrasos no setor produtivo.

  • 2014-09-04
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    MODELO DE NEGÓCIOS : CRIAÇÃO DO MODELO CANVAS DE NEGÓCIOS DE UMA LOJA DE INFORMÁTICA

    O mundo dos negócios evoluiu de tal forma que novas tendências e formas de gerenciar a estratégia de uma empresa evoluíram em conjunto, surgindo uma gama de novas ferramentas e modelos de negócio. Para tanto, o presente estudo procurou construir e validar o Modelo Canvas de Negócios da Computador & Cia, empresa de informática da cidade de João Pessoa, seguindo a metodologia proposta por Osterwalder e Pigneur (2011), buscando dissemina-la para contribuir também com a redução do índice de mortalidade de empresas brasileiras. A pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, utilizando o método de pesquisa-ação. A coleta dos dados foi realizada com observação participante, análise documental e workshops, enquanto a análise dos dados foi feita através da Análise de Conteúdo. Com os resultados alcançados observou-se que o modelo de negócios elaborado é viável e constituiu uma boa oportunidade para penetração no mercado de Sistemas de Gestão Empresarial, principalmente devido à comercialização conjunta do sistema, suporte e assistência técnica; relacionamento com os clientes; preço baixo e parcerias com contadores e SEBRAE Tec. Porém o modelo possui o fator preocupante que é a dependência de um único fornecedor do sistema por parte da Computador & Cia.

  • 2016-03-28
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    FLUXOS PROCESSUAIS DA DIVISÃO DE PESSOAL DA CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - UMA ANÁLISE

    O presente trabalho teve como objetivo analisar o fluxo processual da Divisão de Pessoal da Controladoria Geral da União no estado da Paraíba. Identificando o tempo de trabalho com vistas a quantificar a inserção de dados no SGI e no aplicativo auxiliar no Excel, avaliando as variáveis que influenciam no fluxo processual do setor, descrevendo as possíveis falhas encontradas e sugerindo um novo fluxo de trabalho para a DIPES. Como instrumento de coleta de dados foi usado à observação in loco participativa. Como essa análise foi possível constatar que a o Sistema de Gerenciamento de Informações da CGU-PB (SGI) não é efetivo no controle de processos de Atos de Pessoal, além de identificar atividades do fluxo processual que não agregavam valor. Também foi possível melhor distribuir as tarefas entre os participantes do fluxo e delegar responsabilidades. Com a pesquisa foi possível otimizar o trabalho do setor, tornando-o mais rápido, eficaz e cumprindo as metas estabelecidas.

  • 2017-07-09
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O IMPACTO DAS FALHAS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO.

    A comunicação está presente em todas as organizações, e quando bem fundamentada, é um suporte para o seu bom funcionamento e integração dos seus colaboradores. Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever o processo de comunicação e os seus impactos nos processos administrativos de um setor público, e como objetivos específicos compreender a gestão integrada dos processos, descrever o processo de comunicação interna e identificar possíveis falhas no processo de comunicação, descrevendo suas consequências, e buscando propor melhorias no processo comunicativo, se necessário. A pesquisa caracteriza-se como aplicada quali-quantitativa, descritiva, bibliográfica e estudo de caso. Em relação à coleta de dados, deu-se por observação in loco na organização analisada. Como resultado de pesquisa, foi perceptível que os meios de comunicação mais utilizados são informais, não utilizando o sistema que existe no órgão, e que dessa comunicação informal são desencadeadas falhas que atingem diretamente na integração de processos existentes no órgão.

  • 2016-03-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Risco de crédito e comportamento financeiro de potenciais empreendedores: uma aplicação com potenciais clientes de Programas de Empreendedorismo

    Diante de um ambiente mercadológico com alta competitividade, os gestores necessitam cada vez mais tomar decisões de modo ágil, no entanto, essa tomada de decisão deve se dar de modo consciente e embasando para que não haja comprometimento do futuro da empresa. Deste modo, é essencial que o gestor desenvolva práticas cotidianas que envolvam uma gestão de riscos eficaz, já que quanto mais mapeados e analisados, menor será o risco de executar determinada atividade. Sendo assim, a presença do gerenciamento de riscos apresenta-se como uma das principais ferramentas estratégicas de uma empresa, principalmente em instituições financeiras, que trabalham constantemente com conceitos de risco de crédito, esses que envolvem a possibilidade de a instituição financeira não receber o valor de um empréstimo, podendo ser considerado como a taxa de inadimplência esperada.Em virtude deste cenário, este Trabalho de Conclusão de Curso, de cunho quantitativo, tem como objetivo a identificação das variáveis podem explicar a relação entre o comportamento financeiro de potenciais beneficiários do Empreender Paraíba e o seu risco de crédito. Para coleta de dados optou-se pela aplicação de questionário, formulado por 24 perguntas, aplicadas indiretamente por meio da ferramenta do Google Docs. A tabulação de dados foi realizada através do software Microsoft Office Excel 2007. A análise de dados, por sua vez, foi feita através do software SPSS. Participaram da pesquisa124 potenciais empreendedores. No entanto, é interessante destacar que a amostra obtida não se relaciona a base de dados da Secretaria Executiva do Empreendedorismo – responsável por operacionalizar o Programa Empreender Paraíba, sendo considerada, portanto uma amostra potencial beneficiária, tendo em vista que todo empreendimento necessita de um investimento monetário inicial. Sendo assim, os resultados obtidos na pesquisa estão restritos a amostra utilizada, não cabendo generalizações. Os resultados obtidos evidenciam que variáveis como maior quantidade de filhos, maior número de dependentes financeiros, maior investimento inicial e maior quantidade restante de parcelas de financiamento de veículos ou de empréstimos bancários influenciam positivamente a situação de inadimplência. Palavras-chave: Comportamento financeiro, Gerenciamento de riscos.

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