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Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2018-11-22
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A questão da acessibilidade das pessoas com deficiência nos estabelecimentos comerciais varejistas em vestuário na cidade de Mamanguape

    Como a acessibilidade no comércio ainda é um assunto pouco discutido, a seguinte pesquisa procura analisar a questão da acessibilidade no comércio varejista de vestuário na cidade de Mamanguape-PB. Diante das normas técnicas- ABNT juntamente com a lei 10.098 que estabelece a garantia de um ambiente acessível a todos. Nesta pesquisa quantitativa descritiva exploratória iremos verificar a real situação das empresas da cidade de Mamanguape em termos de ambiente acessível. Por meio de coleta de dados, a pesquisa tem como objetivo mensurar a quantidade de lojas que possuem acessibilidade e as que não possuem. Conforme o desenrolar da pesquisar e aplicação de questionários para entender a situação das empresas e observou uma grande de falta de estrutura conforme as normas e atendimento qualificado. Portanto, este estudo é importante para a sociedade se conscientizar e também para os comerciantes analisar a situação do seu comércio através das questões respondidas para cada questão feita com esse trabalho.

  • 2016-03-28
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Análise das mudanças ocorridas nas contas a receber numa instituição de ensino superior privada advindo da oferta do programa de financiamento estudantil - FIES

    O crescimento das instituições de ensino superior privadas na década de 2000 ocorreu principalmente devido aos incentivos fiscais dados pelo Governo Federal. O presente estudo tem por objetivo analisar e descrever as mudanças nas Contas a Receber de uma instituição de ensino superior privada, advindas da variação de oferta do programa de financiamento estudantil FIES, no período de 2012 a 2015. Tem como objetivos secundários apresentar as mudanças nas normas do FIES de 2012 a 2015, bem como suas consequências e analisar as mudanças nos números de matrículas e no faturamento bruto. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa e, pelos métodos, um estudo de caso, onde os mecanismos de obtenção de dados foram relatórios gerenciais fornecidos pela instituição. Os resultados apontam uma substancial mudança nas Contas a Receber, caracterizado pelo aumento de alunos financiados pelo FIES.

  • 2016-12-22
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Qualidade de vida no trabalho ergonomia da atividade: perspectivas de promoção da saúde no serviço público

    Ao longo dos últimos anos, as organizações públicas e privadas têm sido impactadas por transformações de natureza econômica, social e cultural, modificando os relacionamentos existentes entre gestores e trabalhadores. Nesse contexto, as corporações têm investido cada vez mais em programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e Ergonomia do Trabalho, como medidas eficazes à necessidade de adaptação e reestruturação produtiva exigidas por essas transformações, por meio de indivíduos mais saudáveis laboral e fisicamente. Este estudo objetivou compreender as propostas de promoção da saúde na perspectiva de QVT e da Ergonomia da Atividade. Utilizou-se da metodologia descritiva com enfoque bibliográfico e documental, fazendo, inicialmente, uma revisão no campo conceitual e histórico da Administração Pública brasileira até a implantação do Novo Serviço Público. Em seguida, buscou-se caracterizar as performances da QVT e da Ergonomia da Atividade, explicitando as perspectivas predominantes e suas limitações. Conclui-se que as duas abordagens de QVT, aliadas, podem desencadear resultados mais promissores e eficazes no âmbito da promoção à saúde nas organizações. Desta forma, acredita-se que um real investimento na Qualidade de Vida no Trabalho alinhado a teoria do Novo Serviço Público, por parte das organizações, ao consultar os trabalhadores e perceber as suas reais necessidades e expectativas, tornará o trabalho mais humanizado ao buscar promover um saudável clima laboral.

  • 2017-11-14
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Finanças Pessoais: uma análise acerca do conhecimento em finanças pessoais dos acadêmicos do curso de gestão comercial no Instituto Federal da Paraíba, Campus Guarabira

    Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos alunos do Curso Tecnólogo em Gestão Comercial do IFPB campus Guarabira, no que diz respeito às suas finanças pessoais, com finalidade de analisar, avaliar e verificar a utilização destes conhecimentos de finanças pessoais e seu planejamento financeiro. Para atingir tal propósito foi realizada uma pesquisa quantitativa com os dados obtidos por meio de um questionário fechado, aplicado a uma amostra de 85 alunos. Nesta pesquisa pode-se observar que os alunos deste curso possuem baixo nível de conhecimento sobre educação financeira e planejamento financeiro. Além disso, verificou-se que mais da metade dos alunos não fazem nenhum planejamento financeiro. Contudo, os alunos relataram que o curso de Tecnólogo em Gestão Comercial tem melhorado a visão sobre os conhecimentos financeiros e administrativos e que uma disciplina sobre Finanças Pessoais seria de grande utilidade. Este estudo limitou-se a pesquisar apenas os alunos do curso de Gestão Comercial, sugerem-se novas pesquisas em outros cursos com o intuito de realizar comparativos e verificar os comportamentos quanto às finanças pessoais.

  • 2019-05-14
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A satisfação dos discentes quanto ao desempenho dos docentes no CST em gestão comercial do IFPB Campus Guarabira

    O Ensino Superior está sempre buscando melhorias na qualidade dos serviços prestados, isto é, no modo de ensino, já que está lidando com diferentes personalidades, no qual cada um tem um determinado ponto de vista em relação ao processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi fazer uma análise da satisfação dos discentes do Curso de Gestão Comercial do IFPB Campus Guarabira relacionado ao desempenho dos docentes em sala. Uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza quantitativa foi realizada através de um questionário online, a forma de ensino foi analisada tomando como base os questionamentos em relação à disciplina do curso, docentes e a autoavaliação feita pelos discentes. O questionário foi aplicado aos discentes do 1º ano letivo de 2017.1 A avaliação é capaz de oferecer um feedback que possibilita uma melhoria no modo de ensino e que consequentemente é de grande importância na aprendizagem do alunado. Os resultados obtidos na avaliação da disciplina evidenciaram a necessidade de uma melhoria nos itens: didática e clareza e tempo de estudo. A avaliação por si só não é capaz de transformar o ambiente de ensino/aprendizagem, mas fornece informações que podem ser molas propulsoras para a reflexão da prática docente e discente.

  • 2018-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Controle de qualidade um estudo de caso no departamento de qualidade da empresa Aquavita

    As empresas estão cada vez mais preocupadas com os desperdícios de seus recursos, para tentar sanar este problema as empresas estão investindo em qualidade para aumentar a produtividade e por consequência melhorar a utilização de seus recursos. É de suma importância que as empresas busquem pela qualidade continua para evitar que as mesmas fiquem estagnadas ao decorrer do tempo. Por isto, este trabalho teve como objetivo geral analisar os procedimentos aplicados para o controle da qualidade na empresa Aquavita, classificada como pesquisa qualitativa, sendo que a coleta de dados foi do tipo observação participante e estudo de caso do tipo avaliativo. O controle de qualidade é dividido em três partes que são: recebimento da matéria prima, acompanhamento do processo produtivo e garantia nutricionais de matéria primas e produtos acabados. Chega-se ao entendimento que quando o controle da qualidade da empresa aplica os procedimentos adequados, o mesmo possibilita o alcance de uma produtividade alta.

  • 2018-08-30
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Gestão ambiental e turismo de base comunitária em Camurupim no município de Marcação/PB

    A aldeia Camurupim localiza-se na cidade de Marcação/PB e está situada em duas unidades de conservação federais. A partir de uma visitação como turista na região e um diálogo com o barqueiro notou-se que alguns aspectos do turismo e da preservação da região poderiam ser melhorados. Foi desenvolvido um projeto de extensão como objetivo de contribuir para diminuição dos impactos ambientais negativos e também para beneficiar e reconhecer a cultura local. Foram realizadas duas visitas na localidade para captação de informações pertinentes ao estudo, onde foram analisados o roteiro do barqueiro, os aspectos ambientais da região e a cultura local. O primeiro momento foi para o entendimento do funcionamento do turismo na região, na segunda visita foram observados aspectos das ações que já estavam sendo realizadas e também questões mais técnicas, a exemplo da preservação da área, análise do roteiro, viabilidade das intervenções além de uma conversa com o barqueiro e a possibilidade da criação de uma hospedagem. A partir disso foi desenvolvido um planejamento com base na gestão ambiental em que foram propostas ações para a valorização do turismo na região de uma forma ambientalmente correta, e também para um reconhecimento maior da cultura indígena local. Além disso, será entregue aos barqueiros uma cartilha que auxiliará na sua interação com os turistas e serão propostos cursos de qualificação para a comunidade local.

  • 2018-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Qualidade no atendimento ao cliente: um estudo de caso na empresa Marcelo cabeleireiro e cosméticos

    O setor de serviços, em especial o setor da beleza é um mercado em expansão. Por isso, conhecer a percepção dos usuários com relação a qualidade do atendimento é de fundamental importância para aprimoramento dos serviços prestados. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos clientes com relação à qualidade no atendimento da empresa Marcelo Cabeleireiro e Cosméticos. Esta pesquisa é quantitativa e qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. A ferramenta utilizada para mensurar a qualidade percebida foi a escala SERVQUAL e a amostra foi composta por 218 clientes. A pesquisa mostra uma baixa percepção de qualidade dos serviços em várias questões de todas as dimensões. Foi analisado através do SERVQUAL as dimensões de confiabilidade, responsabilidade, garantia, empatia e tangibilidade; de todas essas dimensões a que apresenta um resultado mais crítico foi a de garantia, pois todas as questões apresentam percepção negativa, já as dimensões de confiabilidade e empatia, apesar de terem questões com resultado positivo, a maioria das questões teve resultado negativo, nas dimensões de responsabilidade e tangibilidade os resultados entre percepção positiva e negativa foram iguais, o que representa a necessidade de aprimoramento em alguns serviços. Os resultados desta pesquisa têm importância para o salão de beleza aprimorar a percepção dos clientes quanto a qualidade dos serviços, estabelecendo um diferencial competitivo para sua empresa.

  • 2017-02-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Mix de marketing estratégias utilizadas por empresas de móveis e eletrodomésticos na cidade de Guarabira PB

    As ferramentas de Marketing têm se tornado algo indispensável às organizações, pois as mesmas fornecem informações relevantes que auxiliam na análise do mercado e na elaboração de estratégias. Diante disto, essa pesquisa objetiva analisar como estas estratégias têm auxiliado as empresas no alcance dos seus objetivos organizacionais. Para atingir os objetivos, foram realizadas entrevistas em três empresas da cidade de Guarabira-PB, atuantes no comércio de móveis e eletrodomésticos. Observou-se que as empresas utilizam-se do mix de Marketing na elaboração de suas estratégias e que é algo que vem trazendo bons resultados, pois as estratégias de Marketing têm auxiliado essas empresas a atingirem seus objetivos.

  • 2015-01-30
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Gestão de processos: Mapeamento da atividade de compra direta como ferramenta de padronização

    A padronização dos processos é essencial para o desenvolvimento das atividades organizacionais. A partir dela é possível identificar cada etapa do processo, e assim, diminuir a variabilidade no modo de executá-lo. Também é importante para manter a qualidade da atividade desenvolvida, pois com a padronização diminuem-se os erros e aumenta-se o alcance dos resultados. No setor público, a padronização dos processos através de mapeamento ainda não é tão comum como nas empresas privadas, portanto, nesses locais a suscetibilidade a erros é maior e os gargalos ao longo do processo ocorrem com mais frequência. Sabendo da importância do mapeamento de processos como forma de padronização, este estudo teve como objetivo mapear, sob a ótica da Gestão de Processos, o processo de Compra Direta desenvolvido na SER/PB. Para atingir tal objetivo a pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e descritiva quanto aos seus objetivos. Os procedimentos técnicos utilizados tiveram por base a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Teve como população todos os processos (atividades) realizados na Secretaria de Estado da Receita da Paraíba – SER/PB, sendo sua amostra o processo de compra direta desenvolvido no Núcleo de Suporte Administrativo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados à observação in loco e análise processual-documental. Já o tratamento dos dados foi feito tomando como base as teorias utilizadas no decorrer da pesquisa, que possibilitou a descrição detalhada e a modelagem do fluxo do processo escolhido. Como resultado foi possível descrever de forma minuciosa como ocorre a atividade de Compra Direta realizada na SER/PB, detectar as principais falhas que comprometem o seu desenvolvimento, como a demora na sua total execução e ausência de manual de procedimentos, assim como, apresentar a modelagem do fluxo das etapas que compõem a sua realização. Desta forma, após estabelecimento do mapeamento das atividades do processo de Compra Direta na SER/PB, foi possível observar como este processo é importante para a organização, assim como para o seu cliente final (setor que solicitou a compra), que constantemente é prejudicado pela demora na sua execução e ineficácia.

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