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Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2017-11-14
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Fidelização de clientes à marca moto honda no brejo paraibano

    A fidelização de clientes é um processo considerado importante para as estratégias de marketing das empresas em busca de manter os clientes fiéis. O foco desse estudo são os clientes da Moto Honda de segunda compra do município de Pilões-PB. Nesse contexto, definiu-se como objetivo de analisar os motivos que determinam e influenciam na decisão dos clientes a fidelização com as motocicletas da marca Moto Honda. Para tanto, em termos de aspectos metodológicos, caracteriza-se quanto à abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário composto de 17 perguntas com 140 clientes moto Honda de segunda compra. Tendo em vista, a complementação dos dados que foram coletados em campo, aplicou-se um questionário com quatro perguntas abertas e semiestruturadas com os Agentes da Concessionária Honda local, afim de conhecer o perfil da marca e quais as estratégias são utilizada para manter os clientes fiéis. A análise dos resultados utilizou a escala de Likert sendo feito o cálculo do Ranking Médio. Na amostra analisada dos 140 participantes da pesquisa, 94,29% são do sexo masculino e 5,70% do sexo feminino, distribuídos em uma faixa etária variando entre 18 anos e mais de 57 anos, sendo 44, 29% entre 18 e 27 anos.Resultados obtidos conforme a análise da escala de Likert, o ranking médio apresentou os valores variaram de forma geral entre 3 (regular) e 5 (excelente), com predominância de 4(bom), esses dados confirmaram o grau de satisfação, comprovando a fidelização dos clientes entrevistados com a marca moto Honda. Comprovou-se que as estratégias utilizadas como a facilidade de pagamento, status que representa a marca moto Honda, além da qualidade dos produtos e motor, representam os principais fatores que satisfazem os clientes e os tornam fidelizados.

  • 2016-05-09
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    ANÁLISE DOS FATORES INTERVENIENTES NA CONCESSÃO DE INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO E PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO NO IFPB

    Aperfeiçoar os processos organizacionais é um desafio, sobretudo, na administração pública, que possui suas atividades regulamentadas, e muitas vezes limitadas, a um grande número de formalidade que pressupõe a garantia da legalidade dos seus atos. Com o objetivo de avaliar os fatores que interferem na análise dos processos de incentivo à qualificação e progressão por capacitação no IFPB, analisou-se o atual fluxo dos processos através da sua identificação, descrição e representação gráfica. Quanto aos aspectos metodológicos utilizados, o estudo possui abordagem qualitativa e classifica-se, quanto à finalidade, como aplicada e, quando aos objetivos, como exploratória e descritiva. A técnica utilizada para coleta dos dados foi observação participante, além da análise de documentos institucionais, que consistiu principalmente no registro manual e acompanhamento das atividades realizadas na CCQP, das interações do setor com as Unidades de Gestão de Pessoas dos campi e coordenações da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGEP) e do relacionamento com os servidores no atendimento direto. Concluiu-se que os principais fatores que interferem na análise de processos de incentivo à qualificação e progressão por capacitação são: a falta de instrumentos que orientam os servidores interessados quanto aos documentos e procedimento para concessão dos benefícios; a formalização das solicitações sem a devida instrução processual; e a ausência de uma estratégia de logística que permita eficiência na tramitação de processos entre os campi e a reitoria.

  • 2017-09-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Exposição conceitual da política de concessão de crédito de uma cooperativa de crédito

    O trabalho teve como objetivo analisar a política de concessão de crédito dentro de uma cooperativa de crédito. Para isso o autor buscou comparar a teoria de pesquisas bibliográfica ao que é realizado atualmente em uma cooperativa de crédito. Para tanto, o autor apresentou os métodos utilizados no momento de análise de crédito, seja quantitativo e qualitativo, a análise dos prazos e descontos financeiros e a execução da política de cobrança. O autor expôs a justificativa do trabalho, a problemática diagnosticada, os objetivos, geral e específico, bem como a metodologia a ser desenvolvida. O referencial teórico apresentou diversos conceitos, dentre eles: conceito de crédito, os tipos de operações de crédito, os riscos de crédito, as provisões de crédito de liquidação duvidosa, política de crédito, análise de crédito, os cincos C’s do crédito, analise econômica financeira, prazos e descontos financeiros e a política de cobrança. Comparando com a teoria o autor conclui que o que é realizado atualmente na cooperativa segue as variáveis verificadas nas pesquisas bibliográficas, chamando a atenção para o momento da análise qualitativa que expos que não existe um padrão a ser seguido dependendo exclusivamente do analisador.

  • 2016-03-28
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    AS COMPRAS DE MATERIAIS NA REITORIA DO IFPB: UMA ANÁLISE DE CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA

    O objetivo deste trabalho é apresentar o relatório final de estágio e o trabalho de conclu- são do curso de Bacharelado em Administração, vinculada à Unidade Acadêmica de Ges- tão e Negócios do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa. Este estudo trata da análise das licitações de materiais no âmbito da Reitoria do IFPB, com foco na sustentabilidade e eficiência dos processos. A bilbliografia sobre o tema, legislações sobre sustentabilidade e os editais das licitações de materiais ao longo do ano de 2015 foram verificados. Esses dados proprorcionam um panorama/cenário de como são os processos de compras no IFPB através das licitações. Uma entrevista semiestruturada foi realizada com o gestor de compras com a finalidade de análise das informações obtidas. As ações susten- táveis efetuadas pela instituição e perspectivas de melhorias dos processos também foram verificadas

  • 2017-04-18
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Redescobrindo o organizar: um estudo em uma cooperativa de crédito mútuo em João Pessoa

    Analisar o processo de arquivamento de documentos em uma Cooperativa de Crédito Mútuo em João Pessoa foi o objetivo deste trabalho. A principal razão da preferência deste tema foi à necessidade de organização no setor. Foi realizado a partir do mapeamento de processos os fluxogramas e do Quadro de Distribuição do Trabalho (QDT). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, subsidiada pelo Estudo de Campo descritivo, cuja coleta dos dados deu-se através de uma entrevista semiestruturada e da observação. Os resultados apontaram que o processo de arquivamento de documentos possui um fluxo simples, entretanto, é influenciado pelo QDT, ficando assim, comprometido. Nesse sentido, compreendeu-se que o fluxograma e o QDT proporcionaram uma visão sistêmica dos processos e isto traz para cooperativa vantagem competitiva a partir do momento que forem realizadas as modificações

  • 2018-03-05
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Análise de eficiência dos municípios paraibanos na aplicação de recursos do Governo Federal para o Controle da Doença de Chagas – uma investigação por meio de Análise Envoltória de Dados João Pessoa 2017

    No Brasil contemporâneo, ainda é possível observar empirismo na gestão pública municipal. Na perspectiva da promoção da saúde, que é por lei função do município, a análise de desempenho das atividades para a aplicação eficiente dos recursos não é uma prática comum. Especialmente nos municípios do interior, a tomada de decisão baseada em ferramentas e técnicas matemáticas é uma realidade distante. Todavia, para que se atinja a integralidade e universalidade da saúde, prescritos na legislação, a gestão eficiente dos recursos deve ser meta fundamental dos gestores municipais. A Doença de Chagas (DC) é considerada uma doença negligenciada e o Sertão da Paraíba é classificado como zona endêmica, com ocorrência predominante do Triatoma Brasiliensis, registrando uma média de 35 mortes pela DC por ano. Baseado nisso, a presente pesquisa se utilizou de dados secundários para aplicação da ferramenta de programação matemática Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA), segundo o modelo de Retorno Variável de Escala (BCC), orientado a produtos. Trata-se, portanto, de uma pesquisa aplicada com uma abordagem quantitativa e, eminentemente, do tipo descritiva. O objetivo geral foi analisar a eficiência de 32 municípios do Sertão da Paraíba na aplicação dos recursos do governo federal, especificamente, na ação de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas. Para isso, foram selecionados dados de inputs e outputs referentes ao período de 2004 a 2013 e inseridos no programa SIAD v.3.0 para calcular os escores de eficiência de cada Unidade Tomadora de Decisão (DMUs). Os resultados mostraram que, no cálculo da fronteira padrão,apenas 6 DMUs foram consideradas eficientes, o que representa 18,75% do conjunto de DMUs estudado. Ademais, no resultado da eficiência normalizada, apenas uma DMUs obteve escore de 100%, em outras palavras, apenas o município de Nova Olinda foi considerado eficiente. As conclusões apontaram para uma alta divergência nos escores dos municípios em todas as fronteiras analisadas. Além disso, foi possível concluir que o porte econômico do município não reflete no grau de eficiência.

  • 2017-04-19
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    IMPACTO FINANCEIRO NA GESTÃO DE ESTOQUE DOS PRODUTOS COM DEFEITO DE UMA LOJA DE DEPARTAMENTOS

    A logística reversa vem sendo cada vez mais utilizada pelas organizações por ser considerada um instrumento de desenvolvimento socioeconômico que viabiliza a redução de custos durante o processo produtivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a gestão de estoque dos produtos com defeito de uma loja de departamentos e como objetivos específicos compreender o canal logístico reverso de uma loja de departamento do setor de varejo; descrever o funcionamento do sistema de informação logístico reverso da loja; descrever e mensurar os seus custos do Estoque 9000 durante um período de 06 meses e comparar os custos de estoque com alternativas de investimento. Para atingir tais objetivos a metodologia utilizada caracterizou-se como aplicada, exploratório-descritiva, quali-quantitativa, documental e bibliográfica. A coleta de dados se deu por meio de observação in loco, análise de índices e relatórios e de dados obtidos mediante o acesso aos sistemas de informação da empresa. O tratamento e análise dos dados se deram através da utilização da Curva ABC, índices de desempenho logísticos, tabelas e gráficos de barra. Procedeu-se uma revisão bibliográfica visando fornecer o embasamento necessário para a argumentação da temática abordada e a proposição de possíveis intervenções que levem a solução dos problemas encontrados. A partir desta pesquisa foi possível concluir que as dificuldades enfrentadas no processo de devolução dos produtos com defeito retornados à loja são ocasionadas por falhas na transferência de informações provenientes dos sistemas de informação logísticos utilizados pela loja. Também foi possível observar estas falhas têm prejudicado a produtividade do estoque e aumentado os custos operacionais da empresa.

  • 2016-09-12
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FINANCEIRO ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS TRADICIONAIS SEGUNDO O MODELO FLEURIET

    A administração do capital de giro encontra-se inserida no contexto decisório das finanças empresariais devido a sua capacidade de promover melhor entendimento sobre como as organizações geram, aplicam e gerenciam seus recursos financeiros, tendo em vista o equilíbrio ou a sustentabilidade do negócio. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho financeiro de uma empresa do ramo de perfumaria e cosméticos, em João Pessoa-PB, a partir dos seus indicadores de capital de giro e de uma análise econômico-financeira. Para tanto, foram utilizados os indicadores de endividamento, rentabilidade e liquidez, combinados às análises Horizontais e Verticais embasadas pelo modelo proposto por Fleuriet (2003). Assim, o trabalho se caracteriza como um estudo de caso, aplicado com abordagem qualitativa, e apoio da técnica documental de pesquisa para consulta de fontes externas sobre a temática e documentos internos para levantamento dos dados financeiros reais. Com esse intuito, foram analisados os demonstrativos contábeis, como DRE e Balanço Patrimonial dos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014. De modo geral, ao analisar os Capitais Circulantes com base no modelo de Fleuriet, nota-se que a empresa trabalha com certa folga financeira, possuindo uma situação sólida. Porém, é necessário se aprofundar ainda mais para saber o porquê do alto índice de endividamento em curto prazo, tendo em vista o que foi analisado pelo próprio modelo aplicado.

  • 2014-03-20
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    GESTÃO DE PROCESSOS NOS SERVIÇOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB

    O serviço público marcado como ineficiente, vem após a reforma gerencial da administração pública, determinar o que compete ao Estado, o que não o compete, e o que ele apenas deve acompanhar. Dentre uma das atribuições que compete ao Estado, está a de garantir a igualdade e o bem-estar social, uma das maneiras para conseguir esta garantia, é promovendo o acesso à moradia para todos. Em um contexto de um déficit habitacional de 5,4 milhões de moradia no Brasil, para reduzir este quantitativo, torna-se fundamental além de novos projetos para construção de habitação social, também um serviço público eficiente, ágil, que consiga atender a todos com qualidade e rapidez, evitando ruídos e descontentamentos. Um dos principais programas habitacional para reduzir o déficit habitacional é o Programa Minha Casa, Minha Vida, seu processo de seleção está previsto pela Portaria 610/2011 no Ministério das Cidades, porém este processo de seleção pode apresentar desvios de dificultam este atendimento de forma eficiente, como a fuga de processos, influência de outros órgãos, falta de treinamentos. A pesquisa é de natureza aplicada, com objetivos descritivos, trata-se de um estudo de caso, utilizou-se como instrumento técnicos a pesquisa documental, e como instrumento de coleta de dados a entrevista e a observação participante, e teve uma abordagem qualitativa.

  • 2014-05-08
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O PROGRAMA PARAIBANO DA QUALIDADE E O MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO: A IMPORTÂNCIA DA ADEQUAÇÃO DAS SUAS PRÁTICAS AO CRITÉRIO CLIENTES

    O presente trabalho foi desenvolvido para conclusão do curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e teve o objetivo de analisar as práticas de uma empresa sem fins lucrativos frente aos requisitos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), no tocante ao critério clientes. Avaliou-se a adequação das práticas da empresa relacionada à clientes com o respectivo critério abordado no modelo, identificando-se os principais gargalos que impactam no relacionamento da organização com as suas partes interessadas e a partir daí foram sugeridas melhorias que possibilitaram a adequação das práticas aos requisitos elencados no modelo. O estudo é classificado como Pesquisa Ação e quanto aos objetivos classifica-se como exploratória, descritiva e intervencionista. Considerando os procedimentos técnicos utilizados, o trabalho se caracteriza como pesquisa documental e bibliográfica. A análise evidenciou a ausência de adequação em algumas das práticas realizadas pela empresa frente ao MEG e como soluções foram descritas sugestões de melhorias que possibilitassem o atendimento aos requisitos do critério clientes. Os resultados revelam a importância para todas as organizações de conhecer o mercado em que atua, mantendo uma imagem que transmita confiança e estreitando continuamente o relacionamento com os seus clientes.

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