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Repositório Digital

Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Acessibilidade e Inclusão: O caso de uma Instituição de Ensino Superior no Semiárido Potiguar

    Este trabalho tem como objetivo analisar a adequação do ambiente universitário às normas de acessibilidade. Buscando, especificamente, identificar as reais condições de acessibilidade nos diversos espaços e edificações da UFERSA Campus de Pau dos Ferros. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionário disponibilizado por e-mail e por contato pessoal. A pesquisa alcançou uma amostra de 226 pessoas, o que representa 17,34% da comunidade acadêmica. Os resultados foram apresentados de forma descritiva, conforme abordagem quantitativa, utilizando dados estatísticos, tais como, frequência, média, mediana e desvio padrão. Como resultado podemos constatar que embora a Instituição pesquisada tenha sido projetada segundo design universal, esta não atende satisfatoriamente as normas de acessibilidade em relação a alguns espaços e edificações, conforme a opinião dos participantes na pesquisa. Os ambientes que receberam melhor avaliação foram os banheiros (3,88) e a Biblioteca (3,75). Entretanto, estas médias demonstram a necessidade de continuar os esforços no sentido de atender as normas de acessibilidade e permitir a inclusão e acesso de pessoas com deficiência no ambiente universitário.

  • 2018-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A percepção dos alunos sobre a infraestrutura do IFPB Campus Guarabira

    A infraestrutura é parte de significativa importância no processo de ensinoaprendizagem de uma instituição educacional em virtude de oferecer o suporte necessário para o pleno desempenho das funções acadêmicas, administrativas, como também, proporciona satisfação para o aluno e a sociedade em geral. Nesse contexto o presente artigo busca analisar a percepção dos alunos do Instituto Federal da Paraíba – IFPB Campus Guarabira, sobre a infraestrutura que o Campus oferece. Para este fim, foi elaborado um questionário com 39 perguntas com base nos autores Pieri e Santos (2014), contendo aspectos de existência ou não dos itens de infraestrutura. O universo da pesquisa é composto por 528 alunos regularmente matriculados. Foi realizada uma amostragem aleatória simples com nível de confiança de 95% e 5% de erro, totalizando uma amostra com 168 participantes, onde foi possível observar que os itens pesquisados estão dentro de uma qualidade esperada para os alunos, contudo foi observado também que é urgente uma melhora em alguns itens visando o pleno desenvolvimento da vida estudantil dos alunos.

  • 2019-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Percepção dos participantes da implementação das demandas do orçamento popular participativo no município de Guarabira-PB

    O estudo debruça-se pelo entendimento dos participantes do Orçamento Popular Participativo-OPP do município de Guarabira-PB. A pesquisa tem objetivo de analisar a percepção dos participantes (representantes do poder público e sociedade civil) da implementação das demandas do Orçamento Popular Participativo no período de 2013 a 2018, no município de Guarabira-PB. Foram entrevistados 11 pessoas poder público municipal e 9 representantes da sociedade civil do município. Em termos de aspectos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se quanto à abordagem como quantitativa/qualitativa. As questões de análise do OPP foram analisadas por nível como o da escala Likert. Portanto, OPP de Guarabira-PB, é um instrumento adotado a fim de estabelecer um canal de participação direta entre os/as cidadãos e a gestão pública municipal, demonstram-se ser uma ferramenta de controle social, sendo importante na manutenção da fiscalização dos orçamentos públicos e implementação de políticas públicas municipais.

  • 2017-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Satisfação no trabalho: um estudo no correspondente bancário Melo&Estrela na Paraíba

    Sabe-se que os estudos na área de recursos humanos tem se direcionado para aspectos que busque atingir a total satisfação do trabalhador. Diante disto, este trabalho buscou analisar o nível de satisfação dos funcionários do correspondente bancário Melo&Estrela, e para isso, buscou-se: caracterizar o perfil do operador de negócios da empresa; verificar o nível de satisfação dos funcionários com os colegas de trabalho, com o salário; com a chefia e com a natureza do trabalho, além de observar o contentamento com cargos e promoções. A fim de atingir os objetivos propostos, foi utilizada de uma metodologia exploratória-descritiva de cunho quantitativo, utilizando-se do instrumento de pesquisa validado por Siqueira(2008). Os resultados trouxeram que os colaboradores da empresa analisada encontram-se satisfeitos com os seus colegas, com a chefia e com a natureza do trabalho. No entanto, tem-se que, no que se refere a satisfação com o salário e promoção, estes demonstram-se indiferentes, concluindo assim que a organização deve se orientar para a criação de políticas que potencializem estes aspectos, a fim de obter total satisfação.

  • 2016-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A qualificação do trabalhador como forma motivacional: estudo de caso de uma empresa avícola de grande porte de Guarabira-PB

    O presente trabalho tem a finalidade de avaliar, se ao receber uma qualificação o indivíduo mostra-se mais motivado e que significado o trabalho teria para este. Tais informações foram obtidas através de questionários aplicados aos colaboradores de uma empresa Avícola de Guarabira-PB responsável por colocar o PIB da cidade dentre os maiores do estado e destaca-la dentre os maiores arrecadadores de impostos do nordeste. Foram aplicados questionários sob forma de censo no setor administrativo da empresa e os dados foram tratados com estatísticas descritivas e testes de diferença de médias possibilitando a análise do resultado. Com base nos resultados, ficou notável que embora muitos tenham realizado qualificação poucos o fizeram pela empresa, que quem acredita que a qualificação motiva mais são aqueles que não a fizeram a mesma e que um percentual significativo de pessoas que realizaram a qualificação pela empresa afirmam que esta não estimula a qualificação. Tais observações permitindo supor que ela está sendo ofertada de maneira errada pela organização, fator que explica o fato de nesta não haver diferenças estatísticas de força motivacional entre quem realiza ou não qualificação pela empresa. Quando ao significado do trabalho este seria fortemente ligado a questões relacionadas a sobrevivência e recompensas econômicas, embora sem descartar questões de auto realização, esperam que o trabalho seja sinônimo de desgaste e desumanização e o que veem ocorrer em prática é um trabalho cujos significados reflitam responsabilidade o que significa que os indivíduos sentem o sentimento de dignidade relacionado à necessidade de cumprir com as tarefas e obrigações previstas, além de sentir o trabalho útil para recompensa e independência econômica. Com base nos resultados, ficou notável que na realização da motivação com a qualificação os trabalhadores informaram sentir-se motivados ao realizar qualificações e que acreditam que a empresa estimula a qualificação, entretanto, observou-se que não houve diferença significante estatisticamente entre o fator motivacional daqueles que realizaram e não realizaram qualificação. Isto pode estar ocorrendo uma vez em que não apenas poucas pessoas realizaram qualificação como também estas podem não estar sendo corretamente direcionadas de forma que mesmo que o indivíduo se qualifique o resultado não seja significativo a ponto de motivar os trabalhadores desta empresa.

  • 2018-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A satisfação do cliente em uma loja de cosméticos da cidade de Guarabira PB

    Em meio a um mercado bastante competitivo, as organizações passaram a se preocupar com inúmeras esferas dentro do processo organizacional, comportamental e econômico de cada empresa, neste sentido, nos dias atuais nos deparamos com empresas que se preocupam com a saúde física, mental de seus colaboradores, como uma forma de estimular bons resultados no ambiente de trabalho, e assim, atingir seu objetivo dentro da perspectiva de lucro que também deverá promover a satisfação do cliente. A satisfação do cliente promove à qualidade dos recursos oferecidos pela empresa e para seu pleno desenvolvimento comercial. Assim, o presente trabalho, tem como objetivo reconhecer a satisfação do cliente em uma loja de cosméticos da cidade de Guarabira- PB. O interesse pelo tema surgiu da intenção de conhecer as principais questões referentes a satisfação do cliente, por meio de requisitos básicos de atendimento, promoção de ambiente saudável de convivência entre seus colaboradores, produtos de qualidade e preços acessíveis. Objetivando analisar o grau da satisfação dos clientes de uma loja de cosméticos, foi preciso recorrer na metodologia através de pesquisas exploratória, de caráter descritivo e de campo. Quanto aos resultados foram escolhidos para exposição na análise de dados as seguintes categorias: Genêro (81% - feminino);Faixa Etária (33% para clientes de 31 à 40 anos e outro e 29%ao público com 21 à 30 anos de idade) Localidade e Moradia (50% - Guarabira); Renda Familiar (até R$ 1.501,00 à R$ 2.000,00); Honestidade e Transparência (60% - muito bom); Ter Confiança (70% - muito bom); Rapidez no Atendimento (81% - muito bom); Qualidade Geral no Atendimento (85% - muito bom); Qual a Frequência de Visitas à Loja de Cosméticos (36% - 2 vezes por semana ou mais). Utilizando-se da aplicação de questionário (pré-teste), com o intuito de coleta e análise de informações pertinentes a aplicação da temática em questão. Neste sentido, buscou-se como fundamentos teóricos para este trabalho a luz de autores como: CHIAVENATO (2007), KOTLER (2000), SANTOS (2007), LAKATOS; MARCONI (1992-2003) dentre outros autores que aparecerão na fundamentação teórica.

  • 2017-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A percepção dos servidores acerca do contexto de trabalho no âmbito do Instituto Federal da Paraíba

    A recente política de expansão da rede federal de ensino profissional sinaliza uma reocupação em relação à qualidade do serviço que os Institutos Federais vêm prestando à sociedade. Práticas de gestão que levam as organizações a desempenho mais eficazes e eficientes podem ser compreendidas por meio da análise do contexto de trabalho. O objetivo do trabalho foi avaliar a percepção dos servidores acerca do contexto de trabalho no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O instrumento de coleta de dados foi elaborado com base na Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) de Ferreira e Mendes (2008). A pesquisa foi aplicada em todos os campi do IFPB, por meio do envio do link do questionário por e-mail. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a novembro de 2016 e obteve-se 418 questionários válidos. Os resultados obtidos foram interpretados com base nos parâmetros EACT. A avaliação das dimensões se apresentou, principalmente, como crítica. Realizar este estudo possibilitou refletir sobre a forma como o contexto de trabalho engloba diversos elementos que interferem no desempenho, satisfação e na execução das atividades dos funcionários. Ademais, a pesquisa leva a reflexão sobre a necessidade de se construir uma gestão de pessoas dentro do funcionalismo público mais participativa, integrada e colaborativa, de modo que seus efeitos sejam sentidos pela sociedade como um todo.

  • 2017-02-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Estudo sobre o perfil empreendedor nos setores de cosméticos e perfumaria da cidade de Guarabira PB

    No mercado brasileiro as empresas estão sempre buscando a sua reestruturação, e é na figura do empreendedor que elas podem buscar as estratégias necessárias para um diferencial no mercado, dando um passo a frente na consolidação empresarial. Desta forma pode-se dizer que o empreendedorismo é um fenômeno individual ou social no aproveitamento de oportunidade necessidade para solucionar problemas e construir o futuro (ZARPELLON: 2010). O empreendedorismo surge independente do setor comercial, porém, o setor de cosméticos e perfumaria tem maior importância neste estudo, diante do fato dele ter apresentado crescimento, no Brasil, mesmo em período de recessão econômica (PGNATA, 2015). Esta pesquisa teve como o objetivo geral analisar o perfil empreendedor das lojas de cosméticos e perfumaria da cidade de Guarabira/PB. Desta forma, iniciou-se conceituando empreendedorismo e suas características atrás de alguns teóricos como Dornelas (2008), Dolabela (1999), Baggio (2014) e SEBRAE (1983). A pesquisa teve abordagem quantitativa, utilizou-se o questionário de Dornelas (2004) com 34 questões respondidas através de uma Escala Likert, tabulados pelo SSPS. Nos resultados desenvolvidos o perfil empreendedor das lojas de cosméticos e perfumaria da cidade de Guarabira pode ser caracterizado com um maior perfil empreendedor no que tange ao planejamento, metas e controle, como também a persistência.

  • 2019-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A importância da efetividade do PAD no controle da prestação de serviço público : o caso do município de Guarabira -PB

    Os processos administrativos disciplinares se fazem presentes diariamente na vida dos servidores públicos de todos os municípios brasileiros, atingindo, direta ou indiretamente, a sociedade em geral. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo, analisar de que forma ocorre o Processo Administrativo Disciplinar na esfera da gestão pública. Para isso, realizou-se um estudo de caso no município de Guarabira-PB, no qual foi feita uma análise dos processos instaurados entre 2017 a 2018, por meio de entrevistas com os membros da Comissão Processante. De tal análise constatou-se diversos fatores de ordem material e imaterial que contribuem para a inefetividade dos processos analisados, levando a conclusão que no referido município, existe a intenção de realizar um PAD de maneira efetiva, observando às normas e os princípios atinentes a matéria. Contudo, devido a diversos fatores como a falta de capacitação, a ausência de aparato material e dedicação integral para execução das atividades que devem ser desempenhadas pela Comissão Processante, os processos não sejam tão efetivos quanto se espera, ensejando até na nulidade de alguns desses processos, gerando consequências negativas para a gestão como por exemplo a falta de legitimidade do município perante os servidores onerando o município na realização de dois PAD decorrente do mesmo fato gerador.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Investigação da satisfação no trabalho dos funcionários da Prefeitura Municipal de Araruna-PB

    Este artigo aborda um dos temas que mais impactam a eficiência da gestão pública: a satisfação no trabalho. Sabe-se que funcionários satisfeitos tendem a ser mais produtivos e comprometidos com o alcance dos resultados da empresa. O presente estudo teve como objetivo geral investigar a satisfação no trabalho dos funcionários da Prefeitura Municipal de Araruna-PB, de acordo com o modelo das escalas de satisfação no trabalho de Siqueira (2008). Através de um estudo de caso investigou-se a satisfação no trabalho de uma amostra de 95% dos servidores públicos da prefeitura. Este trabalho é classificado como descritivo enquadrando-se nos estudos quantitativos. Os dados foram obtidos por meio de dois questionários, um deles elaborado pela pesquisadora e o outro desenvolvido por Siqueira (2008), intitulado Escalas da Satisfação no Trabalho (EST) que investiga as dimensões de satisfação com: os colegas, salário, chefe, trabalho e promoções. Os resultados indicaram que os funcionários da empresa estão indiferentes em relação às dimensões investigadas de acordo com a média geral obtida, entretanto estão satisfeitos em relação à dimensão de satisfação com a chefia e insatisfeitos em relação à dimensão de satisfação com o salário.

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