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Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2017-07-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA DISTRIBUIDORA DE GÁS DA PARAÍBA: UM ESTUDO DE CASO

    O presente estudo tem como objetivo principal avaliar o clima que permeia o ambiente de trabalho de uma empresa distribuidora de gás, no estado da Paraíba, a partir do Modelo proposto por Luz (2003) e sua relação com a satisfação e resultados no trabalho. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os significados do clima organizacional, as variáveis influenciadoras, os modelos de estudo e pesquisa sobre clima organizacional. O estudo caracterizado como natureza quantitativa e qualitativa, permitiu traçar o perfil dos colaboradores e identificar os determinantes e indicadores que influenciam no ambiente de trabalho. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, descritiva e exploratória, utilizando do método indutivo, e quanto aos seus procedimentos são classificados como bibliográfico e estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados foram elaborados questionários, sendo um aplicado ao gestor, e outro aos colaboradores, além disso, foi utilizado um roteiro de observação, utilizado no decorrer da aplicação dos questionários. Para análise das informações apuradas foi utilizada a triangulação dos dados tendo em vista que foram coletados dados através de questionários, foi feito uma entrevista com o gestor e observações da pesquisadora, dados que foram analisados através de medidas estatísticas, como frequência e percentual, como também se fez uso da análise de conteúdos. Os resultados obtidos apontam para a caracterização de um clima organizacional considerado pelo modelo estudado como bom; ficou também evidenciado que como o ambiente de trabalho é permeado por determinantes e indicadores positivos, isto tem gerado resultados favoráveis a competitividade organizacional. No entanto é preciso que a organização estudada se atente para os indicadores revelados pelos colaboradores e observado pela pesquisadora como insatisfatórios, para que haja a constante melhoria dos resultados organizacionais e principalmente do clima organizacional.

  • 2015-07-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    ESTRATÉGIAS DE MARKETING EXPERIENCIAL E SENSORIAL: Uma avaliação das práticas em uma Livraria de João Pessoa

    O Marketing experiencial e sensorial ressalta o estudo e o entendimento da percepção através dos cinco sentidos, sendo um conjunto de ações de comunicação não verbalizada de baixo custo que é utilizado nos PDV’s, com a finalidade de fixar uma marca, um produto ou serviço, gerando sensações com os cinco sentidos humanos que proporciona vínculo emocional com o cliente, criando experiências inesquecíveis através do tato, olfato, paladar, visão e audição, porque compreende que o comportamento de compra é uma experiência física, biológica, sensorial e mental. Perante tal conceito o presente estudo buscou analisar de que forma o uso de estratégias de marketing experiencial e sensorial no ponto de venda influenciam na satisfação dos clientes da Livraria Gospel Mix, através de um questionário aplicado aos clientes desta. Quanto a isso se buscou apoio teórico que validasse esse estudo em diversos autores que tratavam do assunto. A pesquisa foi de natureza aplicada com abordagem quanti-qualitativa e configurando-se também como exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram documentais, de observação direta e um questionário estruturado e fechado com base na escala de Likert, elaborado pelo autor. A fim de que a análise fosse realizada se buscou a percepção dos clientes no tocante a satisfação quanto às sensações que os mesmos tinham no ambiente da livraria e o serviço prestado pela mesma, com a finalidade de captar os estímulos que dão início ao processo perceptivo, mudando o que o marketing tradicional afirma que valoriza a racionalidade dos argumentos com uma argumentação lógica, para aquilo que o marketing sensorial realiza que é trabalhar o lado afetivo com os sentimentos e a memória de seu consumidor.

  • 2019-03-22
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Extração de compostos bioativos de plantas alimentícias não convencionais (pancs) da região semiárida

    Ao longo dos anos a pesquisa industrial enfrenta um importante desafio, a busca por antioxidantes naturais para produtos alimentícios e farmacêuticos. Os antioxidantes naturais são obtidos sobretudo de produtos de origem vegetal, nos quais os compostos fenólicos estão incluídos. Esses compostos fazem parte do metabolismo secundário da planta e são encontrados no caule, fruto, raiz e principalmente nas folhas. Portanto, através deste trabalho objetivou-se realizar a extração de compostos bioativos de folhas de plantas alimentícias não convencionais da região semiárida utilizando diferentes concentrações de solvente, bem como determinar o conteúdo de fenólicos totais, flavonoides totais e atividade antioxidante FRAP e ABTS dos extratos obtidos. Para este trabalho as folhas de aroeira foram coletadas no Centro de Educação e Saúde da UFCG, Cuité/PB, as folhas de Melão de São Caetano no Instituto Federal da Paraíba localizado na cidade de Picuí/PB e as folhas da Moringa oleífera no Instituto Federal do Rio Grande do Norte na cidade de Paus do Ferros/RN. Os extratos foram obtidos a partir da amostra seca, previamente moída, pesada em um béquer e adicionada de solvente conforme cada ensaio (álcool de cereais 20%, 60% e 100%) na proporção 1:10 (g/v). Em seguida, foram realizadas as análises de compostos fenólicos totais, flavonoides totais e atividade antioxidante FRAP e ABTS. Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que as folhas da aroeira apresentaram elevados teores de compostos fenólicos e atividade antioxidante em todas as concentrações, porém com um destaque para a concentração de 60%. Portanto o estudo indica que é possível a aplicação extrato de aroeira na indústria de alimentos, podendo substituir antioxidantes sintéticos, a fim de reforçar a segurança alimentar.

  • 2017-08-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O IMPACTO DA GESTÃO DE PROCESSOS COMUNICACIONAIS NO SETOR DE LICITAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UM CONSELHO PROFISSIONAL DE JOÃO PESSOA-PB

    As organizações necessitam cada vez mais, para o seu bom funcionamento, de uma boa comunicação entre os setores, desta forma, ela pode garantir que os seus produtos e serviços possuam a qualidade necessária para satisfazer os clientes. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os impactos da gestão de processos comunicacionais nos processos licitatórios atribuídos ao setor de licitação do conselho profissional estudado e como objetivos específicos levantar fundamentos teóricos sobre o tema abordado; verificar os canais de comunicação que o setor de licitação do conselho profissional estudado utiliza; identificar as falhas na comunicação do setor de licitação do conselho profissional estudado e propor melhorias nos processos comunicacionais do setor de licitação do conselho profissional estudado. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de observação in loco na organização estudada. Os resultados obtidos mostraram que os meios de comunicação mais utilizados na empresa são o diálogo, o e-mail e telefone. Também foi possível observar que as falhas de comunicação que ocorreram nos processos sempre ocasionavam em vários erros, nos meses em que houve uma maior demanda de processos, também foram os meses em que decorreu um maior número de erros. As falhas que ocorreram com maior frequência no setor de licitação foram relacionadas a informações não transmitidas. Portanto, é necessário que haja uma padronização na comunicação da empresa, para evitar assim as falhas, os erros e atrasos decorrentes.

  • 2015-10-05
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Gestão e fiscalização de contratos : características do processo na Procuradoria da República na Paraíba

    A contratação de empresas terceirizadas para prestação de serviços e fornecimento de bens é uma realidade já consolidada no contexto das organizações públicas brasileiras. A partir dessa temática, esse estudo se propõe a descrever o processo de gestão e fiscalização de contratos na Procuradoria da República na Paraíba. A pesquisa é descritiva e possui abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se a observação, aplicação de questionários e realização de entrevista. O diagnóstico obtido demonstra que a gestão contratual do órgão é bem delineada e com poucas falhas na sua execução, mas que apresenta algumas dificuldades no relacionamento com as empresas contratadas e nos aspectos relacionados à fiscalização dos instrumentos contratuais, especialmente no tocante ao treinamento dos fiscais e a sobrecarga de trabalho existente. Para superar esses desafios se faz necessário um programa de treinamento periódico, maior quantidade de servidores envolvidos no processo de fiscalização e uma rotatividade entre os servidores na função de fiscal de contrato.

  • 2014-09-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    UM ESTUDO DO ALINHAMENTO DO SETOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DO PROGRAMA PARAIBANO DA QUALIDADE AO CRITÉRIO PROCESSOS DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO

    Relatório Final do Estágio Obrigatório/Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Curso Superior de Bacharelado em Administração, como parte das atividades para obtenção do Grau de Bacharel em Administração.

  • 2017-09-05
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A PERFORMANCE DE COMPETENCIA DOS EMPRESÁRIOS JUNIORES NUMA IES PARAIBANA

    Este trabalho tem como objetivo principal responder os critérios de competência do modelo de Mendes (2014), avaliados pelos critérios de medição de Burke-Litwin (1992), mede a capacidade de trabalho e expertise dos empresários juniores da IES estudada, na visão deles. Este estudo foi inicialmente desenvolvido com uma pesquisa bibliográfica, natureza aplicada, através de uma pesquisa de campo e levantamento de dados, com uso do método survey, e de forma quantitativa destinando-se a gerar conhecimentos aplicáveis à solução de problemas específicos. O instrumento de pesquisa utilizado foi o de Mendes e Burke-Litwin que estuda critérios de competência utilizando 28 grupos comportamentais, que existem dois aspectos: gerenciais e humanos. O universo da pesquisa e a amostra é composta por 06 colaboradores da empresa júnior de uma IES do Estado da Paraíba. A seleção do público se deu devido cada colaborador ser responsável por uma diretoria no qual são gestores e tendem a tomarem decisões frequentes, o que procedeu numa amostra não probabilística intencional. Os questionários foram aplicados através de uma plataforma de documentos eletrônicos online via whatsapp, enviando o link diretamente aos entrevistados e posteriormente tabulados por meio de planilhas eletrônicas buscando levantar informações sobre o entendimento em relação aos comportamentos humanos e gerenciais. O modelo de Mendes foi apresentado através dos aspectos comportamentais, Gerencial: visão sistemática; foco em resultado; flexibilidade e inovação; organização e planejamento; tomada de decisão; gerenciamento do tempo e empreendedorismo e o aspecto Humano; comprometimento; espírito de equipe; persistência e determinação; foco no cliente; relacionamento interpessoal e consenso; comunicação interpessoal; cooperação, participação e integração; liderança participativa; empreendedora; ética e comprometida e por fim a liderança motivadora. O modelo de Burke-Litwin também utilizado explica suas razões investigativas a partir de duas situações, a transformacional e transacional. As dimensões do modelo são: ambiente externo; missão e estratégia; liderança; cultura; práticas gerenciais; estrutura; sistemas; clima; motivação; requisitos da tarefa e habilidade; necessidades e valores individuais. O resultado da pesquisa possibilitou o entendimento da competência dos empresários juniores em uma EJ, compreendendo os processos, conseguindo desta forma, identificar a concordância deles, diante os grupos comportamentais em cada situação dentro da EJ estudada.

  • 2019-12-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    COMPOSIÇÃO CORPORAL, FORÇA MUSCULAR E AUTONOMIA FUNCIONAL DE IDOSAS TATIANA PETRUCCI NEGÓCIO Mossoró – RN 2019

    O exercício de força quando devidamente aplicado em idosos é um meio seguro e eficaz, capaz de levar a mudanças na composição corporal e aumentar os níveis de força, consequentemente contribuindo para a melhoria da autonomia funcional e minimizando os efeitos deletérios do envelhecimento. Portanto o presente estudo, de caráter experimental, objetivou analisar a relação entre a composição corporal, força muscular e autonomia funcional de 53 idosas da cidade de Mossoró, divididos em dois grupos: Experimental (GE n=25) e Controle (GC n=28), com faixa etária entre 60 e 85 anos, ativos, submetidos ou não a um treinamento de força, durante 12 semanas. Como instrumentos avaliativos foram utilizados a Absortometria Radiológica de Dupla Energia, para avaliar a composição corporal; Dinamômetro Multifuncional Power Din Standard para avaliar força de membros superiores e Protocolo do Grupo Desenvolvimento Latino-Americano para a Maturidade, para avaliar autonomia funcional. Os procedimentos estatísticos foram executados com nível de significância de p<0,05. O treinamento de força foi responsável por resultados estatisticamente significativos em componentes da composição corporal (Massa Total de Tronco p = 0,004*, Massa total p= 0,000*, Massa Livre de Gordura p= 0,000*, na força p = 0,000*, no aumento de cargas em todos os exercícios p = 0,000* e na autonomia funcional das idosas do GE (Caminhar 10m p = 0,000*, Levantar da Posição Sentada p = 0,000*, Vestir e Tirar a Camisa p = 0,012*, Levantar da Cadeira Locomover pela Casa p= 0,000*, Índice Geral de Autonomia p= 0,000*) o que nos leva a concluir que pessoas idosas, independentemente de estarem sujeitas aos efeitos deletérios naturais do envelhecimento, passam por mudanças na composição corporal, na força e na autonomia funcional, quando submetidas a um treinamento de força. Palavras

  • 2019-01-31
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Sequência didática no ensino de química: contextualizando a temática pilhas para turmas do ensino médio regular

    Com o progresso da tecnologia, comumente são utilizados aparelhos eletrônicos portáteis que requerem uma fonte de energia diferente de uma tensão alternada. As pilhas são dispositivos capazes de fornecer energia a esses equipamentos. Vários aparelhos eletrônicos funcionam a base de pilha. No entanto, as pessoas desconhecem o seu funcionamento. Sendo assim, a relevância deste trabalho recai na necessidade de inserir no entendimento dos discentes o conteúdo de Eletroquímica, especificamente de Pilhas, devido a sua significância no cotidiano. Pensando nisso, foi desenvolvida e aplicada uma Sequência Didática com os discentes dos três anos do Ensino Médio Regular, pertencentes à Escola Cidadã Integral Raul Machado, localizada no município de João Pessoa, no estado da Paraíba, fazendo uso de uma metodologia qualitativa e de cunho participativo. O objetivo desta pesquisa foi promover a aprendizagem sobre Pilhas por meio da sequência didática, utilizando recursos didáticos no ensino de Química. Os recursos didáticos utilizados foram a experimentação, a atividade lúdica e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Os dados obtidos revelaram a importância de um planejamento didático bem desenvolvido para a promoção de um ensino mais contextualizado, uma vez que por meio desta práxis os discentes puderam reconhecer fenômenos químicos em seu cotidiano, assim como a significância do estudo de Eletroquímica na formação escolar. Pretende-se que este estudo motive os docentes em formação a buscarem novas estratégias e desenvolverem novas práticas de ensino no tocante a pilhas, pois esta temática deve ser cada vez mais explorada pelos professores em sala de aula.

  • 2016-06-07
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A RELAÇÃO ENTRE MUDANÇA E COMUNICAÇÃO COM OS SETORES: O PROCESSO DA ATIVIDADE DE ESTÁGIO NO CAMPUS JOÃO PESSOA DO IFPB

    Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre mudança e comunicação, no contexto da Coordenação de Estágio (CE) tendo como foco o processo de trabalho realizado junto às Coordenações dos Cursos para a realização do estágio, no campus João pessoa do IFPB. Tendo a contribuição de vinte e três respondentes, e a coleta foi realizada através de observação direta e de um questionário composto por oito questões fechadas, sendo subdivididas da seguinte forma: quatro são de múltipla escolha e quatro baseadas na escala de Likert. A análise dos dados foi guiada através da distribuição de frequência e apresentado em gráficos elaborados no programa da Microsoft Excel, como também utilizando a teoria junto aos resultados coletados. Os resultados obtidos apontam que a instituição passou por várias mudanças, porém constatou-se que apesar dos ajustes e melhoria nos processos, o hábito impede que haja uma transformação de forma homogenia. Em relação a comunicação, verificou-se que embora se tenha diversos canais de comunicação entre os setores, a mesma é confusa durante a execução de atividades e identificou-se que há diversas barreiras na comunicação demonstrando uma comunicação ineficaz.

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