Brasil Acesso à informação Participe Serviços Legislação Canais
  • Acessibilidade
  • Contraste
  • Mapa do site
  • Português
  • English
  • Español

Repositório Digital

Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Equipe
  • Missão e Visão
  • Informações ao usuário
  • Contato
Você está aqui: IFPB - Repositório Digital
Filtro
  • 2014-08-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A GESTÃO DE PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR -UM ESTUDO DE CASO

    O presente estudo teve como objetivo analisar a gestão de processos de certificação do ensino superior no IFPB no campus João Pessoa, através de questionário aplicado ao gestor e aos colaboradores na coordenação de controle acadêmico. Onde evidenciou-se um alto índice de ineficácia no controle da gestão de processos de colação de grau no IFPB campus João Pessoa. A importância desse estudo se justifica para a sociedade, pois permitirá que o consumidor possa ser beneficiado com serviços mais rápidos, com qualidade e indo de encontro as suas necessidades. Para fundamentar teoricamente este estudo foram abordados conceitos de gestão de processos, gestão de controle e análise de distribuição de trabalho. A pesquisa foi aplicada, quali-quantitativa, com aplicação de questionário, e teve como procedimento técnico a pesquisa de campo e estudo de caso; seu método é indutivo. A pesquisa permitiu constatar que na empresa, objeto do estudo, embora os gestores e colaboradores apresente conhecimentos sobre a importância e as etapas necessária para gestão de processos na prática não fazem uso desse conhecimento e no tocante a gestão de controle , equivalente aos procedimentos para controlar o processo de certificação do ensino superior, chegou-se ao entendimento que os envolvidos na pesquisa tem um parcial conhecimento sobre a importância e sobre as etapas necessária para uma gestão de controle adequada e que na prática não há padrões de controle definido, ocasionando retrabalho, perca de tempo de matérias.

  • 2015-06-08
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    CONCEITO DE CLIENTE: uma avaliação entre o posicionamento da empresa e a forma que o cliente a percebe

    O objetivo do presente trabalho foi avaliar quais características de atração utilizadas por uma locadora de veículos são eficazes no entendimento do cliente. O estudo apresenta informações sobre a empresa pesquisada, dados bibliográficos que abordam assuntos relacionados a locação de veículos, marketing e ferramentas de marketing. Com estas informações, identificou-se as estratégias que a empresa utiliza, e confrontou-as com a percepção dos usuários do serviço. A avaliação dessas estratégias foi realizada através de aplicação de questionário objetivo e pré estabelecido. A importância dos itens avaliados foram, em ordem decrescente, atendimento, preço, qualidade do serviço em geral, qualidade do carro, e localização e horário de atendimento das lojas.

  • 2016-09-05
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    CLIMA ORGANIZACIONAL NO NÚCLEO DE COBRANÇA DE UMA CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS: E SUA INFLUÊNCIA NA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES

    Desenvolver o clima organizacional na empresa de modo agradável é contribuir para a elevação do principal objetivo da empresa que é o lucro. Contudo para que isso ocorra fatores que gerem motivação e consequente satisfação dos colaboradores no ambiente do núcleo de cobrança devem ser apresentados. Observa-se que os fatores motivacionais são individuais, os supervisores devem sempre oferecer estímulos para seus colaboradores. A empresa estudada se preocupa em manter um bom clima organizacional, sua medição ocorre de dois em dois anos através da ferramenta pesquisa de satisfação, no entanto sua análise ocorre de modo generalizado. Tem-se como objetivo analisar o clima organizacional a partir da observação setorial de colaboradores do Núcleo de cobrança de uma concessionária de serviços públicos. Um clima organizacional não satisfatório desencadeia vários fatores negativos, dentre eles podemos citar as doenças do trabalho (stress, cefaléia, ansiedade, depressão), faltas sem justificativa, desmotivação, procrastinação. Trabalhadores que tenham envolvimento com o trabalho possuem chances maiores de acreditar na ética do trabalho, de exibir elevadas necessidades de crescimento e de apreciar a participação no processo de tomada de decisões. Como consequência, raramente vão se atrasar ou se ausentar, estarão sempre dispostos a trabalhar horas adicionais e buscarão tornar-se indivíduos com alto desempenho. (NEWSTROM, 2008, p. 205). O presente estudo pode ser concebido quanto à sua natureza como caráter aplicado; quanto à forma de abordagem é uma pesquisa quali-quantitativa; com relação aos procedimentos técnicos, apresenta-se como pesquisa bibliográfica, quanto a sua finalidade é caracterizada como aplicada e por fim na coleta de dados, foi utilizada a técnica da aplicação de questionário. Busca-se com este estudo evidenciar que o ambiente 100 % perfeito não existe, mas é possível uma integração entre empresa e colaboradores para bons resultados. Enquanto produção acadêmica por ser um setor novo ainda não havia nenhuma referência anterior, espera-se poder contribuir com algumas informações pertinentes ao tema.

  • 2016-07-07
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A PERCEPÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO E O CLIMA DO AMBIENTE DE TRABALHO DO SEBRAE/PB

    Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos estagiários sobre a relação entre motivação e o clima no ambiente de trabalho do Sebrae/PB durante o período de 2014 – 2015.Participaram da pesquisa vinte colaboradores - estagiários, e a coleta de dados foi realizada através de observação direta sistemática e de um questionário com dezesseis questões, subdivididas da seguinte forma: o mesmo inicia solicitando alguns dados do colaborador importante para a pesquisa, com a totalidade de quatro perguntas, e apresenta posteriormente, doze questões. As questões 5 a 9 e de 11 a 15 seguem a Escala de Likert e foram elaboradas com base nos modelos de pesquisa de clima organizacional de Kolb, Litwin e Stringer, Sbragia, Luz e Coda e Bergamini. A questão 10 o respondente pode marcar mais de uma opção, objetivando identificar com maior afinco. Por fim, a questão 16 é aberta para sugestão dos pesquisados. A análise dos dados foi conduzida com a utilização da distribuição de frequência e percentual, utilizando o programa Microsoft Excel para a elaboração de gráficos e tabelas, e também, fazendo uso da teoria junto às opiniões e percepções dos pesquisados. Os resultados apontam que os fatores motivacionais do clima no ambiente de trabalho influenciam positivamente os estagiários do Sebrae/PB, uma vez que, os modelos de clima organizacional, segundo o modelo Sbragia, Kolb, Litwin, Luz e Coda foram identificados no ambiente de trabalho obtendo a maioria de forma positiva perante a visão dos estagiários. Deste modo, aliando as identificações e verificações feitas à percepção dos colaboradores, concluiu-se que a organização proporciona um clima organizacional agradável.

  • 2016-09-05
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    CORRELAÇÕES ENTRE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E FATORES MOTIVACIONAIS NA INDÚSTRIA INDAIÁ BRASIL ÁGUAS MINERAIS LTDA – FILIAL SANTA RITA – PB

    Esta pesquisa teve como objetivo analisar as correlações entre avaliação de desempenho e fatores motivacionais em uma organização industrial, em Santa Rita – PB. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa aplicada, de caráter quantitativo, do tipo descritivo, através da aplicação de um questionário fechado, composto por vinte e três questões, apresentado em duas partes, sendo a primeira relativa ao perfil do colaborador e a segunda referente à avaliação de desempenho, motivação e satisfação no trabalho, a fim de verificar o desempenho dos colaboradores nos seus setores de trabalho. Com base nisso, a pesquisa fundamentou-se na abordagem quantitativa. Dessa forma, a pesquisa quantitativa permitiu a coleta e o tratamento dos dados, fundamentando o estudo na construção de gráficos, a partir dos quais a análise e a interpretação das informações possibilitaram uma compreensão sobre o fenômeno estuado. Assim sendo, no que diz respeito ao tipo de pesquisa, o estudo partiu de uma pesquisa descritiva que, têm como objetivo a descrição das características de determinada população. O universo da pesquisa foi composto por quarenta funcionários da empresa, e a amostra foi selecionada por amostragem probabilística, contabilizando trinta funcionários. Os resultados obtidos através das correlações entre os fatores motivacionais e de desempenho revelaram que a realização do feedback após avaliação de desempenho nos setores da organização é um fator determinante na motivação e satisfação dos colaboradores para o alcance dos objetivos e das metas, e pode ser melhor utilizado como ferramenta que impulsione ainda mais a motivação dos colaboradores, desde que abranja todos os setores para que haja um melhor aproveitamento do método de avaliação de desempenho utilizado pela empresa.

  • 2015-07-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL HUMANO: ESTRATÉGIAS DE VALORIZAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

    As organizações para obterem maiores vantagens competitivas estão investindo nas práticas de valorização do capital humano, na intenção de atrair e manter os colaboradores motivados, satisfeitos e valorizados. O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da valorização do capital humano, como estratégia eficaz para atrair e manter pessoas nas organizações. A pesquisa foi de natureza aplicada com abordagem quali-quantitativa, configurando-se também como exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram um questionário e a observação, sendo o questionário composto por 17 questões fechadas e 01 questão aberta. Participaram da pesquisa 10 colaboradores, e a análise dos dados foi conduzida com a utilização da distribuição de frequência e percentual, com base na escala de Likert e uma questão fechada para identificar o nível de importância, através da avaliação que alcança de 1 a 5 pontos atribuídos pelos respondentes. Os principais resultados obtidos demonstraram facilidade em realizar o trabalho apenas com as orientações; expectativa de participar de treinamentos disponibilizados pela empresa e condições seguras de trabalho. Identificou-se que a organização apresenta condições propícias e seguras de trabalho em relação à luminosidade, temperatura e aos equipamentos, permitindo a realização do trabalho sem dificuldades. No entanto, não proporciona remuneração atraente; incentivos financeiros pelo cumprimento de metas e resultados; beneficios que proporcionem qualidade de vida e atendam as necessidades; treinamento e desenvolvimento e plano de carreira. Foi posível identificar o nível de importância das práticas de valorização do capital humano e delinear o perfil sócio-demográfico dos colaboradores respondentes

  • 2016-09-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    APREDIZAGEM EM AÇÃO - UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZADO NA UNISIGMA CONSULTORIA

    Um gerente aprendiz é aquele que procura refletir sobre as suas experiências na ação profissional. O processo de aprendizagem está intimamente vinculado à construção de um processo de renovação de valores, atitudes e conduta profissional (SILVA, 2009). Com o objetivo de identificar o processo de aprendizado na UniSigma Consultoria – Empresa Júnior, avaliou-se o conjunto de atividades realizadas na elaboração de projetos externos, processo ao qual a empresa fornece serviços e produtos aos seus clientes. Em relação aos aspectos metodológicos utilizados, a natureza foi aplicada e, quanto aos objetivos, a pesquisa foi exploratória. Realizou-se pesquisa bibliográfica e a coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas não dirigidas, com membros da UniSigma Consultoria que estiveram diretamente relacionados com o processo de elaboração de projetos externos e os pontos coletados foram, sobre esse processo, foram a forma que o processo ocorria, o aprendizado envolvido nele e as barreiras para o aprendizado. Quanto ao processo de elaboração de projetos externos, pode-se verificar que houve mudanças no processo em si, ao longo dos anos, com o incremento de novas etapas no processo que auxiliaram na retroalimentação do processo. As situações de aprendizado ocorreram sobre as óticas de mudança, aquisição, compreensão e processo. A barreira para o aprendizado encontrada foi a falta de uma comunicação eficaz entre as gestões para a fixação do conhecimento obtido de uma gestão para outra. O estudo realizado pôde contribuir para o estabelecimento de um melhor vínculo entre Empresa Júnior e Instituição de Ensino para fortalecimento de ambas, com a continuidade e solidificação do projeto Empresa Júnior como forma de ofertar aos estudantes um ambiente de aprendizado.

  • 2014-09-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    PERFIL PROFISSIONAL E TREINAMENTO E SUAS INFLUÊNCIAS NOS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO EM UMA PEQUENA EMPRESA DO RAMO VAREJISTA

    Um sistema de Gestão de pessoas deve destacar a prática de treinamento como uma estratégia que tem a finalidade de refletir o desempenho dos colaboradores, fim de executar melhor suas tarefas e desenvolver suas capacidades e competências, contribuindo para o resultado da empresa e para a satisfação dos clientes. Desta forma, a prática de treinamento pode ser considerada como um dos meios de obtenção de vantagem competitiva, possibilitando que uma organização se destaque em seu setor de atuação. O presente estudo tem por objetivo analisar a importância da prática de treinamento no trabalho, em uma pequena empresa do ramo varejista, e sua influência nos resultados da organização. Na amostra de dez colaboradores, retiradas da população de dezesseis, o instrumento de coletas de dados utilizado foi um questionário composto de onze perguntas objetivas que abrangiam o perfil dos funcionários, e questões pertinentes ao alcance do objetivo geral. Constituiu uma pesquisa empírica, de natureza básica para o desenvolvimento de novos conhecimentos e quanto aos meios correspondia a uma pesquisa exploratória e descritiva. Através do trabalho desenvolvido, é possível afirmar que os objetivos traçados foram atingidos, mostrando que a prática de treinamento pode ser considerada como um dos meios de obtenção de vantagem competitiva. Destaca-se, porém, que na empresa estudada isto não foi constatado por não haver execução de treinamento programado.

  • 2016-07-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    ANÁLISE DAS BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PROCESSOS ATRAVÉS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL EM UMA EMPRESA COMERCIAL NO RIO GRANDE DO NORTE

    O objetivo desta pesquisa é diagnosticar se na empresa Acioly Serviços e Representações está sendo executada a gestão de processos ou não, se os colaboradores têm conhecimento e não executam ou vice-versa, verificando de que forma os processos são realizados pela organização e de que forma poderiam ser melhorados de acordo com a teoria de gestão de processos. A gestão de processos deve ser executada de acordo com as estratégias da empresa, caso não estejam alinhadas haverá um descompasso, pois, os processos não estarão sendo executados da forma que deveria para alcançar a meta desejável. A interação de todos os processos de forma continua na empresa, resulta na boa prestação do serviço, além de não gerar custos desnecessários e retrabalhos. Desta forma, foi realizada uma pesquisa, fazendo uso de referências bibliográficas existentes com o fim especial de suportar o entendimento a respeito do tema, com o intuito de atingir o objetivo esperado. Sendo assim, foi aplicado um questionário (Likert) aos colaboradores da empresa visando à obtenção de dados para a análise e as considerações acerca da prática de gestão de processos. Assim, pode-se verificar que a falta de determinadas ferramentas no sistema de informação gerencial utilizado pela organização traz prejuízos ao gerenciamento dos processos

  • 2018-07-30
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    ANÁLISE ESTRATÉGICA DE UMA PEQUENA EMPRESA

    No mundo dos negócios o planejamento estratégico é um fator crucial para o desenvolvimento empresarial, analisando de forma sistêmica tudo aquilo que envolve a empresa e identificando oportunidades para fomentar o seu desenvolvimento. O objetivo desta pesquisa foi analisar o contexto estratégico da empresa Gráfica Mangabeira, com base nas ferramentas de planejamento estratégico, tendo a finalidade de avivar a importância da ferramenta para o segmento e sua aplicabilidade, bem como, os impactos positivos atraídos pela sua utilização. A metodologia se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica voltada para a realidade das micro e pequenas empresas, abordando assuntos inerentes a administração estratégica, criando mecanismos para obtenção de dados e informações através de entrevista semiestruturada, realizando uma análise de dados voltada para aplicações de ferramentas estratégicas, além de propor objetivos e metas a serem alcançados em busca de um melhor desenvolvimento. Foi possível concluir que o trabalho corrobora com a execução do planejamento estratégico nas pequenas empresas e o quanto essa análise estratégica proporciona novas reflexões e diretrizes. Demonstrando como resultado a ausência da análise estratégica na Gráfica Mangabeira e ratificando que um planejamento estratégico pode proporcionar diferentes visões e despertar a consciência da constante mudança que o mercado vive em qualquer segmento, contribuindo para um melhor entendimento e desenvolvimento do processo estratégico nas micro e pequenas empresas.

Results 91-100 of 4090 (Search time: 0.001 seconds).
  • previous
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • next
  • Assuntos

  • Agropecuária
  • Cidadania
  • Ciência e Tecnologia
  • Comunicações
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Energia
  • Enfrentamento às drogas
  • Esporte
  • Sobre

  • Missão e visão
  • Equipe
  • Fale com nossa equipe

  • repositoriodigital@ifpb.edu.br
  • Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
    • Mapa do site

    • RSS

    • o que é RSS?
    • Assine o nosso RSS

DSpace software copyright © 2002-2015