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Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2016-09-05
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A importância da acuracidade dos recursos materiais em processo: estudo de caso em uma empresa de laminados sintéticos

    O presente trabalho objetiva analisar o processo de inventário físico dos recursos materiais presentes no setor produtivo da organização. A análise foi realizada em uma empresa do ramo de laminados sintéticos, localizada em Bayeux – PB, e utilizou como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada realizada com o supervisor do setor de Programação e Controle da Produção da empresa. Este setor, quando presente nas organizações, é o responsável pela realização do inventário e levantamento da acuracidade dos recursos materiais em processo. O conhecimento das informações de estoque e acuracidade é importante para o PCP conseguir programar e controlar a produção com a máxima efetividade. Uma informação equivocada dos saldos de estoque pode levar a uma decisão errada na área de planejamento de compras, atrasar a produção ou até levar a falta de produto para o cliente. Como os materiais em processo são os itens de maior dificuldade de controle, pelo fato de estarem em “movimentação”, o enfoque se deu para este tipo de material. Na empresa estudada, há classificação dos recursos materiais, e a acuracidade dos itens no setor produtivo é levantada mensalmente, porém nunca o índice de 100% foi atingido. A meta da empresa é de 85%, que se demonstra uma meta pouco árdua e permite uma grande perda de material presente no setor da produção. O controle de estoques é uma tarefa desafiadora, principalmente se tratando de materiais em processo, logo é fundamental a existência de um índice de controle, como a acuracidade, com uma meta rígida para evitar perdas, sendo realizada regularmente, para assim ajudar as decisões de planejamento de estoques e compras, impedindo atrasos no setor produtivo.

  • 2016-03-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Risco de crédito e comportamento financeiro de potenciais empreendedores: uma aplicação com potenciais clientes de Programas de Empreendedorismo

    Diante de um ambiente mercadológico com alta competitividade, os gestores necessitam cada vez mais tomar decisões de modo ágil, no entanto, essa tomada de decisão deve se dar de modo consciente e embasando para que não haja comprometimento do futuro da empresa. Deste modo, é essencial que o gestor desenvolva práticas cotidianas que envolvam uma gestão de riscos eficaz, já que quanto mais mapeados e analisados, menor será o risco de executar determinada atividade. Sendo assim, a presença do gerenciamento de riscos apresenta-se como uma das principais ferramentas estratégicas de uma empresa, principalmente em instituições financeiras, que trabalham constantemente com conceitos de risco de crédito, esses que envolvem a possibilidade de a instituição financeira não receber o valor de um empréstimo, podendo ser considerado como a taxa de inadimplência esperada.Em virtude deste cenário, este Trabalho de Conclusão de Curso, de cunho quantitativo, tem como objetivo a identificação das variáveis podem explicar a relação entre o comportamento financeiro de potenciais beneficiários do Empreender Paraíba e o seu risco de crédito. Para coleta de dados optou-se pela aplicação de questionário, formulado por 24 perguntas, aplicadas indiretamente por meio da ferramenta do Google Docs. A tabulação de dados foi realizada através do software Microsoft Office Excel 2007. A análise de dados, por sua vez, foi feita através do software SPSS. Participaram da pesquisa124 potenciais empreendedores. No entanto, é interessante destacar que a amostra obtida não se relaciona a base de dados da Secretaria Executiva do Empreendedorismo – responsável por operacionalizar o Programa Empreender Paraíba, sendo considerada, portanto uma amostra potencial beneficiária, tendo em vista que todo empreendimento necessita de um investimento monetário inicial. Sendo assim, os resultados obtidos na pesquisa estão restritos a amostra utilizada, não cabendo generalizações. Os resultados obtidos evidenciam que variáveis como maior quantidade de filhos, maior número de dependentes financeiros, maior investimento inicial e maior quantidade restante de parcelas de financiamento de veículos ou de empréstimos bancários influenciam positivamente a situação de inadimplência. Palavras-chave: Comportamento financeiro, Gerenciamento de riscos.

  • 2018-11-14
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Processo de decisão de compra um estudo sobre o comportamento de consumidores de uma joalheria na cidade de Guarabira - PB

    O objetivo do trabalho é conhecer os aspectos que influenciam o processo de decisão de compra dos consumidores de uma joalheria na cidade de Guarabira-PB. Os fatores que levam a influenciar os consumidores são indispensáveis para obter informações do que interfere em cada decisão de compra. Por isso foi realizado um estudo com os consumidores de uma joalheria, para poder obter informações do que mais influenciam na sua tomada de decisão de compra. A pesquisa tem caráter de natureza descritiva com abordagem metodológica quantitativa. Foram aplicados cento e quarenta questionários com os clientes da joalheria a fim de identificar o perfil dos clientes, caracterizando seus hábitos de compra e identificando os fatores que influenciam sua decisão de compra. Os resultados apontaram evidências de que, para os consumidores da joalheria, o fator que mais influencia na decisão de compra é o fator pessoal, porém o fator social é um dos aspectos relevantes também na decisão de compra.

  • 2019-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Transparência nas contas públicas: um estudo sobre o cumprimento do art. 48 da lei de responsabilidade fiscal nos municípios da microrregião de Cajazeiras - PB

    Considerado como um instrumento primordial para o fortalecimento da situação financeira dos entes da federação, a Lei Complementar nº 101/2000 denominada como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) juntamente com as novas regras de transparência através da publicação de relatórios e demonstrativos da execução orçamentária veem permitindo um ajuste fiscal bastante significativo para a economia brasileira. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo identificar se as prefeituras municipais do da microrregião de Cajazeiras-PB estão em adequação às especificações de divulgação e transparência contidas na LRF, notadamente no que se diz respeito ao seu art. 48. A metodologia aplicada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica para identificar os aspectos da LRF e os principais pontos da transparência nas contas públicas além de uma análise detalhada dos dados coletados nos portais eletrônicos dos 15 municípios estudados. Por meio desta pesquisa, constatou-se que há um baixo nível de transparência na gestão pública, visto que com passar de 18 anos desde a implementação da LRF, uma parte considerável dos municípios divulgaram de forma parcial ou não divulgaram nenhuma informação. Conclui-se, portanto, que os dados apresentados servem como alerta para a sociedade, já que uma gestão pública transparente permite um acompanhamento eficaz das informações e controle maior das ações dos seus governantes na execução e gerenciamento do orçamento público.

  • 2016-03-05
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Gestão dos recursos patrimoniais: uma análise dos procedimentos aplicados na Defensoria Pública da União

    O presente trabalho aborda um estudo nos procedimentos adotados pela Defensoria Pública da União (DPU-PB) na gestão de bens patrimoniais. Este estudo tem por objetivo analisar os processos de aquisição, gestão interna e desfazimento de bens da Defensoria Pública da União da Paraíba, onde foram encontrados alguns entraves que influenciam no desempenho das atividades internas. Em relação aos aspectos metodológicos, tem-se uma pesquisa aplicada, uma vez que esta buscou um resultado bastante específico e quanto aos meios tem-se um estudo de caso e investigação bibliográfica. Quanto aos fins caracteriza-se como exploratória, uma vez que proporcionou ao pesquisador o conhecimento do ambiente analisado, e também se considera como explicativa, pois expõe os fatores contribuintes para a ocorrência de problemas, tendo como coleta de dados o uso de documentação indireta e a observação. Durante o período analisado foram constatados diversos fatores que direta ou indiretamente interferem no andamento dos processos estudados, tais como a centralização, desorganização e falhas na comunicação, estes que dificultam o andamento dos processos e os deixam mais dificultosos ou trabalhosos e demorados e através disto pode-se elaborar sugestões de melhorias, melhorias estas que foram usadas na elaboração de um manual que servirá de apoio ao setor estudado assim como para qualquer outra Unidade da DPU que venha a estar passando pelos mesmos problemas.

  • 2017-03-31
    Documento

    SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA BIBLIOTECAS : UMA ABORDAGEM AVALIATIVA DOS SERVIDORES DA BIBLIOTECA NILO PEÇANHA DO CAMPUS JOÃO PESSOA

    Este trabalho foi elaborado com a premissa de avaliar a utilização do Sistema de Automação de Bibliotecas (SIABI) pelos Técnicos Administrativos do quadro permanente de servidores lotados na Biblioteca Nilo Peçanha (BNP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), campus João Pessoa, no que tange às atividades desenvolvidas no cotidiano, desde o mês de agosto 2013, período em que o sistema foi instalado. Devido a este tempo transcorrido, faz-se necessário analisar se o mesmo atende a todas as demandas de modo eficaz. Assim, para enfatizar o alcance do objetivo proposto por este estudo foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental

  • 2016-09-05
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Condições de trabalho e qualidade de vida : um estudo com os professores de uma Escola Estadual em João Pessoa-PB

    Este trabalho tem como objetivo analisar as condições de trabalho dos docentes em uma Escola Estadual, verificando a compreensão dos docentes sobre a qualidade de vida e sua influência no exercício da função, analisando como isso afeta a sua qualidade de vida. Participaram da pesquisa vinte e cinco colaboradores, sendo a coleta de dados realizada através de observação direta sistemática e de um questionário com vinte e cinco questões, subdividida da seguinte forma: quinze seguiram a escala de Likert, uma onde o entrevistado podia apontar múltiplas opções, e mais dez questões de múltipla escolha, sendo uma com duas opções de resposta e oito com cinco opções de resposta. A análise dos dados foi conduzida com a utilização da distribuição de frequência, e também, fazendo uso da teoria junto às opiniões e percepções dos pesquisados. Com os resultados obtidos, foi possível comprovar que o arranjo físico das salas de aula não atende de forma satisfatória as necessidades e o bem estar dos docentes, influenciando negativamente na qualidade de vida no trabalho dos docentes, uma vez que, observou-se que o fator psicológico contribui com a diminuição da qualidade de vida, ou seja, sua motivação e/ou autoestima no desempenhar das suas atividades. Este afeta, segundo os entrevistados, tanto ele (trabalhador) quanto seus familiares e também a escola, afinal quanto mais às pessoas sofrem com algum dano na sua condição de trabalho e não recebem apoio em suas vidas pessoais, mais elas se tornam incapazes de lidar com os problemas de trabalho. Portanto, ficou nítido que o investimento em Qualidade de vida no trabalho, vai gerar pessoas satisfeitas, motivadas, clima organizacional agradável e a obtenção de resultados satisfatórios, pois um funcionário motivado é uma pessoa satisfeita e determinada a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Alocação e aplicação de recursos financeiros pelo Consorcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental – CISCO, para a oferta de serviços públicos em saúde

    A gestão pública se refere a um conjunto de ordenação de atividades, o qual seguirá um processo de planejamento. Nesse intuito de buscar respostas para nossas inquietações relacionadas a gestão pública, este estudo se propôs a analisar como é desenvolvido o processo de alocação e aplicação de recursos financeiros, através do Consorcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental – CISCO, e como se dá a oferta de serviços oriundos destes recursos. Para tal entendimento, utilizamos o método estudo de caso, com abordagem combinada, com aporte teórico em artigos, revistas, legislação brasileira vigente e entrevista semi-estruturada. Verificou-se, que são muitos os desafios, destacando-se entre eles a manutenção do equilíbrio financeiro.

  • 2019-01-08
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    SISTEMA DE APOIO À DECISÃO ESPACIAL PARA O ACESSO AO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES EM CONDIÇÕES CRÔNICAS

    Tendo em vista a improvisação no acesso ao atendimento hospitalar de crianças/adolescentes com condições crônicas decorrente da dificuldade de obediência a protocolos multifacetados, este estudo teve como objetivo: implementar um sistema de apoio à decisão espacial que subsidie à gestão hospitalar no processo de tomada de decisão para o acesso ao atendimento de crianças/adolescentes em condição crônica. Trata-se de um estudo que utilizou dados secundários, referente ao ano de 2017, provenientes do Sistema de Informação de Crianças e Adolescentes com Doenças Crônicas de um hospital de referência no estado da Paraíba. A componente espacial foi inserida no sistema como elemento de decisão, em todas as suas fases, sendo a análise espacial realizada através da identificação da Razão de Incidências Espacial e aplicação do método de detecção de aglomerado espacial, a estatística Scan espacial. Essa análise revelou uma concentração de aglomerados espaciais significativos nas mesorregiões do Agreste (limite com a Mata Paraibana), bem como na Mata Paraibana, local onde se encontra o serviço hospitalar público que atua como referência estadual nas recorrentes internações dessa população em condições de cronicidade. O sistema projetado nesta pesquisa corresponde a um software denominado de Sistema de Apoio à Decisão Espacial para o Acesso ao Atendimento de Condições Crônicas. Ele foi fundamentado em decisões programadas e em um modelo de decisão baseado em regras cujo intuito consiste em subsidiar a gestão de instituições hospitalares frente ao acesso ao atendimento de crianças/adolescentes em condições crônicas. Esse sistema atua no sentido de contribuir com essa população em condição de adoecimento crônico que chega ao serviço de referência em busca de resolutividade para o enfrentamento dos entraves da rede de atenção à saúde, nível hospitalar. A sua finalidade consiste em minimizar os consequentes danos que a improvisação pode acarretar à rede de atenção à saúde, como sobrecarga em determinados serviços de saúde, bem como prejuízos na continuidade do cuidado à saúde do indivíduo.

  • 2015-01-08
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A aplicabilidade da gestão de projetos nos contratos de obras da CAGEPA como forma de reduzir os gastos públicos.

    O trabalho foi elaborado na Subgerência de Gestão de Contratos, um setor fundamental para a empresa. Ela é responsável pela elaboração, publicação e controle dos contratos. O trabalho teve como objetivo geral o de analisar como a gestão de projetos utilizada de forma adequada pode contribuir na gestão dos contratos de obras da CAGEPA. Para isso, definiu-se os objetivos específicos, que foram: Identificar os objetos de licitação visando identificar pontos de melhoria; Avaliar as possíveis perdas que o atraso na entrega das obras tem causado à organização; Realizar análise do valor agregado em projetos selecionados e Sugerir melhorias no processo de gestão de contratos de acordo com os resultados obtidos. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa ao selecionar todos os contratos vigentes da empresa em um determinado período. O universo da pesquisa envolveu 150 contratos vigentes com 100 empresas diferentes. Foi escolhida a empresa que possui o maior número de contratos vigentes e, posteriormente, foi analisado o contrato com o maior número de termos aditivos. Através da dessa pesquisa foi possível verificar que o atraso na entrega dos objetos contratuais firmados entre as empresas e a CAGEPA é prática recorrente, o que tem causado prejuízos financeiros à organização. A análise das justificativas técnicas que as empresas contratadas elaboram ao solicitar aditivos contratuais, possibilitou perceber as principais causas dos atrasos na entrega do objeto contratual e propor soluções que objetivam a redução dos gastos públicos em uma organização pública no Estado da paraíba, corroborando, enfim, para a importância da gestão de projetos para a eficiência e eficácia das organizações.

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