- Sub-communities within this community
- Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização : [1145]
- Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação : [2495]
- Trabalhos de Conclusão de Curso de Técnico : [0]
Recent Submissions
-
Um modelo de jogo digital em role-playing game para o ensino de números racionais envolvendo a conversão entre os registros geométrico bidimensional e simbólico fracionário
Este trabalho teve como objetivo propor um modelo de jogo de RPG para a aprendizagem dos números racionais, visando explorar as possibilidades de conversão entre o registro simbólico fracionário e o geométrico bidimensional. A proposta se baseia na Teoria dos Registros de Representação Semióti...
Ver mais -
Situações problemas e soluções humanas: contextualização e aprendizagem significativa da Matemática na Educação de Jovens e Adultos
Este trabalho investiga a eficácia de práticas pedagógicas contextualizadas e humanizadas no ensino de matemática com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partindo do reconhecimento das dificuldades socioeconômicas, históricas e educacionais enfrentadas por esse público, o estudo propõe ...
Ver mais -
Acessibilidade pedagógica para estudantes no espectro autista: proposta de livro digital com base no desenho universal para aprendizagem “triângulo retângulo: uma jornada inclusiva na matemática”
Este trabalho investiga a aplicação das diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) combinadas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como estratégia para a promoção da inclusão escolar de estudantes no espectro autista. O objetivo é apresentar o livro digital acessível (...
Ver mais -
Reflexões sobre a história da moeda no ensino de matemática: um relato de experiência
O dinheiro está presente no cotidiano de forma constante, seja fisicamente, como papel-moeda, ou digitalmente, como o Pix. No entanto, a compreensão sobre a sua evolução histórica e os significados que carrega ao longo do tempo ainda é pouco abordada nas práticas escolares. Diante disso, este ...
Ver mais -
A utilização dos jogos de RPG no ensino da matemática: uma proposta para o ensino de áreas de figuras planas
Este trabalho tem como objetivo elaborar um modelo de jogo digital de RPG para auxiliar no ensino-aprendizagem de Geometria, com ênfase em áreas de figuras planas, para alunos do 8° ano do ensino fundamental. A pesquisa possui abordagem qualitativa e caráter exploratório, sendo fundamentada em ...
Ver mais