Recent Submissions
-
Química forense como ferramenta didática no ensino de química: perspectivas e aplicações
Este estudo teve como objetivo analisar os trabalhos realizados entre 2020 e 2025 que utilizaram a química forense como estratégia didática, observando seu potencial de tornar os conteúdos de química mais atrativos a partir de sua relação direta com o cotidiano. Essa pesquisa, de caráter bibliogr...
Ver mais -
Percepção de estudantes do ensino fundamental II sobre o uso de plantas medicinais no município de Brejinho, sertão de Pernambucano
O objetivo com esse estudo foi analisar a percepção de estudantes do Ensino Fundamental II, residentes em áreas urbanas e rurais do município de Brejinho - PE, acerca do uso de plantas medicinais. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, composto por 13 ...
Ver mais -
Da Estratégia a identidade visual: Uma coletânea de projetos estratégicos de marca
Este portfólio reúne dez projetos autorais desenvolvidos ao longo e antes da graduação, com o objetivo de atender aos requisitos finais do curso de Tecnologia em Design Gráfico do IFPB – Campus Cabedelo, ao mesmo tempo em que evidencia as competências do designer João Batista Caetano da Silva na ...
Ver mais -
Ilustração editorial: Uma análise das ilustrações de Andrés Guevara para a revista A Maçã
Este trabalho tem por finalidade a análise de imagem visual das ilustrações do artista paraguaio Andrés Guevara (1904-1964), na reformulação da revista A Maçã em 1923. A revista existiu entre 1922 e 1929, foi considerada uma das mais disruptivas da época por abordar temas diversos e apresentar um...
Ver mais -
Portfólio de design gráfico: dos problemas às soluções, com processos e narrativas estratégicas.
Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresento meu portfólio, construído a partir de dez projetos desenvolvidos durante a graduação em Tecnologia em Design Gráfico, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Cabedelo. A escolha por esse formato foi motivada pelos benefícios acadêmic...
Ver mais