Contribuições para a formação omnilateral de caráter emancipatório dos empreendimentos econômicos solidários

Abreu, Tatiana Losano de

Resumo

A Economia Solidária - ES é uma forma diferente de fazer economia, baseada em princípios que têm como alicerce a ideia de produzir, vender e gerar renda a partir de outros valores. A forma de organização do trabalho é baseada na autogestão, as decisões devem ser coletivas e participativas, e a solidariedade deve ser uma prática cotidiana. No Brasil, os empreendimentos que seguem o ideal da ES crescem a cada dia. Mesmo assim, os desafios estão presentes no dia a dia dos trabalhadores da ES. A partir do entendimento de que este público possui demandas formativas e de que essas demandas precisam ser sanadas a partir de uma educação de cunho popular, libertador e que atenda às suas especificidades, este trabalho buscou contribuir com a formação omnilateral, de caráter emancipatório, dos Empreendimentos de Economia Solidária. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritiva, de aspecto qualitativo, que buscou a identificação das principais necessidades advindas dos Empreendimentos Econômicos Solidários - EES para a elaboração do produto educacional. Este diagnóstico ocorreu a partir da aplicação de um grupo focal e entrevistas semiestruturadas com participantes escolhidos por meio de uma amostra não probabilística, definida por acessibilidade e conveniência e seguindo, como critérios, serem participantes de grupos que realizam a produção e a comercialização dos produtos de forma coletiva, ou participantes de entidades de apoio aos EES, além de serem vinculados e compor a coordenação do Fórum de Economia Solidária de Guarabira e Região. O diagnóstico foi analisado por meio da técnica de análise do discurso e culminou na temática e no perfil do produto educacional. Como produto educacional, foram elaboradas cinco mídias educativas, intituladas: ‘Mídias Educativas: da reflexão à prática dos Princípios da Economia Solidária’. São vídeos interativos, de curta duração, que versam sobre os Princípios da Economia Solidária. Em seguida, foram realizados dois procedimentos para averiguação das potencialidades e fragilidades do produto educacional. Cinco profissionais que trabalham com Economia Solidária e Educação Popular verificaram o potencial de aplicabilidade em contexto real. Todos os avaliadores se posicionaram positivamente sobre a efetiva contribuição das ‘Mídias Educativas: da reflexão à prática dos Princípios da Economia Solidária’ para a educação profissional e tecnológica dos trabalhadores da Economia Solidária, assim como a contribuição para o processo de autonomia e formação emancipatória deles e seu potencial de utilização em contexto real. Já a aplicação em si deste instrumento pedagógico ocorreu com um grupo produtivo da Economia Solidária chamado de Mulheres Caboclas, cujo resultado foi igualmente satisfatório. Por fim, podemos considerar que a concretização das ‘Mídias Educativas: da reflexão à prática dos Princípios da Economia Solidária’ representa uma contribuição para a formação omnilateral de caráter emancipatório dos Empreendimentos Econômicos Solidários.

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