Educação física escolar, saúde e qualidade de vida no contexto da formação humana integral

Almeida, Larissa Germana Martins de

Resumo

Atualmente, as evidências disponíveis indicam que a inatividade física tem se configurado precocemente, especialmente a partir da adolescência. Iniciativas que estimulem a prática de exercícios físicos em grupos de adolescentes pode ser um caminho para sua propagação e continuidade ao longo da vida. Nesse sentido, reconhecer as bases das abordagens teórico-metodológicas da Educação Física escolar permitirá a seleção de conteúdos e métodos que legitimem a mesma como um dos principais processos educacionais voltados para saúde e qualidade de vida. Assim, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma cartilha digital sobre saúde e qualidade de vida para professores de Educação Física a partir de uma ação pedagógica realizada com alunos do curso técnico de recursos pesqueiros do campus Cabedelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Trata-se de um estudo pré-experimental, de abordagem quantitativa, do tipo descritivo. A amostra do estudo foi composta por 30 alunos da turma de 1º ano do IFPB, campus Cabedelo. O instrumento de coleta de dados utilizado no estudo foi o Questionário para Medida de Atividade Física e Fatores Associados em Adolescentes proposto por Farias Junior (2010). A ação pedagógica foi desenvolvida no ano letivo de 2019 no período de 10 de abril a 12 de junho. O desenvolvimento da ação se deu através de aulas teórico-práticas durante um bimestre, que ocorriam às quartas-feiras das 15h50min às 17h30min, correspondendo ao total de 14 aulas de 50 minutos. Os dados da pesquisa foram analisados a partir dos questionários aplicados antes e após a ação pedagógica. Verificou-se, então, que houve mudanças na percepção de saúde e nos benefícios percebidos da prática de atividade física dos alunos após a ação. Tais resultados nos levaram a concluir que ações pedagógicas para além do esporte devem ser estimuladas para transformar a vida dos alunos em sujeitos conscientes da influência da atividade física para sua saúde e qualidade de vida, fortalecendo, assim, a importância da Educação Física como componente curricular indispensável para formação. Além disso, parece-nos promissora a proposta da cartilha digital apresentada como produto educacional, haja vista a significativa capacidade da mesma, servir de inspiração para uma prática pedagógica preocupada com a formação humana integral.

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