LABEDIF: Uma Proposta de Laboratório Virtual para os Cursos Profissionais na Área da Construção Civil

Lima, Rayanne Oliveira Medeiros de

Resumo

As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) apresentam-se como recursos importantes para o processo de ensino e aprendizagem nos tempos atuais, visto que elas estão presentes no cotidiano do homem. Desse modo, as inovações provocam mudanças na forma de construir o conhecimento em sala de aula, pois apresentam aspectos positivos para a aprendizagem, como também desafios para os educadores aplicarem novos recursos didáticos digitais. Nesse contexto, considerando a importância desses artefatos tecnológicos para a geração atual dos estudantes e o potencial que os elementos de jogos possuem como recurso pedagógico para a construção do conhecimento e motivação, esta pesquisa desenvolveu um simulador virtual laboratorial como recurso didático para o ensino de análises e caracterização de materiais na área da construção civil, tendo como referências os conteúdos das normas técnicas procedimentais da ABNT. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Guarabira e sua aplicação destinou-se ao curso técnico de edificações. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa aplicada do tipo exploratória. Foram investigadas as TDIC utilizadas nessa área de ensino, buscando-se compreender a perspectiva dos professores e estudantes em relação ao uso e aos efeitos dessas ferramentas. Como forma de sondagem do público alvo em relação ao produto educacional desenvolvido, foi realizada a coleta de dados através de questionário diagnóstico aplicado aos cinco professores e aos 113 estudantes do ensino técnico integrado ao médio do curso de edificações do referido campus. Em concomitante, foi produzido o simulador, denominado Laboratório Virtual de Edificações, que está disponível através do website “labedif.com.br”. Além do simulador, estão contidos no site: vídeos, quiz, roteiros, links. Portanto, este trabalho apresenta os procedimentos para o desenvolvimento do simulador, compreendendo o período de pré-produção, produção, pós-produção e avaliação. Por fim, após desenvolvido, o produto educacional foi aplicado a 35 pessoas durante exposição em eventos e no próprio campus Guarabira juntamente com os questionários de avaliação. Os resultados indicam para a necessidade de utilização, com mais frequência, dos recursos didáticos digitais no processo de ensino e aprendizagem que exigem a contínua atualização e capacitação dos professores inseridos na Educação Profissional e Tecnológica. Conclui-se que a pesquisa contribuiu positivamente ao processo de ensino e aprendizagem no laboratório de materiais de construção através do desenvolvimento do simulador virtual e incentivo para o uso de TDIC.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.