Modelagem de Jogo Educacional Digital para o Ensino e a Aprendizagem de Matemática Básica na Educação Profissional e Tecnológica

Menezes, Daniel Lisboa de

Resumo

Na cultura atual dos jovens, as tecnologias se mostram presentes e atuantes nas diversas relações sociais. Nesse aspecto, a utilização de jogos digitais ganha, a cada dia, mais força e adeptos nesse espaço. O presente estudo teve como objetivo analisar um modelo de ensino e aprendizagem baseado em jogo educacional digital como recurso metodológico para facilitar a aprendizagem de matemática básica na educação profissional e tecnológica. A pesquisa foi desenvolvida segundo as concepções da metodologia exploratória e descritiva, sendo realizada no Instituto Federal de Pernambuco, Campus Palmares, tendo como sujeitos da pesquisa professores de matemática, computação e estudantes dos cursos técnicos subsequentes, Redes de Computadores e Manutenção de Computadores. Para isso, envolveu as seguintes etapas: Embasamento teórico e planejamento; investigação das dificuldades de aprendizagem na área da matemática básica; elaboração do jogo digital, intitulado “Mundo de João”; aplicação do jogo e análise dos resultados. Para a coleta de dados, foram utilizados formulários na plataforma Google Forms, e os registros das observações foram realizados em software de escritório. Os resultados sinalizam para a necessidade de reforçar a aprendizagem de matemática básica nas turmas iniciais dos referidos cursos, demonstrando a capacidade do uso de jogos em imergir estudantes em uma aprendizagem significativa, e revelam uma avaliação satisfatória pela maioria dos estudantes na utilização da prática. Desta forma, sugere-se que a utilização de jogos educacionais digitais no ensino da Matemática vem a facilitar a aprendizagem de conteúdos da área. As considerações finais sinalizam para a necessidade de continuação da pesquisa e do processo de desenvolvimento do jogo digital educacional, abrangendo as representações da cidade, considerando outras áreas do conhecimento e com a participação dos estudantes da instituição.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.