A multimodalidade na aquisição de segunda língua por estudantes surdos
Silva, Raquel Paula da
Resumo
Levando-se em consideração os estudos sobre multimodalidade analisamos, neste trabalho, a interação entre texto verbal e não-verbal. Nossa finalidade é descrever as contribuições da multimodalidade para aquisição de segunda língua, na modalidade escrita, por estudantes surdos. No caso do Brasil, a segunda língua que o surdo deve adquirir é a Língua Portuguesa, a qual é a língua oficial do país. Nesta pesquisa discutiremos a necessidade da multimodalidade estar ancorada pelos recursos imagéticos, asseverando ao código visual do surdo, promovendo, assim, a construção de conhecimento e, consequentemente, favorecendo as relações interpessoais. Além disso, vamos conceituar a multimodalidade, de uma forma mais abrangente, e por conseguinte, pesquisaremos na literatura sobre a multimodalidade como ferramenta no ensino de Língua Portuguesa para estudantes surdos. Este artigo utilizará uma metodologia qualitativa de caráter analítico-interpretativa. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se nas perspectivas dos seguintes estudiosos Antunes (2014); Fraga (2017); Dionísio e Vasconcelos (2013); Koch (2013); Prodanov e Freitas (2013); Silva (2020) e Sousa (2018). Constatamos, nesta investigação, que os recursos imagéticos são ferramentas que contribuem positivamente para o processo de aquisição de segunda língua, na modalidade escrita, por estudantes surdos, ampliando, assim, as suas capacidades cognitivas, favorecendo a leitura e a escrita de textos verbais e multissemióticos.
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