Propostas para a educação empreendedora em escolas públicas de ensino fundamental

Meneses, Pedro Rodrigues Araújo de

Resumo

No contexto de inexistência de iniciativas de educação empreendedora dentro das escolas públicas de ensino fundamental na Paraíba, considerando a relevância do tema e o aspecto de desenvolvimento da versatilidade do perfil empreendedor, este trabalho tem por objetivo identificar e propor métodos de educação empreendedora para alunos do ensino fundamental II da rede pública de educação. Quanto aos objetivos a pesquisa é descritiva e exploratória, com procedimentos técnicos que incluem pesquisa bibliográfica, e estudo de caso com pesquisa de campo, além de utilizar o método indutivo. A pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualiquantitativa, buscou identificar o nível de conhecimento dos alunos sobre empreendedorismo, sendo aplicado um questionário aos alunos do colégio Isabel Maria das Neves, em João Pessoa/PB, que contou com perguntas abertas e fechadas, usando escalas nominais e do tipo Likert. De uma população de 411 alunos 300 participaram da pesquisa. Os resultados demonstraram que os alunos reportam falta de conhecimento sobre o tema quando respondem questões abertas, entretanto muitos fizeram associações específicas corretas quanto ao empreendedorismo, quando respondem assertivas em escalas de opções de respostas, demonstrando que alguns possuem conhecimentos prévios sobre o tema. Baseado nisto e levando em consideração as referências bibliográficas sobre métodos de educação empreendedora aplicados ao ensino fundamental, constando no referencial teórico, foram propostos métodos, tais como: capacitação de professores, oficinas e atividades em grupo e jogos e simulações, em especial o jogo Soluções Empreendedoras. Destacando sempre o aspecto dinâmico e lúdico dessas atividades, além da adequação ao nível de ensino da turma.

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