Estresse ocupacional: uma revisão bibliográfica sobre o adoecimento mental na docência
Oliveira, Hayanna Emillyn Matias de
Resumo
O estresse ocupacional tem se mostrado um fator de risco à saúde, sendo a profissão docente considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma das mais estressantes. Neste sentido, este estudo teve como objetivo investigar os fatores estressores que afetam os professores em seu ambiente de trabalho e as implicações destes à sua saúde. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a qual foi composta de 13 publicações selecionadas a partir dos descritores, o que possibilitou a categorização dos aspectos principais abordados nas produções em quatro categorias: fatores institucionais; características individuais/personalidade; fatores sociodemográficos; adoecimento de docentes. Os resultados alcançados revelaram que fatores estressores como excesso de trabalho, pressão de tempo, restrita autonomia e dificuldades de relacionamento com chefia e alunos podem gerar consequências negativas a saúde mental de docentes. Além desses fatores institucionais, constatou-se que fatores sociodemográficos e as características individuais também influenciam na qualidade de vida dos professores. Por fim, os estudos apontaram a alta prevalência de Síndrome de Burnout nos profissionais da categoria. Conclui-se que o adoecimento mental é uma problemática relacionada a toda categoria profissional, observando-se que professores tanto do setor público quanto privado são expostos a estressores que podem comprometer seu rendimento, além de trazer implicações à sua saúde mental. Por isso, é necessário que medidas de prevenção e intervenção coletivas sejam adotadas pelas organizações.
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