A multimodalidade enquanto recurso facilitador do processo de aquisição de L2 por surdos: uma breve revisão da literatura

Moura, Whadja Nascimento Oliveira

Resumo

Nosso trabalho traz discussões referentes às contribuições dos recursos da multimodalidade para a aquisição de uma segunda língua para surdos. Nosso objetivo com este trabalho é fazer um breve percurso bibliográfico sobre expressões faciais e Atenção Conjunta, na perspectiva da Multimodalidade, para o ensino de L2 para surdos. Adotamos, em nosso estudo, uma abordagem de caráter qualitativo considerando que nos proporcionará traçar questionamentos visando à construção de novos conceitos em meio à perspectiva da Multimodalidade, que permeia o processo de aquisição de L2, dentro de nossa proposta de estudo. Além disso, optamos por uma pesquisa bibliográfica. Consideramos relevante tratar de Multimodalidade na aquisição de uma segunda língua para surdos, pois para que o processo de interação aconteça entre indivíduos faz-se necessário o uso de uma variedade de linguagens que, juntas, irão complementar o sentido da L2, na troca de informação durante a interação, com aquele grupo de pessoas. Para tal, nos baseamos em autores como Del Ré (2006), Cavalcante (2010), Barbosa (2016), Ferraz (2011), Neto (2020), Ávila-Nóbrega (2018), entre outros autores, que nos levarão a reflexões acerca da Multimodalidade. Concluímos que, a partir das variadas modalidades da linguagem que essa perspectiva apresenta, o surdo terá um melhor acesso à L2, a partir das implicações visuais e, mais especificamente, de expressões faciais e direcionamento do olhar.

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