O uso do GIF como recurso didático no ensino de língua portuguesa para surdos
Melo, Ediclécia Sousa de
Resumo
É sabido que no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos é necessária a utilização de estratégias didáticas que considerem o caráter visuogestual das línguas de sinais, garantindo, assim, o aprendizado adequado da língua portuguesa. Partindo dessa premissa, buscamos analisar de que forma a multimodalidade pode favorecer o ensino de Língua Portuguesa como L2 através da utilização de gifs. Para fundamentar nossa discussão, tomamos como ponto de partida as contribuições de Lacerda (1998) e Lodi (2013) acerca das abordagens de educação para surdos. No que se refere ao conceito de multimodalidade, fundamentamo-nos em Kress (2010), Dionísio (2011, 2014) e em Ferraz (2011), que discute o texto multimodal no ensino de língua portuguesa como segunda língua. E, por fim, apresentamos algumas orientações sobre os gêneros digitais trazidas na BNCC (2017), e as discussões de Lupinacci (2016), Miglioli e Barros (2013), acerca da ferramenta de mídia gif. Metodologicamente, esta pesquisa possui natureza qualitativa, documental e interpretativa, ancorada em estudos bibliográficos. Nosso corpus é formado por gifs que circulam no WhatsApp e fazem parte do contexto dos surdos. A análise revela que o gif é um gênero textual dinâmico, constituído, sobretudo, por elementos multimodais visuais; e que aplicado ao ensino de surdos, nas aulas de língua portuguesa, pode atuar como uma ferramenta potencializadora e enriquecedora da prática de ensino.
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