Reflexões acerca da linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos

Justino, Rogéria Dantas de Melo

Resumo

: Este trabalho propôs-se a investigar, à luz das teorias da Linguística Aplicada, as metodologias utilizadas no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. O trabalho partiu de análises de publicações científicas coletadas em sites, revistas digitais, bem como Google Acadêmico. O estudo surgiu a partir da percepção de que o ensino de Português para surdos é um tema amplamente discutido, no entanto, há ainda uma escassez de materiais que possam orientar a prática de professores que atuam nessa modalidade. Os materiais explicitados refletem práticas de professores que desenvolveram intervenções e/ou atividades de observações e pesquisas em escolas regulares que atendem alunos surdos. As problemáticas apresentadas foram debatidas dentro do campo de reflexões dos estudos linguísticos, especificamente dos pressupostos advindos da Linguística Aplicada. Foi constatado que as metodologias adotadas pelos professores não regentes das turmas seguiram um modelo inclusivo, todavia, os professores regentes das turmas reproduzem uma metodologia inadequada às especificidades linguísticas dos estudantes surdos. Além disso, não apresentam formação apropriada para atuarem como professores de Português como segunda língua, tampouco, conhecimento acerca da Libras. A primeira instituição em que foram realizadas atividades interventivas não conta com intérprete de Libras e não se adequa à realidade de uma escola inclusiva. A segunda, é conhecida como referência em inclusão de alunos com surdez, embora não apresente características condizentes com o que se propõe. A última, em que foram realizadas atividades interventivas, trata-se de uma escola especial, onde o ensino do Português segue a ordem cronológica de L23.

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