Slam do corpo e empoderamento surdo: contribuições das narrativas surdas apresentadas nas plataformas digitais para educação bilíngue

Viveiros, Denise Penha

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre Empoderamento Surdo, Slam do Corpo, Educação Bilíngue e Cultura Surda, descrevendo a partir de elementos como identidade, cultura surda, empoderamento, literatura visual, poesias de resistência, educação bilíngue e jovens surdos. Como principal objetivo refletir a relação entre o empoderamento surdo e as poesias produzidas pelo grupo Corposinalizante disponibilizadas nas plataformas digitais, relacionando com as possíveis contribuições no contexto da educação bilíngue. A fundamentação da pesquisa acontece a partir de pesquisadores: Karnopp (2010), Peixoto (2018), Strobel (2008), Skliar (1998), Quadros, (2006) Santos, (2018) e D”Alva (2014), Ribeiro, (2017) e alguns outros autores dos Estudos Surdos. A metodologia consiste na Netnográfica, baseada na pesquisa de campo na internet, essa pesquisa se configura nas plataformas digitais em específico analisando as poesias de Slam e como suas principais representações identitárias e culturais contribuem para educação bilíngue, trazendo mais fortalecimento para identidade surda e cultura surda na educação.

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