A importância dos gêneros textuais para o desenvolvimento do aluno surdo em língua portuguesa

Costa, Micaely Honório da

Resumo

Objetiva-se neste trabalho analisar a contribuição dos gêneros textuais para o desenvolvimento do aluno surdo em língua portuguesa e conhecer a importância dos gêneros como objeto de estudo em sala de aula. Foi realizada, para obtenção dos objetivos, uma pesquisa bibliográfica, apresentando a relevância do estudo do texto para desenvolvimento do aluno surdo em sala de aula por meio do ensino de gêneros textuais. Dos autores estudados, destacam-se Borges (2002) que, numa perspectiva bakhtiniana, entende os gêneros como tipos relativamente estáveis, realizando-se através de situações de comunicação; Matêncio (2008), que faz referência a pesquisadores e professores, mostrando como é importante que eles trabalhem os “conhecimentos prévios”; Dell’Isola (2009), que mostra que a adequação de um texto requer que se considere a atividade social, intelectual na qual o texto é inserido; Almeida (2006) que mostra a proposta bilíngue, reconhecendo o direito linguístico do indivíduo surdo e a linguagem se fazendo parte de um cenário central na imaginação e formação de conceitos escolares pelo aluno; por fim, Barros (2015), o qual mostra a necessidade e os propósitos comunicativos que derivam da utilização da língua por parte dos alunos surdos. Conclui-se que os gêneros textuais servem de apoio para obtenção de conhecimento por parte do aluno surdo e do ouvinte, mostrando que existe uma relação entre os gêneros textuais e a aprendizagem, fazendo ressalvas às dificuldades que os alunos surdos encontram em relação ao texto escrito.

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