Práticas ambientais e a inclusão de pessoas com deficiência visual: um estudo no Instituto dos Cegos da Paraíba

Matos, Dilena Mara Lemos

Resumo

A educação ambiental desenvolve nas pessoas a consciência dos problemas ambientais e as estimulam tentar buscar soluções. Por isso promover a inclusão social é uma maneira de viabilizar e permitir que a consciência ambiental seja passada adiante. Assim, um dos meios de inclusão social é a inserção de deficientes visuais em várias áreas. Portanto, este trabalho visa verificar e analisar a presença de práticas voltadas para educação ambiental no Instituto dos Cegos da Paraíba. Para o estudo foram utilizados 22 voluntários com deficiência visual, residentes em João Pessoa e cidades vizinhas. Um questionário com 15 questões foi aplicado acerca das questões ambientais e de como os deficientes visuais encaram esta temática. Como respostas, foi possível aferir que os voluntários que frequentam os Instituto do Cegos possuem bons conhecimentos sobre o Meio ambiente. Contudo, a falta de acessibilidade e inclusão social os impedem de serem mais atuantes. Desta maneira sugerimos que as pessoas, iniciativa privada e pública devam se unir em prol da inclusão social, para que Educação ambiental seja transmitida a todos, sem discriminação. Com isso permitindo que pessoas sejam mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações.

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