Projeto de letramento : um caminho possível para a comunidade surda
Lima, Maria de Fátima Vieira de
Resumo
O presente trabalho desenvolve uma discussão teórica sobre as habilidades em leitura e escrita e o uso dos gêneros textuais por estudantes surdos, enfocando-as como práticas sociais que envolvem duas línguas – Libras e Português – as quais partilham o mesmo espaço/tempo nas diferentes esferas de atividades e possuem forças socioculturais e ideológicas diferenciadas. Sabendo que a fala e a escrita são práticas sociais que consistem num processo contínuo, pode-se inferir que a estimulação de recursos auxiliares do desenvolvimento da habilidade escrita com base em alguns aspectos da oralidade pode ser uma importante estratégia de inserção social e escolar do surdo. Nesse sentido, apresentam-se os gêneros textuais e o letramento, que podem proporcionar uma maior aproximação entre o autor surdo e a língua portuguesa, otimizando o seu processo de inclusão social. O trabalho fundamenta-se nas concepções de projetos de letramento e de gêneros textuais para a comunidade surda. Foram realizadas leituras de autores como Soares (2002), Kleiman (2010), Sampaio (2012), Pereira (2009), Silva (2007), Freire (1999), Fernandes (2006), Guarinello (2006), dentre outros. Entre as principais estratégias e recursos possíveis de serem utilizados no ensino de leitura e escrita para surdos, destacam-se a internet (e sua enorme gama de possibilidades textuais, multimodais ou não, incluindo hipertextos), livros (didáticos ou não), jornais, revistas e gibis. Portanto, torna-se necessário que instituições/professores, bem como toda equipe pedagógica escolar visem à aprendizagem do aluno surdo como prioridade na sala de aula, tornando o caminho livre para uma educação pautada no interesse da aquisição das habilidades desse público estudantil.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.