Sequência didática para o ensino de língua portuguesa para surdos: leitura, análise linguística e produção de texto
Figueiredo, Samara Kelly Dantas de
Resumo
O objetivo do artigo é mostrar a importância das sequências didáticas como elemento metodológico para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos e descrever como pode ser a organização de uma sequência didática de Língua Portuguesa para surdos nos eixos leitura, análise linguística e produção de texto. Os métodos utilizados são as pesquisas descritiva, bibliográfica e qualitativa. Os instrumentos de coleta foram sete textos acadêmicos que abordam o trabalho com gêneros textuais por meio das sequências didáticas focadas no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, especificamente nos eixos leitura, análise linguística e produção de texto. Os resultados da pesquisa mostram que as sequências didáticas são um meio de promover a aprendizagem dos alunos surdos, uma vez que essas sequências desenvolvem um trabalho com os gêneros textuais, visando o letramento. Logo, a conclusão aponta que as sequências didáticas são um instrumento para promover o aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos para que possam se apropriar dos usos sociais da Língua Portuguesa.
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