Educação na pandemia: a realidade do ensino remoto para surdos no município de Pirpirituba/PB

Simões, Rita de Cássia da Silva

Resumo

O surto pandêmico do novo Coronavírus impôs muitas mudanças sociais devido à necessidade do confinamento. Diante disso, as escolas precisaram adotar uma nova dinâmica educacional aderindo ao ensino remoto, acontecimento que dificultou ainda mais o acesso à educação por alunos surdos. As inquietações latentes acerca desse tema nos levaram à realização do presente estudo. Uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, realizada a distância através de entrevistas com os membros do corpo docente das escolas e da gestão educacional da cidade de Pirpirituba/PB. Com base em dados levantados no município, e em consultas aos estudos de alguns autores, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar de que maneira a pandemia da Covid-19 mudou o cenário das salas de aula e criou ainda mais barreiras para a educação e ensino de línguas para surdos no município. Os resultados obtidos através do estudo demonstram alunos sem contato social escolar, problemas existentes no desenvolvimento linguístico e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos, que são advindos antes mesmo da pandemia. O isolamento social dificulta ainda mais a vida escolar dessa comunidade, que tem a Libras como L1, que está em fase de aprendizado da Língua Portuguesa como L2 e que superou tantos obstáculos e barreiras históricas para ter direito à aquisição e exercício da linguagem.

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