Alfabetização e letramento de alunos surdos numa perspectiva inclusiva
Oliveira, Ana Kelle Lira de
Resumo
O processo de ensino do surdo requer uma atenção especial para que ele possa ser alfabetizado numa perspectiva do Letramento, de forma a participar de situações de comunicação social ativamente. A pesquisa aqui apresentada trata-se de uma revisão bibliográfica que teve como principal objetivo: Refletir de que forma o processo de alfabetização e letramento contribui na inclusão dos alunos surdos no contexto educacional. A fundamentação teórica buscou Soares (2003; 2004), Schelp (2008), Pintor (2017) entre outros teóricos para subsidiar nossas reflexões. Esse estudo teve como base de pesquisa o Scielo, Google Shoolar. Inicialmente, em nossas pesquisas encontramos 36 materiais entre artigos, dissertações, Leis e Decretos, que discutem essa temática, porém em uma leitura mais direcionada à nossa temática, selecionamos 12 trabalhos que abordam a questão da Alfabetização e Letramento numa perspectiva inclusiva, entre eles duas (02) dissertações de mestrado, uma (01) tese de doutorado e nove (09) artigos publicados em revistas etc. Os resultados desse estudo apontam para a importância do professor e suas praticas pedagógicas nesse processo de alfabetização e letramento, principalmente na inclusão dos alunos surdos no espaço educacional, pois é o professor que está diretamente em contato com esse aluno acompanhando seu desenvolvimento junto aos demais alunos ouvintes, promovendo uma educação inclusiva respeitando as diversidades, respeitando as diferenças e as diversas formas de comunicação e de linguagens.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.