O perfil do professor de língua portuguesa para surdos: possibilidades e discussões

Silva, Raquel Rodrigues de Andrade

Resumo

: Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo o perfil do professor de Língua Portuguesa para surdos, cujo objetivo é analisar qual é o perfil do professor que ministra Língua Portuguesa como segunda língua, a partir de uma pesquisa bibliográfica, cuja abordagem é qualitativa. Os estudos se pautaram a luz de um referencial teórico com embasamentos legais conforme a Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, o Decreto n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005 e outros documentos oficiais, bem como pelas discussões sobre os saberes docentes na formação dos professores de Tardif (2002), Spada (2004) e outros estudos. Como instrumento de análise utilizamos alguns artigos publicados no Portal de Periódicos da Capes entre os anos de 2018 á 2020. Para realizar a busca, utilizamos como descritores: fluência em Libras, vivência na comunidade surda, formação acadêmica especializada. Como resultado, foram encontrados 15 artigos no seu total, os quais foram submetidos aos critérios de inclusão e exclusão, a fim de compor a discussão. A conclusão desta pesquisa registra que o professor de Língua Portuguesa para surdos necessita de uma formação acadêmica especializada, com fluência em Libras e competências e habilidades linguísticas que podem ser adquiridas nos cursos de formação para, de fato, serem efetivadas na prática docente.

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