O uso de jogos pedagógicos no ensino-aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua para surdos/as

Silva, Josinaldo Monteiro da

Resumo

O ensino-aprendizagem significativo de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos/as implica na promoção de práticas educativas que estimulem os/as discentes a participarem ativamente desse processo de construção de saberes, desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as prováveis contribuições do uso de jogos pedagógicos no ensino de LP com crianças surdas a partir de 4 anos de idade da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, de maneira que possamos compreender a importância da aquisição dessa língua para a formação cidadã desses sujeitos e participação ativa na sociedade, além disso também apresentamos duas propostas de jogos educativos. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, de modo que possibilitasse analisarmos o objeto em estudo. Logo, fundamentamos nosso trabalho nas reflexões de teóricos/as que discutem sobre os jogos na educação, entre eles/as Rau (2013), Aguiar (1998), Albuquerque, Leal e Leite (2005), etc. Por meio deste estudo e considerando o período delimitado nessa pesquisa, verificamos que os jogos pedagógicos podem contribuir para a dinamicidade do ensino de LP, aquisição significativa dessa língua pelos/as surdos/as e formação cidadã de tais indivíduos, ainda que tenhamos encontrado poucos trabalhos que discutem sobre essa questão. Assim, esperamos que este estudo contribua para estimular novas pesquisas para aqueles/as que desejam o desenvolvimento de uma educação inclusiva, capaz de transformar a realidade em que vivemos.

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