O uso de textos multimodais para o letramento de alunos surdos
Soares, Jaberly Teixeira da Silva
Resumo
Compreender as especificidades linguísticas do surdo é imprescindível para ensinar-lhe a modalidade escrita da língua portuguesa. Por isso, esse trabalho objetiva compreender como os textos multimodais podem contribuir para desenvolver o letramento do surdo. Essa pesquisa perpassa o entendimento da definição de letramento, assim como o entendimento das especificidades linguísticas do surdo e de sua língua, a Libras e, sobretudo, a importância de textos multimodais para o ensino do surdo. Para isso, selecionamos o artigo de Pereira e Karnopp (2003) que elucida a questão do ensino de Língua ser centrada em vocábulos isolados e não no contexto, o artigo de Fernandes (2006) que ressalta a realidade de o ensino ser baseados em interações oralizadas, fato que a autora diz que o surdo fica em desvantagem e Ferraz (2011) com sua pesquisa da multimodalidade no ensino de português como segunda língua. Além disso, consideraremos os estudos de Kleiman (2007) por contribuírem com a compreensão do que é letramento. A articulação entre as leituras realizadas e o tema em questão nos levam a verificar que o surdo percebe o mundo de forma visual, portanto, para seu ensino, é necessário o uso de textos multimodais, por abranger não apenas o signo verbal, mas também, várias formas de linguagem, como a não verbal, que contribui para desenvolver a competência linguística do surdo.
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