A imagem como recurso didático no ensino do português como segunda língua para surdos: um estudo bibliográfico

Nascimento, Nayara Kalline Almeida do

Resumo

Uma relevante particularidade na educação de surdos é seu forte apelo visual. Em razão disso, gêneros textuais amplamente imagéticos, ao apresentarem linguagem verbal e não verbal simultaneamente, contribuem para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita do Português como segunda língua. Nesse sentido, buscou-se discutir neste trabalho como a imagem auxilia o sujeito surdo na aprendizagem da modalidade escrita da Língua Portuguesa. Logo, o presente estudo justifica-se pela importância dos aspectos visuais na educação do surdo, cujas evidências científicas indicam um maior benefício, quando associados às práticas de educação bilíngue. Ante o exposto, concluímos que o uso de imagens nas atividades de ensino e aprendizagem da modalidade escrita da Língua Portuguesa favorece o aluno surdo, uma vez que, potencializa as interações entre os integrantes da sala de aula, além de permitir um papel mais ativo, por parte do aluno surdo, em seu aprendizado, em razão de sua preferência imagética.

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