Recursos metodológicos para o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa para o aluno surdo como segunda língua

Silva, Maria Zilda Medeiros da

Resumo

O presente artigo visou identificar, através de revisão bibliográfica, quais recursos metodológicos foram utilizados para o ensino da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua (L2) para alunos surdos em contexto da educação bilíngue, que para o surdo que tem a Libras como L1 e o português como L2. Este artigo foi desenvolvido propondo uma análise qualitativa de publicações sobre o tema abordado, tendo como corpus publicações científicas pesquisadas em sites de repositórios acadêmicos (Portal da Capes, Scielo, Google acadêmico). Foram localizados quatro artigos com o descritor recursos metodológicos para o ensino da Língua Portuguesa como L2 para o aluno surdo. Os resultados foram encontrados com o apoio das pesquisas de alguns autores que desenvolveram estudos para conclusão de cursos, realizados com práticas, como também autores que trouxeram estudos referentes ao tema de forma bibliográfica. Diante da pesquisa realizada, observamos que as estratégias didáticas para o ensino da L2 para o aluno surdo são bastante escassas, visto que o professor precisa atualizar-se e buscar recursos metodológicos que proporcionem resultados positivos, como é o caso da tecnologia virtual. Dessa maneira, pretendemos apresentar estudos referentes aos recursos metodológicos para o ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita como L2 para alunos surdos. Trazemos como embasamento teórico Quadros (1997, 2004, 2017); Honora (2014); Garcez, (2008) entre outros, que nos auxiliaram para o desenvolvimento deste artigo.

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