Respeito aos Animais não Humanos como Prática Educativa no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal da Paraíba, Campus João Pessoa

Freitas, Andréa Luiza Soares

Resumo

Os animais não humanos, de modo geral, são invisibilizados na sociedade. Mais do que isso: têm sido submetidos aos interesses humanos como se suas vidas fossem determinadas para esse fim. E, de fato, é assim que são considerados – seres que existem para servir ao ser humano. Embora muito se tenha avançado na luta pelo respeito à vida dos animais é imperioso que ocorra a quebra do paradigma de que os animais não têm valor por si mesmos, mas em decorrência de sua “utilidade” para o ser humano. É preciso que se promova, por meio da educação formal especialmente, uma reflexão sobre a maneira como os animais vêm sendo tratados ao longo dos séculos, levando à sensibilização da sociedade, para que valores e condutas sejam repensados, e a relação ser humano-animais não humanos seja permeada por respeito, harmonia e solidariedade. Isto posto, a presente pesquisa propôs-se a implantar ações educativas no contexto da educação ambiental, em nível de Ensino Médio Integrado no campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba, visando à sensibilização da comunidade escolar sobre a defesa e os direitos dos animais não humanos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, numa abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, utilizando-se de levantamentos bibliográficos e documentais. Os sujeitos da pesquisa consistiram em seis discentes do quarto ano do curso Técnico Integrado em Controle Ambiental, sendo uma amostra não probabilística selecionada por acessibilidade. Além dos discentes, a amostra foi composta pela coordenadora do curso, pelo docente que ministra os dois componentes curriculares do quarto ano nos quais há uma relação com o tema, e por duas representantes da Comissão de Direito e Bem-Estar Animal do IFPB. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, e o tratamento, por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos subsidiaram a elaboração de um produto educacional sob o formato de livro digital, favorecendo a construção do conhecimento dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva, contribuindo para a formação humana integral do discente. O material foi aplicado no contexto real, na forma de aula expositiva e dialogada, na qual se pôde verificar a ampliação e a construção de conhecimentos, além da aparente sensibilização dos discentes acerca da temática, ratificando a relevância da sua abordagem como pauta da educação ambiental a fim de promover uma mudança de valores e condutas relativamente à condição dos animais não humanos na sociedade. Esse desfecho, ainda que referente a um pequeno universo, mostra que a ação educativa proposta e efetivada trouxe resultados satisfatórios para o problema gerador deste estudo, contribuindo para a sensibilização sobre a defesa e os direitos dos animais não humanos. Para resultados mais abrangentes e em longo prazo, é importante que os debates ocorram de forma permanente em sala de aula, como tema transversal, e, para isso, o produto educacional poderá ser utilizado como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem, embora não se restrinja apenas à sala de aula, mas a toda a comunidade escolar e ao público em geral

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