Potencial de substituição do cimento Portland por resíduo cerâmico em mistura de solo-cimento para aplicação em camada de pavimentação
Sousa, André Albino de
Resumo
Em 2018, de uma extensão total de 87.563km de malha rodoviária apenas 34,2% do total apresentavam condições satisfatórias aos usuários. Um dos principais motivos para este cenário está ligado ao custo elevado de manutenção, incluindo a necessidade de estabilização de solos, visto que a composição das camadas de pavimentação está diretamente ligada à sua resistência e durabilidade. Neste cenário a técnica de estabilização química com solo-cimento surge como uma alternativa de aproveitamento do solo, que inicialmente não apresentavam parâmetros correspondentes para respectiva utilização. Entretanto, a crescente demanda na substituição do Cimento Portland nos serviços de engenharia, devido os índices de dióxido de carbono lançados na atmosfera durante sua produção, tem embasado pesquisas que tratam da substituição do aglomerante por resíduos gerados pelos setores de produção, a saber, o resíduo de cerâmica vermelha, advindo da indústria de blocos cerâmicos. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a capacidade de carga de solos estabilizados com cimento e substituição parcial deste por resíduos de cerâmica vermelha. Foram então realizados ensaio de caracterização do solo, que forneceram parâmetros para a dosagem dos materiais, e posterior realização dos ensaios de compactação, expansão e penetração. A partir da constatação da necessidade de estabilização do solo classificado como argiloso, grupo A-7-6, e suscetível a grande variação de volume, foi avaliada a adição de 13% em massa de Cimento Portland a mistura e posterior substituição do aglomerante nas porcentagens de 20 e 30%. Os resultados demonstraram uma redução da massa específica mediante ao aumento de substituição por RCV (Resíduo Cerâmico Vermelho), e também para a expansão apresentada pelos compostos. O ensaio de CBR avaliou a porcentagem de 20% de substituição como a que apresenta maior capacidade de carga. Para fins de pavimentação ambas porcentagens de substituição analisadas estão dentro dos parâmetros que satisfazem suas respectivas utilizações em camadas de sub-base de pavimentos flexíveis
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